Clique aqui para voltar à página inicialhttp://www.novomilenio.inf.br/porto/contei40.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 10/27/03 16:18:55
Clique na imagem para voltar à página inicial da série Contêiner...

CONTÊINER...
Um folheto da Sea Containers (11)

Leva para a página anterior da série

Em 1988, a Sea Containers divulgou suas atividades num abrangente folheto em português, com 40 páginas recheadas de fotos coloridas, que vale como um catálogo do estado-da-arte da conteinerização no mundo naquele momento.

A parte principal desse catálogo (excetuados os navios específicos da empresa, o fabrico de guindastes de pórtico e as instalações da empresa) é reproduzida aqui, com o texto original (valendo lembrar que, logo depois, a Itel se tornaria a maior locadora de conteineres do mundo, ao incorporar empresas menores, e que parte dos equipamentos da Sea Containers, por fugir aos padrões adotados no Brasil, não freqüentou regularmente os portos brasileiros, como os conteineres de 30 pés de comprimento):


Os pontos fortes de amarração nas plataformas com cabeceiras dobráveis significam que 
não são necessários apoios especiais ou esteios para estes tambores de cabos telefônicos

Plataformas com cabeceiras dobráveis de 20 pés - Estão disponíveis tipos operados manualmente. A unidade operada manualmente tem uma armação da extremidade sem painéis e com suportes de forma a poder ser usada com cargas de comprimento excepcional. Dois homens podem dobrar este container em apenas alguns minutos e cinco unidades dobradas constituem uma pilha de 9 pés e 6 polegadas de altura.


Esta plataforma com cabeceira dobrável de 20 pés é ideal 
para transporte de carga de altura ou comprimento extra

O tipo operado por mola com extremidade de painel também pode ser armado ou  dobrado em poucos minutos por dois homens. O mecanismo de trinco operado com simplicidade e o sistema de contrapesos é desenhado tendo em mente a máxima segurança. Cinco unidades dobradas encaixadas umas nas outras constituem uma pilha de 8 pés e 6 polegadas de altura. O acesso do lado livre é de 18 pés 7 3/16 polegadas e o comprimento interno é de 19 pés 6 3/10 polegadas. Cargas concentradas até o máximo de 20 toneladas podem ser transportadas a 2 metros do centro da maioria das unidades.


Uma consignação de compressores móveis para a África do Norte 
em plataformas com cabeceiras dobráveis com molas

Um máximo de oito unidades interligadas tanto do tipo operado por mola, como do tipo operado manualmente, podem ser levantadas conjuntamente com absoluta segurança. Uma tal pilha pesa 20,5 toneladas no caso das unidades operadas por mola e 22,8 toneladas no caso de unidades operadas manualmente. Uma mistura dos dois tipos pode ser empilhada conjuntamente, visto que os sistemas de interligação são compatíveis.


Estes melões cipriotas, que exigem ventilação total, são mantidos seguros na plataforma
com cabeceira dobrável usando postes de madeira nos encaixes das escoras
e uma cobertura de rede de arame

Ambos os tipos têm mecanismos de cone e trincos rápidos incluídos na construção para interligação, uma largura total de 8 pés e peças não removíveis. As cargas úteis variam a partir de 20 toneladas para cima com muitas unidades tendo uma carga útil calculada de 27 toneladas.

A frota inclui igualmente tipos operados manualmente, com travessas e lona totalmente removíveis que podem ser completamente aprovados para transporte TIR.


Prateleiras de tipo industrial sendo embarcadas no armazém de distribuição numa plataforma com cabeceiras, com molas, de 20 pés. É essencial a possibilidade de carregamento pela parte lateral da unidade em muitas situações semelhantes

Leva para a página seguinte da série