Os trilhos da antiga Estrada de Ferro
Sorocabana (depois Fepasa) não foram os únicos a cortar a área urbana principal de Santos. No início do século XX, outra
ferrovia atravessava avenidas como Pinheiro Machado e Ana Costa, ligando o porto santista (então em rápida expansão nas obras do cais) a uma
pedreira que existia no bairro do Jabaquara. Pequenas locomotivas, com bitola de 0,80 metro, eram usadas para a
movimentação dos vagões de carga, com os blocos de pedra que seriam usados no cais.
Com a desativação do sistema e o avanço urbano, só um observador atento percebe, pela sucessão de terrenos
murados com raras construções, o trajeto da antiga ferrovia, passando junto ao campo de futebol da Portuguesa, próximo à igreja Coração de Maria
etc. A pedreira foi utilizada para a obtenção de blocos de pedra usados na construção do porto santista.
Foto cedida pelo Museu do Porto de Santos - Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp)
As locomotivas, em detalhes da foto acima:
Foto: Álbum CDS, circa 1900/1, Acervo José Pascon
Rocha, coleção Marcello Tálamo
Foto: Álbum CDS, circa 1900/1, Acervo José Pascon
Rocha, coleção Marcello Tálamo
Foto: Álbum CDS, circa 1900/1, Acervo José Pascon
Rocha, coleção Marcello Tálamo
Foto cedida pelo Museu do Porto de Santos - Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp)
Foto cedida pelo Museu do Porto de Santos - Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp)
Foto cedida pelo Museu do Porto de Santos - Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp)
Às vésperas da Primeira Guerra Mundial, a publicação
Impressões do Brazil no Seculo Vinte (editada em 1913 e
impressa na Inglaterra por Lloyd's Greater Britain Publishing Company, Ltd., com 1.080 páginas, mantida no
Arquivo Histórico de Cubatão/SP)
incluiu, entre outras fotos de Santos, esta, de autor não identificado:
Imagem publicada
na página 278. Clique >>aqui<< ou na imagem para ampliá-la |