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CONTÊINER...
Um trem Conex... no Vietnã

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Conhecidos como Conex, os primeiros contêineres padronizados da era moderna foram utilizados pelas forças armadas estadunidenses em suas operações de transporte. Um militar aposentado, Henry J. Statkowski, conta em sua página Web em inglês como era uma operação usando esses conteineres em 1968-1969, durante a Guerra do Vietnã, quando ele, por ter um mínimo de conhecimento de francês e saber diferenciar uma locomotiva de um vagão, segundo seu próprio depoimento, foi escolhido como oficial de ligação com os operadores ferroviários locais, nos serviços de apoio logístico à Base Aérea Tuy Hoa e ao comando da sub-area Tuy Hoa (Tuy Hoa Sub Area Command - THSAC) em Phu Hiep.

 

Trem no Vietnã transportando recipientes Conex na década de 1960
Foto: página na Web

"Situada no litoral, Tuy Hoa ficava a meio caminho entre Nha Trang para o Sul e Qui Nhon para o Norte. Aferrovia funcionava ou não dependendo da atividade hostil, e nenhum lado (amigos ou inimigos) queria ficar totalmente fora de combate)". As instalações militares empregavam grande número de trabalhadores locais e das cercanias, que eram transportados pelo trem e desciam na "estação" Dong Tac (apenas uma parada defronte aos portões da base militar de Tuy Hoa). Ao Norte da cidade de Tuy Hoa ficava uma pedreira utilizada pelos militares.

Trem chegando à estação Dong Tac, com guardas armados para prevenir ataques
Foto: página na Web

Henry relata que além da operação com trens de passageiros - com escolta militar para prevenir ataques de guerrilheiros vietnamitas -, a linha ferroviária trafegava diariamente cargas até o Comando da Sub-Área Qui Nhon, mais ao Norte. De Qui Nhon chegavam peças de reposição, leite, pão e até sorvete, retornando a essa área com rochas da pedreira. O pão fresco era embarcado em prateleiras de forno instaladas em contêineres Conex, estes transportados em vagões-plataformas. Para prevenir a remoção não autorizada de seu conteúdo, os Conex eram colocados porta com porta e a descarga era feita na linha principal, nos limites de Phu Hiep, e o maior trabalho era prevenir ataques ao trem no momento dessa parada para descarga.

Trem Conex com rochas sendo descarregado
Foto: página na Web

No retorno a Qui Nhon, o trem podia levar inclusive aviões semi-desmontados F-100 da Força Aérea dos EUA (USAF): a fuselagem seguia em um vagão plataforma e as asas em outra. Mas, para o militar, o embarque mais importante de Tuy Hoa para Qui Nhon era "The Great Conex Train" (o grande trem Conex).

Como ele explica: os contêineres Conex eram construídos no THSAC e sua prioridade de movimentação era muito baixa, então eles tendiam a se acumular. Para evitar isso, o trabalho de Henry era informar ao representante local da ferrovia que tinha necessidade de todos os vagões-plataforma disponíveis. Estes eram então carregados com contêineres Conex limpos, quatro por vagão, quarenta vagões por viagem:

Trem Conex no Vietnã, deixando a pedreira com sua carga
Foto: página na Web

"Os vietnamitas nunca tinham visto um trem tão comprido! Mas, eles aceitavam o que pretendíamos, e puxavam a fila inteira de vagões de Phu Hiep para Tuy Hoa a cada noite. Na manhã seguinte, com carros de guarda armados na frente, no meio e no fim do trem, eles partiam para Qui Nhon. Os vietnamitas não podiam acreditar no que tínhamos feito ('Americanos Loucos!'), mas o trem seguia para Qui Nhon assim, e nem um só conteiner Conex foi desviado."

O trem Conex na pedreira vietnamita
Foto: página na Web

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