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CONTÊINER...
Um folheto da Sea Containers (5)

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Em 1988, a Sea Containers divulgou suas atividades num abrangente folheto em português, com 40 páginas recheadas de fotos coloridas, que vale como um catálogo do estado-da-arte da conteinerização no mundo naquele momento.

A parte principal desse catálogo (excetuados os navios específicos da empresa, o fabrico de guindastes de pórtico e as instalações da empresa) é reproduzida aqui, com o texto original (valendo lembrar que, logo depois, a Itel se tornaria a maior locadora de conteineres do mundo, ao incorporar empresas menores, e que parte dos equipamentos da Sea Containers, por fugir aos padrões adotados no Brasil, não freqüentou regularmente os portos brasileiros, como os conteineres de 30 pés de comprimento):

Vista em corte de um conteiner refrigerado.
Componentes citados, no sentido anti-horário: grelha de circulação de ar a grande altura e toda a largura; marcações da linha de carga; revestimento interno de aço inoxidável com esteios nas paredes laterais; ventoinhas dos evaporadores/condensadores com motores; painel de inspeção dos evaporadores/condensadores na frente da unidade; orifícios de abastecimento e escape do ar; orifício de retirada de amostras de gás; tampa da seção de condensar; compartimento da instalação elétrica; cabos de abastecimento de eletricidade a alta e baixa tensão; compressor; compartimento de controle; condensador refrigerado por água e conexões; câmara (plenum) de admissão de ar; piso de seção em "T" reforçado; movimento do evaporador de ar sobre a espiral de refrigeração para formar um fluxo de ar simétrico para o piso de seção em "T" e através da carga; duto de admissão de ar; pontos de colocação do grupo gerador diesel.

Containers refrigerados SeaCold - Os containers SeaCold concebidos e construídos pela Sea Containers são provavelmente os containers refrigerados mais atualizados do mercado. Com uma profundidade de maquinaria de apenas 14", as capacidades cúbicas das unidades de 20 e 40 pés são 995 e 2.075 pés cúbicos respectivamente.

Os pesos de tara atingem apenas 3.100 kg (6.834 lbs.) para a unidade de 20 pés e 4.432 kg (9.770 lbs) para a unidade de 40 pés, para modelos revestidos de alumínio. Os containers são construídos para um peso bruto de 25 toneladas para as unidades de 20 pés e 31,5 toneladas para as unidades de 40 pés, com capacidades de carga aproximadamente de 22 e 27 toneladas respectivamente.

O desenho da grelha do ar de retorno, que se estende a toda a largura interna ao nível do teto, alcança uma linha de carga superior à média. O SeaCold poderá operar com uma capacidade de aquecimento ou resfriamento total em temperaturas ambientes de entre -10º e 38º centígrados, numa gama de voltagens entre 171 e 506/50-60 Hz com corrente elétrica trifásica. O controle da capacidade de modulação proporciona um consumo mínimo de energia e a espiral do condensador tem alhetas de cobre para assegurar grande duração e custo baixo de manutenção.

Descarregando bananas de um container SeaCold de 40 pés 
num armazém de distribuição de um supermercado nos EUA. 
As bananas tinham sido carregadas no conteiner numa plantação na América Central

Obtém-se mais de duas renovações completas de ar limpo por hora e a unidade tem um orifício para retirada de amostras de gás. Todas as unidades incluem sistema de monitorização remota e de registro de temperaturas durante 31 dias. Todos os containers SeaCold são desenhados para resfriamento por ar ou por água usando ou água doce ou água salgada.

Deu-se atenção especial à inclusão de acesso fácil para fins de manutenção. A seção do evaporador pode ser reparada sem necessidade de descarga da carga e na caixa de controle todos os componentes estão acessíveis à face do compartimento para manutenção e reparação rápidas.

Tampas sobre os compartimentos da instalação elétrica e de controle do container refrigerado SeaCold estão todos acessíveis na face dos compartimentos a nível de trabalho

O SeaCold foi desenhado de forma que os compradores possam especificar certas modificações opcionais da unidade básica, ao mesmo tempo que esta retém os elementos comuns de peças sobressalentes e de requisitos de manutenção. Por exemplo, podem ser fornecidas unidades sem arrefecimento por água, com uma só voltagem, com compressores menores e com sistemas de controle da capacidade menos complexos. Além da redução do custo, estas modificações podem resultar num peso de tara inferior e/ou consumo de energia.

Manteiga belga para embarque para o Oriente Médio

As paredes interiores do SeaCold são de aço inoxidável, o que, juntamente com o chão robustecido por seções em T, reduz ao mínimo os danos internos causados por todos os tipos de carga, inclusive cargas não refrigeradas. Os containers refrigerados SeaCold estão disponíveis numa construção externa revestida de aço ou de alumínio e são todos construídos para poderem receber geradores diesel do tipo de acoplar que também são fornecidos pela Sea Containers.

Colocação de máquinas SeaCold nos containers do próprio cliente, numa fábrica da Europa

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