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*Publicado originalmente pelo editor de Novo Milênio no caderno Informática do jornal A Tribuna de Santos/SP em 27/7/1999
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 05/20/00 21:51:36
COMÉRCIO ELETRÔNICO
Presença na Internet é tão importante quanto dispor de telefone e fax

"Vai ser indispensável para qualquer empresa ter presença na Net, é como o telefax nas empresas hoje, quem não tiver está fora da realidade. Dentro de mais dois anos - prevê Marcos Bermudez -, todos os clientes da Estalo devem ter sites funcionais na Web. Como um hotel de Sorocaba, por nós atendido, que faz reservas de quartos via Internet."

Porém, não basta criar as páginas e colocá-las na rede. Para que sejam vistas, é necessário anunciar sua existência, conduzir o internauta até elas. Isso é feito em parte na própria rede de computadores, com a colocação de anúncios em páginas mais conhecidas, que os internautas já costumam freqüentar, fazendo um vínculo entre esses anúncios e o site da empresa.

"Precisamos divulgar o site em todos os veículos de divulgação, embalagens, folhetos de varejo, na televisão, junto com a logomarca da empresa. Um anúncio de 15 segundos na televisão, um anúncio no rádio, chamam a atenção do público para o produto ou serviço que se quer vender, mas não podem apresentar todas as suas características. Mesmo o anúncio em mídia impressa não pode esclarecer todas as dúvidas do consumidor. Mas, se nesses anúncios houver referência a um site Web, o consumidor interessado vai buscar essas informações na Internet: o site Web vende a empresa por completo, sem limitação de tempo e espaço", completa Marcos.

Critério justo - Fernando Montanha, diretor de criação, presidente da Associação dos Profissionais de Propaganda (APP)/Litoral Paulista, observa que a Internet tem o critério mais justo de cobrança de publicidade. Em televisão, por exemplo, paga-se por audiência média, o preço é determinado conforme os pontos de audiência medidos nas pesquisas, o que não significa que no momento em que a publicidade foi apresentada todas essas pessoas tenham visto (pode ser mais que a média, ou bem menos). Na Internet, o critério geralmente usado é o de pageview, mais justo, pois se trata da contagem de pessoas que realmente visitaram a página.

Santos é uma das cidades com maior número de internautas. Mas não existe ainda uma consciência do cliente de que a Internet é a mídia do presente, muitos ainda pensam nela em termos de futuro apenas. Mesmo grandes empresas parece que acordaram agora para a Net. Ela ainda é muito nova, e tem essa resistência natural de entrar, e a Net está na fase de mostrar que é um veículo que funciona para a publicidade.

A própria agência de publicidade mantém um site Web, que já teve cerca de oito mil acessos neste ano, inclusive de internautas de outros países. A página da Estalo pode ser clicada no mundo inteiro e busca esclarecer os conceitos básicos da publicidade e mostrar as peças publicitárias desenvolvidas na agência. Entretanto, terceiriza a criação de páginas Web para a Soft Rent, até por causa das atualizações constantes que é preciso fazer no material: é que não adianta apenas uma empresa ter um endereço na Internet, é preciso que ela ofereça serviços, responda com agilidade às solicitações dos internautas.

"É que o conceito de site Web está mudando. Quando fiz a página da Estalo, fiz fixa. Porém, vem sendo constatado que as páginas na Internet precisam ter sempre coisas novas, para que as pessoas voltem a visitá-las. Estamos mudando isso, colocamos um jornal na Net com informações do mercado, informações novas, anúncios premiados", observa Fernando.

Seminário - Nos últimos doze meses, duplicou o interesse dos clientes de estabelecerem presença na rede mundial de computadores, mas essa tendência se choca com as restrições colocadas pelos próprios publicitários, motivadas geralmente por estarem esses profissionais pouco familiarizados com a nova mídia.

Assim, Fernando pretende promover, através da APP/Litoral Paulista, um encontro de publicitários, na forma de workshop, simpósio ou seminário, para permitir um contato maior com as tendências da publicidade na Internet, as perspectivas e ferramentas de trabalho disponíveis, especialmente as relacionadas ao comércio eletrônico.

Veja nesta série:
     I - Abertura
       Crescimento começou com a Web
       "É uma nova revolução nos negócios"
     II - Abertura
       Duas siglas que já beneficiam os usuários
       Web tem respostas até mais rápidas
     III - Abertura
      Se minha geladeira falasse...
      Mulheres lideram no número de net-compradores (40% em nove meses)
      Shopping virtual é inaugurado em Ribeirão Preto.
     IV - Abertura
      Opus é exemplo santista de loja virtual
      Promoções e preço menor atraem clientes
       Tomorrow é exemplo de shopping digital
       Uma loja de ferramentas faz sucesso na Internet
       Automóveis usados ganham maior loja virtual da Internet brasileira
     V - Abertura
       Internet muda relação entre comerciante e cliente.
       Canais de distribuição reformulam suas práticas.
     VI - Abertura
      Custo da publicidade na Web não é o problema
       Presença na Internet é tão importante quanto dispor de telefone e fax.
      Nova economia é alicerçada na informação.
     VII - Mais de vinte motivos para a empresa se instalar na Internet
      Quem tem medo de entrar na Web?
      Banners apresentam resultados acima das expectativas