Contêiner, container, contentor, contenedor...
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Se até o tempo das caravelas os tonéis reinavam como padrão de embalagem das mercadorias
transportadas no mundo, a partir da Revolução Industrial e principalmente no século XX surgiu a necessidade de um novo padrão, mais
adequado às novas necessidades do transporte multimodal: o contêiner, inicialmente chamado de cofre-de-carga, e também conhecido em
outros idiomas como container, contentor, contenedor.
Esta série de matérias que aqui começa objetiva justamente preencher uma lacuna na
literatura em português relativa a esse tema tão relevante no âmbito do transporte internacional de cargas, acompanhando a história
da conteinerização, as questões que foram surgindo com a implantação do transporte multimodal, os debates então ocorridos e as
soluções encontradas, algumas hoje bastante curiosas:
Clique nos números ou nos títulos para ir às páginas
[01] O container
- história
[02] O
container - definição
[03] O
container - especificações técnicas
[04] O
container - capacidades
[05] O
container - arrendamento
[06] O
container - mercadorias conteinerizáveis
[07] O
container - terminologia da conteinerização
[08] Multimodal
surgiu na Velha Roma
[09] O polêmico
transporte rodoviário
[10] Conteiner
revoluciona os transportes
[11] Os motivos
da locação crescer no mundo
[12] O manual da
Mormack (1)
[13] O manual da
Mormack (2)
[14] O manual da
Mormack (3)
[15] O manual da
Lachmann
[16] O sistema
Seabee (Lykes Bros.)
[17] Café com
absorvente
[18] Santos fora
do intermodal... em 1979
[19]
Jumborização: como esticar um navio
[20] Terminais
particulares começam a surgir
[21] Equipamento
acima da especificação, para gás
[22] Reparos
não-conforme viram padrão
[23] USL: do
mega-sonho ao mega-pesadelo
[24] Vantagens e
desvantagens
[25]
Intermodalismo e o Brasil
[26]
Conteinerização no Brasil: panorama em 1992
[27]
Multimodalidade e comércio externo
[28] Contêiner é
solução nas Malvinas/Falklands
[29] Surgem os
conteineres-tanque frigoríficos
Um folheto da Sea Containers:
[30] ( 1 -
introdução)
[31] ( 2 -
unidades de 20 e 40 pés padrão)
[32] ( 3 -
as de porta lateral e pequenas)
[33] ( 4 -
unidades refrigeradas)
[34] ( 5 -
unidades refrigeradas SeaCold)
[35] ( 6 -
geradores diesel, grupo de força)
[36] ( 7 -
contêineres tanque, IMO 1)
[37] ( 8 -
IMO 2, carga não perigosa, gases)
[38] ( 9 -
contêineres tanque especiais)
[39] (10 -
plataformas)
[40] (11 -
plataformas especiais - 1)
[41] (12 -
plataformas especiais - 2)
[42] (13 -
plataformas especiais - Seadeck)
[43] (14 -
plataformas especiais - 4)
[44] (15 -
contêineres para granel)
[45] (16 -
contêineres open-top, Tip Kit)
[46] (17 -
contêineres open-top e de meia altura)
[47] (18 -
contêiners ventilados SeaVent)
[48] (19 -
contêineres de abertura lateral)
[49] (20 -
chassis porta-contêineres)
[50] (21 -
serviços e equipamentos)
[51] (22 -
embarcações porta-contêineres)
[52] Amazônia e
os serviços alimentadores (feeders)
[53] Seguros e
conteinerização
[54] Um trem
Conex... no Vietnã
(...) mais, em breve
Veja também:
Chegam os contêineres, 1970-90
O incrível caso dos containers que boiaram...
série:
O primeiro terminal de conteineres do Brasil
História do porto de Santos
![](../santos/lendas/h0160g.jpg)
Primeiro conteiner de 20 pés em testes no terminal de conteineres do
porto santista, às vésperas de sua inauguração em 30/8/1981, enquanto o navio Lloyd Virginia atracava
Foto: O Estado de São Paulo/Marinha Mercante, 1/9/1981, arquivo
Novo Milênio
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