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CONTÊINER...
Um folheto da Sea Containers (1)

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Em 1988, a Sea Containers divulgou suas atividades num abrangente folheto em português, com 40 páginas recheadas de fotos coloridas, que vale como um catálogo do estado-da-arte da conteinerização no mundo naquele momento.

A parte principal desse catálogo (excetuados os navios específicos da empresa, o fabrico de guindastes de pórtico e as instalações da empresa) é reproduzida aqui, com o texto original (valendo lembrar que, logo depois, a Itel se tornaria a maior locadora de conteineres do mundo, ao incorporar empresas menores, e que parte dos equipamentos da Sea Containers, por fugir aos padrões adotados no Brasil, não freqüentou regularmente os portos brasileiros, como os conteineres de 30 pés de comprimento):


[1] SeaDeck de 40 pés carregado com duas escavadoras; [2] o terminal da Sealink em Parkestone Quay; [3] testes finais de uma unidade SeaCold na fábrica da SMC em Singapura; [4] um guindaste Samba em Tilbury, o terminal de containers do Reino Unido, prestando serviços a um navio ACT; [5] o Contender Argent de 1.307 TEU fretado a Scan Dutch para serviço entre o Oriente Extremo e o Mediterrâneo; [6] E.J.B. Pawsey, diretor-gerente de Hart, Fenton, trabalhando com o Computador de Modelos de Cascos de Navios
Capa frontal do folheto da Sea Containers

Sea Containers

Sea Containers Ltd. e suas companhias associadas são os maiores locadores do mundo em equipamento de containers marítimos, possuindo mais de 300.000 TEU de containers, chassis, navios porta-containers, guindastes de pórtico sobre trilhos e pneus, empilhadeiras e outros equipamentos relacionados com containers.

Fábricas no Reino Unido e em Singapura, pertencentes à Sea Containers, fabricam equipamento especializado e containers refrigerados para aluguel e para venda direta a companhias de navegação.

Os trabalhos mais importantes de reparação e recondicionamento da frota de containers são realizados através de depósitos pertencentes à Sea Containers nos Estados Unidos da América, Brasil, Singapura, Itália e no Reino Unido, que também prestam serviços para outros clientes.

Sea Containers é o maior proprietário e locador de containers especializados, incluindo mais de 12.000 TEU de containers refrigerados, quase 4.000 containers tanque, mais de 75.000 TEU de containers especiais para cargas secas e 7.000 TEU de chassis em esqueleto. Esta frota é servida e mantida sob o controle dos próprios engenheiros da companhia, incluindo especialistas em todos os ramos espalhados por todo o mundo. De importância especial, é o fato dos engenheiros especializados em containers refrigerados estarem baseados em Nova Iorque, Santos e Singapura e na Austrália, onde a Divisão de Serviços de containers refrigerados está à disposição em todo o país para preparação do equipamento do próprio cliente antes de viagens, serviço e reparação.

A Divisão de Engenharia da Companhia presta serviços de projetos e pesquisas, sendo pioneira da nova tecnologia de containers especialmente no ramo de containers refrigerados e containers tanque, especializando-se em containers para carga seca, chassis e guindastes para containers.

Sob o controle da Divisão de Engenharia, todos os containers são construídos com supervisão por organização classificadora de acordo com as recomendações ISO apropriadas, são aprovadas pela CSC e é concedida aprovação subseqüente nos termos do Programa de Exame Contínuo (ACEP). Todos satisfazem os regulamentos australianos quanto à quarentena sanitária. A maior parte das unidades são aprovadas como unidades TIR e UIC.

O equipamento da Sea Containers está à disposição para aluguel sob um "Master Agreement", a curto ou a longo prazo a partir de mais de 200 depósitos. Para aluguéis sob o Master Agreement, um Plano de Proteção Contra Avarias a preço fixo, proporcionando cobertura contra avarias até à perda total da construção, reduz as despesas do locatário ao mínimo. A necessidade de inspeção exterior desaparece (todas as inspeções das avarias são realizadas pelo próprio pessoal da Sea Containers ou pessoal contratado por esta) e a aplicação rigorosa da Condição de Aceitabilidade do Container pela Companhia - uma especificação que proporciona um containers completamente apropriado para a carga e seguro sem despesa nas reparações desnecessárias ou em itens de embelezamento - mantém as despesas de reparação sob controle rigoroso.

Um Strider IR operando um serviço refrigerado de transporte de bananas entre a América Central e o Golfo dos EUA. Este navio porta-containers de 328 TEU pode transportar uma carga total de containers refrigerados. Os containers refrigerados, todos fornecidos por Sea Containers, são descarregados para terra por um guindaste para containers Shifter.

A Divisão de Navios da Companhia negocia cartas de afretamento mundiais da frota da Sea Containers de navios porta-containers especializados. Os próprios arquitetos navais desta Divisão, Hart, Fenton & Co. Ltd., fornecem o projeto dos navios e os serviços de supervisão para a Sea Containers e para outros armadores. Sua experiência na concepção de navios porta-containers ro-ro não tem rival e a mesma firma se encarrega da assessoria e avaliação de reclamações contra companhias de seguro para companhias de navegação e outros em todo o mundo.

Sea Management Services Ltd., a companhia de gerenciamento de navios pertencente à Sea Containers, administra navios para muitos armadores e tem experiência direta em navios navegando sob mais de 20 bandeiras diferentes. O Masterplan exclusivo assegura a máxima eficiência com custos rigorosamente controlados.

Através de sua subsidiária total British Ferries Ltd., a Sea Containers é proprietária da maior companhia operadora de navios de transporte de passageiros e veículos do Reino Unido, a Sealink UK Ltd., fazendo serviços de passageiros e carga entre o Reino Unido e o Continente Europeu e através do Mar da Irlanda.

O equipamento e serviços da Sea Containers estão descritos em detalhe nas páginas seguintes. Informações sobre todos os serviços e sobre programas de aluguel e vendas podem ser obtidas através dos escritórios de administração da companhia em Londres, Hong-Kong, Nova Iorque e Sydney, (...) ou de agentes e escritórios em mais de 60 países.

[1] Um Deckship transportando madeira da Malásia para a Europa; [2] parte da seqüência de levantamento de um guindaste Samba; [3] um vagão ferroviário de 40 pés e pilha dupla nos EUA transportando 5 plataformas dobráveis com cabeceiras, um tanque de 20 pés e uma caixa de 9 pés e 6 pol. de altura por 40 pés de comprimento; [4] um ferry para as Ilhas do Canal da Mancha da Sealink no porto de Weymouth, Inglaterra; [5] um depósito da Sea Containers, em Santos, Brasil; [6] um gerente técnico da Sea Management Services analisando o planejamento da rota com um capitão
Capa final (parte relevante) do folheto da Sea Containers

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