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CONTÊINER...
Um folheto da Sea Containers (10)

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Em 1988, a Sea Containers divulgou suas atividades num abrangente folheto em português, com 40 páginas recheadas de fotos coloridas, que vale como um catálogo do estado-da-arte da conteinerização no mundo naquele momento.

A parte principal desse catálogo (excetuados os navios específicos da empresa, o fabrico de guindastes de pórtico e as instalações da empresa) é reproduzida aqui, com o texto original (valendo lembrar que, logo depois, a Itel se tornaria a maior locadora de conteineres do mundo, ao incorporar empresas menores, e que parte dos equipamentos da Sea Containers, por fugir aos padrões adotados no Brasil, não freqüentou regularmente os portos brasileiros, como os conteineres de 30 pés de comprimento):


1.468 TEU de plataformas mistas com e sem cabeceiras na viagem de entrega 
da Yorkshire Marine Containers Ltd., (Inglaterra) para os Estados Unidos

Plataformas com ou sem cabeceiras

A gama de plataformas com ou sem cabeceiras da Sea Containers, desenvolvida durante muitos anos de experiência, compreende oito tipos básicos diferentes e muitas pequenas variações.

Durante quinze anos a Sea Containers tem estudado cargas que são difíceis de transportar em containers e tem fornecido pareceres sobre os métodos de movimentação e embalagem de cargas. Isto levou à concepção e construção de plataformas ISO para transporte de muitas cargas que anteriormente eram consideradas como impossíveis de transportar em container.

Como exemplo típico das cargas que presentemente são transportadas em plataformas com ou sem cabeceiras se encontram cargas de grandes dimensões e aquelas que são difíceis ou pesadas demais para poderem ser carregadas convenientemente em containers fechados, tais como maquinaria, veículos, tanques pequenos, carretéis de cabos, tambores de aço, bobinas de aço, tubos e produtos florestais. Plataformas de 20 pés são especificamente apropriadas para cargas que necessitem de ventilação, como por exemplo hortaliças e cítricos, e as unidades de 40 pés são ideais para vigas de aço, canos de irrigação e equipamento para plataformas de exploração de petróleo.

Todos os tipos básicos e algumas das variantes são descritas - desde a plataforma simples e a plataforma com cabeceira simples numa só extremidade até o SeaDeck - uma combinação de plataforma com cabeceira dobrável de 40 pés com a plataforma básica. A maior parte dos equipamentos em foco são construídos com controle de qualidade rigoroso nas próprias fábricas da Sea Containers. O fornecimento de peças sobressalentes é garantido durante prazos longos.

Todos estes containers foram concebidos tendo em vista maximizar a eficiência no transporte de carga a um custo mínimo, combinado com a facilidade de operação e o movimento econômico de containers vazios. Pela construção de acordo com desenhos avançados (em especial relativamente ao encaixe de unidades vazias umas nas outras), as plataformas podem ser feitas compatíveis umas com as outras, de forma a que pilhas ligadas de unidades vazias mistas possam ser levantadas conjuntamente.

Todos estes tipos de plataformas são fornecidos com pontos de amarração pela fixação da carga. Todas as plataformas de 40 pés e algumas das plataformas de 20 pés têm fueiros para escoras e fixação de carga.


Mais de cem plataformas mistas com e sem cabeceiras e dobráveis de 20 pés e 40 pés carregadas com tubos e equipamento de irrigação para embarque num navio ro-ro indo de Houston, Texas, para o Oriente Médio.

As modificações nas unidades básicas para o transporte de cargas difíceis incluem, por exemplo, o robustecimento e fornecimento de gaiolas para rolos de aço, partes inferiores lisas para rolos de papel e o aumento da altura nos postes dos cantos para cargas com altura excessiva.

Deu-se atenção especial para facilitar a manutenção e reparação e o programa de manutenção nos depósitos assegura que cada unidade está em condições de primeira classe quando é entregue aos clientes.

Todas as plataformas sem cabeceiras e os tipos com cabeceiras dobráveis da Sea Containers, quando não são necessários para transporte de carga, podem ser encaixados uns aos outros e transportados como uma só unidade, resultando em economias consideráveis na viagem com o equipamento vazio. Até um máximo de 7 unidades no caso do tipo sem cabeceira e de 5 unidades no caso das com cabeceira dobrável podem ser transportadas num espaço padrão ISO.

A Sea Containers oferece uma frota de mais de 22.000 TEU de plataformas para aluguel a prazo longo e a prazo curto.

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