HISTÓRIAS E LENDAS DE SANTOS
O trenzinho do Jabaquara (1)
No início da construção do
cais do porto santista, um pequeno trem era usado para transportar pedras desde a pedreira
situada no morro do Jabaquara até o cais.
A Avenida Gaffrée e Guinle, destacada em trecho de um mapa de 1910,
onde também aparecia o depois desbastado Morro do Lima, contornado pela pequena ferrovia
Embora quase toda a área da antiga ferrovia já tenha sito tomada
por construções, ainda no início do século XXI era possível observar (desde que com atenção e conhecendo a história) vestígios de sua passagem, cortando
a cidade (relacionados em matéria jornalística de 1986).
Em 2007, a Avenida Gaffrée e Guinle, que era para ser uma das principais de Santos,
apresenta-se como a menor e mais estreita da cidade: na prática, apenas dois quarteirões de uma via sem passeios, de pista única para o trânsito, por
onde passa apenas um veículo de porte médio. Assim é porque a parte da via por onde passavam os trilhos foi murada e usada para finalidades diversas:
Confluência com a Rua Paraná, vista em direção à Rua Antônio Bento
Confluência com a Rua Paraná, vista no sentido contrário em direção à Rua São Paulo
Apenas um veículo médio pode passar pela avenida sem passeios e com poucas residências
Confluência com a Rua São Paulo, sendo a avenida vista em direção à Rua Paraná
Fotos: Carlos Pimentel Mendes, em 7 de julho de 2007
|
|