COMÉRCIO
ELETRÔNICO
Presença na Internet é
tão importante quanto dispor de telefone e fax
"Vai
ser indispensável para qualquer empresa ter presença na Net,
é como o telefax nas empresas hoje, quem não tiver está
fora da realidade. Dentro de mais dois anos - prevê Marcos Bermudez
-, todos os clientes da Estalo devem ter sites funcionais na Web. Como
um hotel de Sorocaba, por nós atendido, que faz reservas de quartos
via Internet."
Porém, não basta criar
as páginas e colocá-las na rede. Para que sejam vistas, é
necessário anunciar sua existência, conduzir o internauta
até elas. Isso é feito em parte na própria rede de
computadores, com a colocação de anúncios em páginas
mais conhecidas, que os internautas já costumam freqüentar,
fazendo um vínculo entre esses anúncios e o site da empresa.
"Precisamos divulgar o site em todos
os veículos de divulgação, embalagens, folhetos de
varejo, na televisão, junto com a logomarca da empresa. Um anúncio
de 15 segundos na televisão, um anúncio no rádio,
chamam a atenção do público para o produto ou serviço
que se quer vender, mas não podem apresentar todas as suas características.
Mesmo o anúncio em mídia impressa não pode esclarecer
todas as dúvidas do consumidor. Mas, se nesses anúncios houver
referência a um site Web, o consumidor interessado vai buscar essas
informações na Internet: o site Web vende a empresa por completo,
sem limitação de tempo e espaço", completa Marcos.
Critério
justo - Fernando Montanha, diretor de criação,
presidente da Associação dos Profissionais de Propaganda
(APP)/Litoral Paulista, observa que a Internet tem o critério mais
justo de cobrança de publicidade. Em televisão, por exemplo,
paga-se por audiência média, o preço é determinado
conforme os pontos de audiência medidos nas pesquisas, o que não
significa que no momento em que a publicidade foi apresentada todas essas
pessoas tenham visto (pode ser mais que a média, ou bem menos).
Na Internet, o critério geralmente usado é o de pageview,
mais justo, pois se trata da contagem de pessoas que realmente visitaram
a página.
Santos é uma das cidades com
maior número de internautas. Mas não existe ainda uma consciência
do cliente de que a Internet é a mídia do presente, muitos
ainda pensam nela em termos de futuro apenas. Mesmo grandes empresas parece
que acordaram agora para a Net. Ela ainda é muito nova, e tem essa
resistência natural de entrar, e a Net está na fase de mostrar
que é um veículo que funciona para a publicidade.
A própria agência de
publicidade mantém um site Web, que já teve cerca de oito
mil acessos neste ano, inclusive de internautas de outros países.
A página da Estalo pode ser clicada no mundo inteiro e busca esclarecer
os conceitos básicos da publicidade e mostrar as peças publicitárias
desenvolvidas na agência. Entretanto, terceiriza a criação
de páginas Web para a Soft Rent, até por causa das atualizações
constantes que é preciso fazer no material: é que não
adianta apenas uma empresa ter um endereço na Internet, é
preciso que ela ofereça serviços, responda com agilidade
às solicitações dos internautas.
"É que o conceito de site
Web está mudando. Quando fiz a página da Estalo, fiz fixa.
Porém, vem sendo constatado que as páginas na Internet precisam
ter sempre coisas novas, para que as pessoas voltem a visitá-las.
Estamos mudando isso, colocamos um jornal na Net com informações
do mercado, informações novas, anúncios premiados",
observa Fernando.
Seminário
-
Nos últimos doze meses, duplicou o interesse dos clientes de estabelecerem
presença na rede mundial de computadores, mas essa tendência
se choca com as restrições colocadas pelos próprios
publicitários, motivadas geralmente por estarem esses profissionais
pouco familiarizados com a nova mídia.
Assim, Fernando pretende promover,
através da APP/Litoral Paulista, um encontro de publicitários,
na forma de workshop, simpósio ou seminário, para
permitir um contato maior com as tendências da publicidade na Internet,
as perspectivas e ferramentas de trabalho disponíveis, especialmente
as relacionadas ao comércio eletrônico.
Veja nesta série:
I -
Abertura
Crescimento começou com a Web
"É uma nova revolução nos negócios"
II -
Abertura
Duas siglas que já beneficiam os usuários
Web tem respostas até mais rápidas
III
- Abertura
Se minha geladeira falasse...
Mulheres lideram no número de net-compradores
(40% em nove meses)
Shopping virtual é inaugurado em Ribeirão
Preto.
IV -
Abertura
Opus é exemplo santista de loja virtual
Promoções e preço menor atraem
clientes
Tomorrow é exemplo de shopping digital
Uma loja de ferramentas faz sucesso na Internet
Automóveis usados ganham maior loja virtual
da Internet brasileira
V -
Abertura
Internet muda relação entre comerciante
e cliente.
Canais de distribuição reformulam
suas práticas.
VI -
Abertura
Custo da publicidade na Web não é
o problema
Presença na Internet é tão
importante quanto dispor de telefone e fax.
Nova economia é alicerçada na informação.
VII
-
Mais de vinte motivos para a empresa se instalar
na Internet
Quem tem medo de entrar na Web?
Banners apresentam resultados acima das expectativas |