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Inaugurada ontem a primeira linha de trólebus de Santos
Percorrendo uma extensão de 8 quilômetros, entraram ontem em
circulação oficial os trólebus recentemente adquiridos pelo Serviço Municipal de Transportes Coletivos. O início das atividades dos novos veículos,
que irão fazer o trajeto Centro-bairro do Macuco, foi assinalado com ato solene presidido pelo sr. José Gomes, prefeito
municipal.
Estiveram presentes à cerimônia, na Rua Martim Afonso, ao lado do edifício do
Centro Português - ponto inicial da nova linha - os srs. Antonio Feliciano e
Sílvio Fernandes Lopes, antigos prefeitos da cidade, que participaram ativamente em suas administrações para que a comuna
santista contasse com o moderno sistema de transportes coletivos.
A direção do SMTC fixou o ponto inicial da linha pioneira de trólebus na Rua Martim Afonso,
esquina da Amador Bueno (centro) e o final na Praça Visconde de Itaboraí, no Canal 5.
O prefeito José Gomes falou durante a solenidade de inauguração da primeira linha de
trólebus, ressaltando a importância dessa realização do SMTC
Foto publicada com a matéria
Cerimônia - Com a presença do chefe do Executivo, antigos prefeitos, deputado federal
Athié J. Coury, deputados estaduais Olavo Hourneaux de Moura e Osvaldo Martins, presidente do Legislativo santista, sr. José Vieira, vereadores à
Câmara Municipal de Santos, secretários da administração municipal, superintendente do SMTC, sr. Charles Arthur Sandall e grande número de
populares, foi inaugurada a primeira linha de trólebus.
De início, o sr. José Gomes, prefeito municipal, depois de fazer um relato de sua
administração à frente do Executivo, ressaltou o trabalho desenvolvido pelas administrações anteriores, que praticamente deram começo ao programa de
dotar Santos de sistema moderno de transportes coletivos.
A certa altura de sua alocução, afirmou: "E assim é que hoje
inauguramos o serviço de ônibus elétricos no quadro do sistema de transportes coletivos urbanos. A introdução do trólebus na paisagem local há de
marcar época, sem dúvida, na história das administrações de Santos. Não é um serviço comum nas cidades brasileiras. Poucas metrópoles o têm.
Acredito que o serviço de ônibus elétricos representa a solução esperada para o sistema de transportes coletivos urbanos por um longo período.
"Quero ressaltar, neste instante - prossegue o sr. José Gomes - pela justiça que tem sido um
imperativo das minhas ações à frente do governo do Município, a atuação de dois dos meus antecessores: o dr. Antonio Feliciano, hoje deputado à
Câmara Federal e o eng. Sílvio Fernandes Lopes, atual secretário de Obras e Serviços Públicos do Governo de S. Paulo, que deram importante
contribuição à realização deste serviço, cada um a seu tempo, de forma que na nossa administração pudesse ser concretizada, como está acontecendo
neste momento".
Um dos trólebus ao deixar o ponto inicial, na Rua Martim Afonso
Foto publicada com a matéria
Serviço - "Não pode também de forma alguma ser olvidada
aqui - lembra em seguida - a figura marcante do ex-governador do Estado, atual ministro da
Fazenda do Governo da República, prof. Carlos Alberto de Carvalho Pinto, a quem Santos fica a dever boa parte deste empreendimento, pois foi graças
à elevada compreensão e ao patriotismo desse notável estadista que conseguimos levantar os recursos financeiros indispensáveis e concluir, com o
Banco do Estado de S. Paulo S.A., os entendimentos para a importação dos ônibus elétricos.
"O serviço de trólebus previsto para uma zona da cidade será ampliado, a fim de que se
atenda a todo o Município, onde se fizer necessário o transporte coletivo. Aceitamos o desafio da melhoria dos transportes urbanos, e - não obstante
as pesadas dificuldades impostas ao Município, que não dispõe de meios outros senão os orçamentários para enfrentar a espiral inflacionária; não
obstante as incompreensões e, algumas vezes, as injustiças de que tem sido vítima a nossa administração; não obstante o esforço dos que,
contrariados em suas ambições pessoais e em seus interesses econômicos, procuram depreciar a obra que realizamos nos bairros e nos morros,
precisamente onde se concentra a parcela humilde da população, a maioria da população que desconhecia os benefícios do poder público; não obstante
esses fatores, que não nos impressionam, mas que, pelo contrário, nos estimulam a não ceder e a não transigir no cumprimento dos nossos deveres para
com o povo e a cidade - afirmamos que está aceito também o desafio da melhoria dos transportes coletivos urbanos.
"A rede aérea para os trólebus deverá ser concluída, e esperamos fazê-lo nos próximos meses.
Para tanto, precisará o Município de contar com a colaboração do atual governo do Estado, que até aqui, é necessário dizê-lo, não nos tem faltado e
confiamos em que não nos há de faltar, para que possamos levar a bom termo este e outros serviços indispensáveis à coletividade santista".
Um dos 50 trólebus Fiat-Alfa Romeo Marelli Pistoiesi chegados em 1962, nas oficinas do SMTC
Foto: jornal A Tribuna
Mensagem - Após o discurso do sr. José Gomes, foi lida pelo sr. Homero Leonel Vieira
mensagem enviada ao chefe do Executivo pelo professor Carvalho Pinto, que é a seguinte: "Tenho a satisfação de, por
intermédio do chefe do meu subgabinete em São Paulo, sr. Homero Leonel Vieira, congratular-me efusivamente com o nobre povo santista e o meu prezado
e ilustre prefeito pelo relevante empreendimento ora inaugurado.
"Este empreendimento que teve a entusiástica participação dos seus eminentes antecessores,
prefeitos Antônio Feliciano e Sílvio Fernandes Lopes, e deve a sua conclusão à eficiente ação de vossa senhoria, representa um fator de excepcional
expressão a enriquecer o imenso acerto de obras públicas das terras santistas.
"Agradecendo a honra do convite, renovo os meus protestos da mais alta estima e apreço".
Preparativos no dia 5/8/1963 para a inauguração do serviço de trólebus, na Rua Martim Afonso
Foto: jornal A Tribuna
Percurso - Logo em seguida à leitura da mensagem citada, o sr. José Gomes convidou as
autoridades e representantes dos órgãos informativos para tomarem assento no trólebus, sendo iniciada a viagem inaugural.
Saindo da Rua Martim Afonso, o ônibus elétrico seguiu pelas ruas João Pessoa, Constituição,
Carvalho de Mendonça, Washington Luiz, Embaixador Pedro de Toledo, Epitácio Pessoa, Almirante Cócrane, até a Praça Visconde de Itaboraí.
A primeira viagem foi marcada de contratempos, visto como o delegado titular do Serviço de
Trânsito deixou de fazer obedecidas as portarias que regulamentam o tráfego nas vias do percurso dos trólebus. Assim, pois, foi permitido
estacionamento de veículos em locais agora proibidos, o que sem dúvida dificultou as manobras do trólebus inaugural.
Inauguração do serviço de trólebus, na Rua Martim Afonso, em 12/8/1963
Foto: jornal A Tribuna
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