Terminal de Conteineres de Rio Grande/RS - Contecon, em agosto de 1991
Foto: Carlos Pimentel Mendes
O Container
CAPACIDADES - Como vimos, a padronização dos containers proposta pela ISO exige e indica suas capacidades gravimétricas em toneladas métricas, suas dimensões em pés lineares e,
conseqüentemente, seus volumes em pés cúbicos. O Brasil, por adotar o sistema métrico, obviamente foi obrigado a converter essas dimensões para o nosso sistema; assim, em 1971, a ABNT emitiu as seguintes normas para a padronização dos containers
em nosso território:
P-TB/75/71 - Terminologia relativa aos containers.
P-NB/193/71 - Classificação e Designação - Dimensões - Tolerância e Pesos Brutos.
P-NB/309/71 - Especificações de dispositivos de cantos dos containers.
P-MB/505/71 - Ensaios de containers.
Considerando o pé linear como 0,3048 m, temos as seguintes conversões para os comprimentos dos módulos:
Módulos
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Comprimentos
|
pés
|
metros
|
½
|
10
|
3,048
|
1
|
20
|
6,096
|
1 ½
|
30
|
9,144
|
2
|
40
|
12,192
|
Como a largura e a altura são sempre iguais a 8 pés (N.E.: não considerados os conteineres extra-altos, de 8 ½ pés, na época do texto em fase de padronização
mundial), temos em nosso sistema 2,438 metros.
Essas medidas, por indicarem as dimensões externas, interessam aos transportadores. Quanto aos usuários, importadores e exportadores, o que realmente vai ter significado prático são as
dimensões internas.
Relembramos que os containers, embora tenham suas dimensões externas padronizadas, não têm o mesmo volume interno útil, uma vez que este varia de acordo com o tipo de material empregado
na sua fabricação.
Para se ter uma idéia dessa diversificação, relacionamos abaixo as dimensões dos containers mais usados no Brasil:
Container de 20 pés de aço construído pela Central da Inglaterra:
Comprimento |
5878 mm
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Largura |
2315 mm
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Altura |
2161 mm
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Volume interno |
29,40 m³
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Peso payload |
18,012 kg
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Tara |
2,299 kg
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Container de 20 pés de alumínio fabricado pela Fruehauf americana:
Comprimento |
5829 mm
|
Largura |
2349 mm
|
Altura |
22351 mm
|
Volume interno |
31 m³
|
Peso payload |
18,401 kg
|
Tara |
1,919 kg
|
Além desses, temos ainda, em uso no Brasil, os containers high top, ou seja, com altura externa de 8' 6" (8 pés e 6 polegadas). Como exemplo, citamos os containers de 20 pés
construídos pela firma Fuji Heavy Industries do Japão:
Comprimento |
5905 mm
|
Largura |
2346 mm
|
Altura |
2384 mm
|
Volume interno |
33 m³
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Peso payload |
18,020 kg
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Tara |
2,300 kg
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Como se pode notar, as variações das dimensões internas chegam em certos casos a ser fundamentais, na escolha do container apropriado para o transporte de determinadas mercadorias.
O único fator que pode encarecer o transporte de uma mercadoria em container é o aluguel do mesmo e, em função disso, o usuário deve procurar colocar a maior quantidade possível de
mercadorias no container, para que o aluguel seja rateado em menor proporção no custo unitário da mercadoria, ou de seu frete.
Normalmente, as mercadorias conteinerizáveis são transacionadas em quantidades passíveis de uma utilização completa do container, quer no que concerne ao volume ou peso; por isso, o
aproveitamento racional das capacidades dos containers é de extrema importância.
Considerando as variações das dimensões internas, a prática recomenda que sejam adotadas as seguintes medidas para o cálculo do volume interno do container de 20 pés: 5,85 x 2,20 x 2,15
- 27,67 metros cúbicos, e a capacidade gravimétrica útil de 18 toneladas.
Navio full-container holandês Nedlloyd Nerlandia, atracando num porto por volta de 1990
Foto: divulgação da armadora - arquivo Novo Milênio
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