COMÉRCIO
ELETRÔNICO
Quem tem medo de entrar na Web?
Mário Persona (*)
Colaborador
Esta
semana estou passando por uma crise de criatividade. A razão é
simples: não tive nenhuma idéia fantástica para escrever
minha coluna. Mas creio ter diagnosticado a origem do sintoma. É
que depois de escrever alguns artigos que tiveram boa repercussão,
comecei a achar que jamais iria conseguir fazer aquilo outra vez. Ou que
qualquer coisa que eu tente escrever, alguém já escreveu.
Esse é um mal que atinge também
alguns empresários que chegam à porta da Internet e não
entram. Esticam o pescoço, dão uma olhada e concluem que
jamais conseguirão criar, no mundo virtual, um negócio como
o que já criaram no mundo real. Ou então desistem porque
vêem lá dentro concorrentes de peso fazendo aquilo que planejavam
fazer. Se você está se sentindo assim, nós temos algo
em comum. Você com sua crise empreendedora e eu, curtindo minha crise
de criatividade. Mas repare que nem por isso parei de escrever. E você
não parou de ler. Por que deveria?
Rapadura - Se o seu medo é
de entrar na Web por achar difícil fazer o que já conseguiu
fora dela, fique certo de que realmente não conseguirá se
não trabalhar duro. Você se lembra do quanto precisou trabalhar
para levantar sua empresa até o patamar onde ela se encontra hoje?
Não será diferente na Internet. Mas o final pode ser mais
feliz do que aquele que aguarda as empresas que permanecerem à margem
da revolução na economia. Lembre-se de que, apesar da rapadura
ser dura, ela é doce.
O outro receio seu pode ser de não
conseguir enfrentar os gigantes que estão fazendo sucesso no mundo
virtual, talvez na mesma área que você pretenda atuar. Também
compartilho de seus receios quando escrevo um artigo. Tem muita gente grande
por aí escrevendo sobre a Web e não sirvo de páreo
para eles. Mas dizem que para alguém escrever bem é preciso
possuir uma destas características: dominar perfeitamente o assunto
ou... ter muita cara-de-pau. Você já deve ter adivinhado em
que categoria eu me enquadro.
Portanto, nada de desânimo.
Tenha em mente que o sucesso aparente dos grandes pode não significar
exatamente lucro. É o que acontece com a Amazon.com. Apesar de ser
um exemplo de sucesso, a livraria virtual até hoje não deu
lucro. Mas será que eles estão preocupados com isso e deixaram
de investir na Web?
Não é o que parece.
Além de terem entrado como sócios em outros sites de e-commerce
- uma farmácia on-line
e um site bom pra cachorro - a Amazon
passou a vender também brinquedos e equipamentos eletrônicos.
Além, é claro, dos livros, vídeos e CDs. E dos leilões.
Então você pergunta:
"Mas, se os gigantes não estão ganhando dinheiro na Web,
quem sou eu para querer entrar nessa?" E eu respondo com outra pergunta:
"O que ELES estão fazendo na Web, e o que VOCÊ quer fazer
na Web?"
Relógios - Li a história
de um empresário aposentado que iniciou seu bem sucedido negócio
de fabricação de vidros para relógios após
descobrir que seus concorrentes, que dominavam o mercado, apresentavam
uma mesma deficiência: levavam semanas para entregar os pedidos.
Além disso, fabricavam para todos os tipos de relógio possíveis,
aumentando consideravelmente seus custos de produção e estoque.
Após descobrir o calcanhar
de Aquiles dos gigantes, ele montou uma fábrica de vidros para relógio
que fabricava para apenas meia dúzia de modelos mais vendidos, entregava
em 24 horas e tinha preços mais competitivos. Logo sua fábrica
quase artesanal estava lucrando muito dentro da lacuna que os grandes fabricantes
não conseguiram preencher. Ele a vendeu por um bom dinheiro antes
de se aposentar.
Partindo do princípio de que
a nova economia vai necessariamente mesclar o mundo real com o virtual,
a questão já não é SE você irá
fazer negócios on-line, mas COMO irá fazê-los.
Quando você entrou no ramo que hoje atua, o único mundo de
negócios que existia era o real. Não havia outro e, a menos
que seu nome seja Thomas Edson e seu produto seja a primeira lâmpada,
você deve ter encontrado concorrentes às pencas. Mas nem por
isso desistiu de entrar no negócio, pois certamente tinha em mente
um diferencial que lhe dava uma boa vantagem em relação à
concorrência.
Portanto, a receita você já
conhece. Agora é partir para a ação e, se for bem
sucedido, não deixar de me avisar. Afinal, sua história pode
ser o tema de meu próximo artigo, já que ainda não
pensei no que escrever.
(*) Mário
Persona é consultor, escritor e palestrante. Esta crônica
faz parte dos temas apresentados em suas palestras. Edita o boletim eletrônico
Crônicas
de Negócios e mantém endereço
próprio na Web, onde seus textos estão disponíveis.
Veja nesta série:
I -
Abertura
Crescimento começou com a Web
"É uma nova revolução nos
negócios"
II -
Abertura
Duas siglas que já beneficiam os usuários
Web tem respostas até mais rápidas
III
- Abertura
Se minha geladeira falasse...
Mulheres lideram no número de net-compradores
(40% em nove meses)
Shopping virtual é inaugurado em Ribeirão
Preto.
IV -
Abertura
Opus é exemplo santista de loja virtual
Promoções e preço menor atraem
clientes
Tomorrow é exemplo de shopping digital
Uma loja de ferramentas faz sucesso na Internet
Automóveis usados ganham maior loja virtual
da Internet brasileira
V -
Abertura
Internet muda relação entre comerciante
e cliente.
Canais de distribuição reformulam
suas práticas.
VI -
Abertura
Custo da publicidade na Web não é
o problema
Presença na Internet é tão
importante quanto dispor de telefone e fax.
Nova economia é alicerçada na informação.
VII
-
Mais de vinte motivos para a empresa se instalar
na Internet
Quem
tem medo de entrar na Web?
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