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CONTÊINER...
Um folheto da Sea Containers (3)

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Em 1988, a Sea Containers divulgou suas atividades num abrangente folheto em português, com 40 páginas recheadas de fotos coloridas, que vale como um catálogo do estado-da-arte da conteinerização no mundo naquele momento. 

A parte principal desse catálogo (excetuados os navios específicos da empresa, o fabrico de guindastes de pórtico e as instalações da empresa) é reproduzida aqui, com o texto original (valendo lembrar que, logo depois, a Itel se tornaria a maior locadora de conteineres do mundo, ao incorporar empresas menores, e que parte dos equipamentos da Sea Containers, por fugir aos padrões adotados no Brasil, não freqüentou regularmente os portos brasileiros, como os conteineres de 30 pés de comprimento):

Caixotes de cerveja sendo carregados num container de 40 pés 
de porta lateral a todo o comprimento

Containers de porta lateral - Quando o carregamento lateral é essencial, por exemplo para vagões de estrada de ferro e em pontos de entrega com acesso restrito, a caixa para cargas secas é freqüentemente substituída por um container com portas laterais. A Sea Containers fornece estes em comprimentos de 20 pés, 30 pés e 40 pés com acesso de um ou ambos os lados e com acesso lateral parcial ou total.

Tomou-se cuidado especial na concepção destes tipos de containers para se alcançar a máxima capacidade cúbica e o mínimo peso de tara. Todos os containers de porta lateral têm portas normais na extremidade e pontos para amarração.

Containers de portas laterais de 20 pés e 40 pés de comprimento
num pátio de manobras de uma estrada de ferro na Malásia

Containers pequenos - O container padrão pequeno da Sea Containers, não obedecendo a ISO, para fornecimento a plataformas de perfuração e produção offshore, tem 6'1" de largura, 5'2½" de comprimento, 8'2" de altura com uma capacidade cúbica interna de 6 m³ (161.6 pés cúbicos). O container é levantado por cabos pelos olhais de levantamento colocados nos cantos e é construído em chapa de aço com 3 mm de espessura para poder suportar as condições de movimentação difíceis que por vezes se encontram nesta indústria. Tem encaixes nos quatro lados para levantamento por empilhadeiras e um peso bruto máximo de 5 toneladas.

Carregando unidades de limpeza industriais num container de 6'1" x 5'2½" x 8'1" 
para abastecimento offshore de uma plataforma no Mar do Norte

Outros tipos incluídos na frota da Sea Containers são o container de 8' de largura, 6'7" de comprimento e o container de 7' 3/16" de altura, que não é uma unidade ISO, com encaixes para a empilhadeira e peças fundidas nos cantos de acordo com as recomendações ISO.

Equipadas com uma armação construídas especialmente, três destas unidades formam um módulo de 20 pés ISO que pode ser levantado usando um spreader para containers e transportado em navios porta-containers. São muito usados para serviços costeiros e entre ilhas e para o transporte de pequenas quantidades de artigos domésticos e cargas gerais, assim como para a indústria de exploração de petróleo offshore. São também usados regularmente para armazenagem no local, por serem unidades que podem ser fechadas a chave.

Os containers pequenos de qualquer tamanho e tipo, incluindo containers tanques e refrigerados, podem ser fornecidos ou podem ser projetados e construídos pela Sea Containers de acordo com as próprias especificações do cliente.

Um container de 9,6 metros cúbicos a uso para mudanças de artigos domésticos
entre as Ilhas de Westmann e Reykjavik, na Islândia

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