Uma das construções mais características da Santos do século XX é a Estação da Estrada de Ferro Sorocabana, na confluência das
avenidas Ana Costa e Francisco Glicério.
Estação Ana Costa em 1942
Imagem cedida a Novo Milênio por Ary O. Céllio
Estação Ana Costa em 1946
Foto: Carl Heinz Hahmann/acervo Alberto Henrique del Bianco, publicada no site E.F.Brasil
Instalações da estação na década de 1930, possivelmente na época da inauguração em 1938
Foto cedida a Novo Milênio pelo historiador santista Waldir Rueda
Inaugurada em 26 de julho de 1938, com a presença do presidente da República, Getúlio Vargas, e do interventor federal no estado de São Paulo, Adhemar de Barros, substituiu uma pequena
estação terminal da linha ferroviária Santos a Juquiá (via São Vicente e litoral) que antes existia no mesmo local, inaugurada em 1913 pela Southern São Paulo Railway (ferrovia comprada em 1927 pela Sorocabana). O
prédio atual da estação foi construído em 1936, com estilo semelhante ao da estação de Cangüera (no mesmo ramal), e no início da década seguinte ganhou o nome de Estação Ana Costa.
A Estação Ana Costa em vista aérea de 1957. Quase todas as edificações foram derrubadas para a construção de um hipermercado e centro de convenções, em 2000, restando apenas a sede
Foto: coleção Nilson Rodrigues, publicada no site E.F. Brasil
A Sorocabana passou ao controle da Ferrovia Paulista S.A. (Fepasa) em 1971, mantendo-se até 1975 o transporte de passageiros entre Mairinque e Santos, e até 11/1997 entre Embu-Guaçu e
Santos.
Embarque de passageiros na Estação Ana Costa, em janeiro de 1993
Foto: José H. Bellorio
Depois, até 1999, ainda trafegaram até ali as composições do TIM - Trem Intermunicipal -, ligando Santos a Samaritá.
Pátio de Manobras junto à Estação Ana Costa, em janeiro de 1993
Foto: José H. Bellorio
Com a privatização da Fepasa, passando a linha ao controle da empresa Ferroban, a estação foi fechada. Seu prédio foi tombado pelo Patrimônio Histórico de Santos e restaurado para uso
em atividades culturais pelo hipermercado que se instalou no local do pátio de manobras no ano 2000.
Estação Ana Costa em 1986
Foto: Relatório Fepasa/1986
A Estação Ana Costa em 1999, prestes a ser desativada
Foto: autor desconhecido
|