Clique aqui para voltar à página inicialhttp://www.novomilenio.inf.br/porto/contei44.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 10/27/03 16:19:22
Clique na imagem para voltar à página inicial da série Contêiner...

CONTÊINER...
Um folheto da Sea Containers (15)

Leva para a página anterior da série

Em 1988, a Sea Containers divulgou suas atividades num abrangente folheto em português, com 40 páginas recheadas de fotos coloridas, que vale como um catálogo do estado-da-arte da conteinerização no mundo naquele momento.

A parte principal desse catálogo (excetuados os navios específicos da empresa, o fabrico de guindastes de pórtico e as instalações da empresa) é reproduzida aqui, com o texto original (valendo lembrar que, logo depois, a Itel se tornaria a maior locadora de conteineres do mundo, ao incorporar empresas menores, e que parte dos equipamentos da Sea Containers, por fugir aos padrões adotados no Brasil, não freqüentou regularmente os portos brasileiros, como os conteineres de 30 pés de comprimento):


Um container para granel de 20 pés em Erfurth, RDA (N.E.: a antiga República Democrática Alemã, depois reunificada com a República Federal da Alemanha)
carregando malte para o Japão

Containers para granel de 20 pés - Containers para granel são desenhados para o transporte de granéis secos de fluxo livre tais como malte, cereais, cimento, fertilizantes, farinha, leite em pó, açúcar, sal e pós plásticos ou químicos e produtos granulados que seriam normalmente transportados em sacos.

Descarga por sucção de um container para granel de 20 pés 
com escotilha do tipo "caixa do correio" e funil construído especialmente

Estão disponíveis com ou sem revestimento interno em compensado de madeira e todas as unidades têm grampo para fixação de um revestimento interior de plástico, se for necessário.

Um container para granel novo de 20 pés aguardando entrega para transporte de malte da Europa para o Oriente Extremo. Este locatário preferiu dispensar o revestimento interior de madeira compensada, normalmente associado com este tipo de container

Todas as unidades têm escadas de acesso ao teto, três escotilhas de carregamento no teto e/ou uma escotilha de descarga do tipo "caixa de correio" na parede dianteira com uma largura até 5'6" (1.677 mm) ou duas escotilhas de descarga, uma em cada porta.

As três escotilhas do teto asseguram que se pode usar a capacidade total da unidade. A descarga pode ser por gravidade ou auxiliada por sucção. Uma forma ideal de descarga dos containers para produtos a granel é com um Tip Kit.

Carregando rações para animais num container para granel de 20 pés
com destino ao Oriente Médio

Os containers para produtos a granel são fabricados com o peso de tara mínimo possível e a máxima capacidade cúbica, de forma que possam ser economicamente utilizados como containers padrão para cargas secas quando não são necessários para transporte a granel.

Constituem silos de armazenagem ideais em instalações fabris, a partir dos quais as matérias-primas podem ser levadas diretamente para a linha de produção. Todas as unidades de transporte de materiais a granel da Sea Containers são aprovadas para transporte TIR e UIC.

Um container para granel de 20 pés com escotilhas 
para uso como caixa de transporte de carga seca

Leva para a página seguinte da série