HISTÓRIAS E LENDAS DE SANTOS
Transportes urbanos em Santos
Transportes urbanos no início do século XX, na Praça da República
Pode-se dizer que muito da fisionomia de uma cidade é determinada pelos transportes urbanos. Em Santos, além dos fatores físicos naturais, marcaram o
delineamento (e o próprio desenvolvimento) da cidade os canais de saneamento e as linhas de bondes: esses traçados definiram a maior parte das avenidas da Ilha de São Vicente.
|
Veja: |
Antigamente era assim |
Os ônibus em Santos |
No tempo do papa-fila |
Margaridão, expresso girassol, frescão... |
Magnetismo no lugar dos cobradores |
O Terminal de ônibus do Valongo (1) |
O Terminal de ônibus do Valongo (2) |
O Terminal de ônibus do Valongo (3) |
Das carroças aos caminhões |
A briga pelo troco |
Trólebus, a caminho de seu final (1 - estava previsto) |
Trólebus, a caminho de seu final (2 - o híbrido) |
Trólebus, a caminho de seu final (3 - tombamento) |
Trólebus, a caminho de seu final (4 - opinião de NM) |
Trólebus, a caminho de seu final (5 - pedido) |
Trólebus, a caminho de seu final (6 - fotos/2006) |
Trólebus, a caminho de seu final (7 - mais fotos/2006) |
Trólebus, a caminho de seu final (8 - inauguração/1963) |
Trólebus, a caminho de seu final (9 - linha turística?) |
Trólebus, a caminho de seu final (10 - tombamento difícil) |
Travessia do estuário, de Santos a Guarujá |
De Santos a Cubatão |
Funicular da Nova Cintra: caiu e acabou (1) |
Funicular da Nova Cintra: caiu e acabou (2) |
Rodoviária foi inaugurada em 1969 (1) |
Rodoviária foi inaugurada em 1969 (2) |
Os confortáveis ônibus coach |
Os primeiros ônibus entre Santos e São Vicente |
Transporte hidroviário intermunicipal |
Livro: O chiqueirinho nos transportes santistas |
Livro: Transporte Coletivo em
Santos - História e Regeneração |
Veja também:
série especial: O Bonde
Transporte coletivo: asfalto ou trilhos?
Quando os animais puxavam os bondes
Bondes na Avenida Rangel Pestana
As curvas da estrada de Santos
Gôndola defronte à Igreja do Carmo
Primeiro posto de gasolina em rua na América do Sul
Rua Amador Bueno no tempo dos bondes a burro
Vila Mathias e seus bondes
O trenzinho do Jabaquara, cerca de 1901
O trenzinho do Jabaquara
Estações da Estrada de Ferro Sorocabana, século XX
Apito paralisava o bonde e espantava as mulas
As barcas da Santense
A Cidade nos anos 50, pelas lentes da Polícia
Desrespeitou o grilo, perdeu o carro
Guarujá: Primitivas ligações com Santos
Cubatão: Da jardineira ao ônibus, no início do século XX
Urbanização: Transporte integrado (?)
[01] VLT não tem previsão para sair do papel
Videoclipe: monotrilho na praia
Estado quer trocar o VLT pelo VLP
[02] Cidade aposta no transporte aquaviário
Encontro em Guarujá discute a viabilidade do sistema
Projeto prevê 5 rotas de transporte aquaviário
Terminal em Santos facilitaria integração
[03] Baixada, transporte hidroviário em crise
Verba e aumento de tarifas |
Colisão entre veículo de passeio e vagão da Estrada de Ferro Sorocabana, na passagem de nível
da Av. Bernardino de Campos junto à Av. Francisco Glicério, em 26 de abril de 1952
Foto dos arquivos da Polícia de Santos,
enviada em 2004 a Novo Milênio pelo historiador santista Waldir Rueda
|
|