Contêiner, container, contentor, contenedor...
Se até o tempo das caravelas os tonéis reinavam como padrão de embalagem das mercadorias
transportadas no mundo, a partir da Revolução Industrial e principalmente no século XX surgiu a necessidade de um novo padrão, mais
adequado às novas necessidades do transporte multimodal: o contêiner, inicialmente chamado de cofre-de-carga, e também conhecido em
outros idiomas como container, contentor, contenedor.
Esta série de matérias que aqui começa objetiva justamente preencher uma lacuna na
literatura em português relativa a esse tema tão relevante no âmbito do transporte internacional de cargas, acompanhando a história
da conteinerização, as questões que foram surgindo com a implantação do transporte multimodal, os debates então ocorridos e as
soluções encontradas, algumas hoje bastante curiosas:
Clique nos números ou nos títulos para ir às páginas
[01] O container
- história
[02] O
container - definição
[03] O
container - especificações técnicas
[04] O
container - capacidades
[05] O
container - arrendamento
[06] O
container - mercadorias conteinerizáveis
[07] O
container - terminologia da conteinerização
[08] Multimodal
surgiu na Velha Roma
[09] O polêmico
transporte rodoviário
[10] Conteiner
revoluciona os transportes
[11] Os motivos
da locação crescer no mundo
[12] O manual da
Mormack (1)
[13] O manual da
Mormack (2)
[14] O manual da
Mormack (3)
[15] O manual da
Lachmann
[16] O sistema
Seabee (Lykes Bros.)
[17] Café com
absorvente
[18] Santos fora
do intermodal... em 1979
[19]
Jumborização: como esticar um navio
[20] Terminais
particulares começam a surgir
[21] Equipamento
acima da especificação, para gás
[22] Reparos
não-conforme viram padrão
[23] USL: do
mega-sonho ao mega-pesadelo
[24] Vantagens e
desvantagens
[25]
Intermodalismo e o Brasil
[26]
Conteinerização no Brasil: panorama em 1992
[27]
Multimodalidade e comércio externo
[28] Contêiner é
solução nas Malvinas/Falklands
[29] Surgem os
conteineres-tanque frigoríficos
Um folheto da Sea Containers:
[30] ( 1 -
introdução)
[31] ( 2 -
unidades de 20 e 40 pés padrão)
[32] ( 3 -
as de porta lateral e pequenas)
[33] ( 4 -
unidades refrigeradas)
[34] ( 5 -
unidades refrigeradas SeaCold)
[35] ( 6 -
geradores diesel, grupo de força)
[36] ( 7 -
contêineres tanque, IMO 1)
[37] ( 8 -
IMO 2, carga não perigosa, gases)
[38] ( 9 -
contêineres tanque especiais)
[39] (10 -
plataformas)
[40] (11 -
plataformas especiais - 1)
[41] (12 -
plataformas especiais - 2)
[42] (13 -
plataformas especiais - Seadeck)
[43] (14 -
plataformas especiais - 4)
[44] (15 -
contêineres para granel)
[45] (16 -
contêineres open-top, Tip Kit)
[46] (17 -
contêineres open-top e de meia altura)
[47] (18 -
contêiners ventilados SeaVent)
[48] (19 -
contêineres de abertura lateral)
[49] (20 -
chassis porta-contêineres)
[50] (21 -
serviços e equipamentos)
[51] (22 -
embarcações porta-contêineres)
[52] Amazônia e
os serviços alimentadores (feeders)
[53] Seguros e
conteinerização
[54] Um trem
Conex... no Vietnã
(...) mais, em breve
Veja também:
Chegam os contêineres, 1970-90
O incrível caso dos containers que boiaram...
série:
O primeiro terminal de conteineres do Brasil
História do porto de Santos
Primeiro conteiner de 20 pés em testes no terminal de conteineres do
porto santista, às vésperas de sua inauguração em 30/8/1981, enquanto o navio Lloyd Virginia atracava
Foto: O Estado de São Paulo/Marinha Mercante, 1/9/1981, arquivo
Novo Milênio
|
|