COMÉRCIO
ELETRÔNICO
Promoções e preço
menor atraem clientes
A primeira
versão da loja virtual da Opus foi criada em 1997, três meses
antes da inauguração da principal loja convencional da rede
(a mais moderna, defronte ao shopping Miramar). Já a segunda versão
do site foi implantada há menos de oito meses, incorporando uma
série de modificações, ditadas pela experiência
adquirida na fase inicial. Desde então, já foram cadastrados
mais de 2.500 clientes via Internet, e o contador já registra a
média diária de 130 acessos ao site, em boa parte devido
às promoções realizadas e à divulgação
maior do endereço eletrônico.
"Acreditamos na Internet, apostamos
nesse investimento, mas a longo prazo, e pensando também na imagem
de modernidade da empresa: para ser competitiva, ela precisa ter essas
tecnologias modernas. No mínimo, a presença na Internet dá
retorno como propaganda, beneficiando a imagem da empresa", explica o proprietário
da Opus, José Barbosa. Ele está terminando um levantamento
comparativo de custos e retorno financeiro, mas adianta que eles estão
empatando, o que é considerado uma vitória expressiva, indicando
que o lucro vai aparecer logo, com o crescimento do uso da Internet.
Em
apenas oito meses,
foram cadastrados
2500 clientes
via Internet, com mais de 130 acessos por dia
|
"Começamos há dois anos,
quando também abrimos a loja convencional mais moderna, como um
site pequeno que nasceu junto com o projeto de informatização
dessa loja. Quando a informatização foi completada, começamos
a fazer as vendas pela Internet. Temos uma equipe só para isso,
e nosso sistema permite que recebamos os pedidos simultaneamente por e-mail
e fax, o que dá mais segurança para quem está comprando,
já que não existe o risco de extravio dos dados. Já
temos contatos nos Estados Unidos (geralmente brasileiros que vivem ou
trabalham lá), e em outros países, e os residentes no Nordeste
Brasileiro (Bahia e Ceará, principalmente) compram bem, mas a maior
parte da clientela está no eixo São Paulo/Rio de Janeiro.
A experiência adquirida, como
explica o responsável pela informatização da loja,
Ariosvaldo Serafim de Almeida Júnior, já permite oferecer
descontos exclusivos para os internautas. Assim, o mesmo disco adquirido
pela Internet custa 5% menos que se for comprado no balcão da loja
comum. Isso é possível porque a loja eletrônica tem
custo fixo (funcionários, instalações) muito menor
que a loja convencional, e esse custo menor pode ser repassado aos clientes
internautas.
Outro atrativo é a entrega
imediata, condicionada à distância entre o internauta e a
loja. Na zona Leste de Santos, principalmente, um disco adquirido via Internet
pode ser entregue na residência do comprador tão rápido
como uma pizza (o prazo formal é de três horas, mas a espera
pode ser muito menor). Porém, não pode haver falhas, elas
desacreditam a loja perante o consumidor. Assim, se necessário,
o dono da loja pode pegar seu carro e fazer a entrega pessoalmente, caso
todos os funcionários estejam ocupados em outras atividades, para
que o prazo seja cumprido, ensina Barbosa. Além do desconto de 5%
sobre os preços de balcão, a loja virtual ainda arca com
parte dos custos de postagem, quando a encomenda seguir pelo correio.
E as opções da loja
virtual estão crescendo: além dos discos musicais, já
podem ser adquiridos eletronicamente discos DVD, fitas de vídeo
e outros produtos. Quem não confiar na transmissão dos dados
de seu cartão de crédito pode optar pelo depósito
bancário, informando a loja em seguida para que a encomenda seja
remetida. O site virtual também inclui uma lista sempre crescente
de links para outros endereços de interesse dos internautas. Dentro
de uns quatro meses, todo o acervo da Opus estará disponível
para consulta on-line, facilitando a localização de discos
mais raros ou menos conhecidos.
Divulgação
- Como não basta simplesmente "abrir as portas" na Internet, é
preciso que as pessoas saibam que a loja está presente na rede,
a Opus também realiza promoções como sorteio (feito
automaticamente pelo computador) de brindes entre os internautas que se
cadastrarem no site (um dos últimos sorteados reside em Brasília).
E descobriu que também precisa anunciar eletronicamente em outros
sites que os internautas costumem visitar, para que eles localizem a Opus
entre os milhões de endereços eletrônicos da rede mundial
de computadores.
Assim, a loja virtual registrou sensível
aumento no número de visitantes a partir do momento em que colocou
faixas de anúncio (banners) nas páginas eletrônicas
do principal jornal da região (A Tribuna...). O endereço
eletrônico http://www.opuslaser.com.br
também é citado em todo o material promocional impresso da
Opus, cartões de visita etc., para que os clientes em potencial
saibam que existe a opção eletrônica para suas compras.
Parcerias
- Uma possibilidade futura é a criação de acordos
entre lojas de discos, algo semelhante ao que já existe no mercado
internacional de flores. Barbosa imagina um cenário em que um cliente
europeu compre um disco na Opus. Em vez da loja santista remeter a encomenda
pelo correio, fará contato com sua correspondente no país
ou na própria cidade do comprador, e a loja local fará a
entrega. Assim, em lugar de esperar dias ou semanas pelo produto, o cliente
europeu da Opus poderia receber o disco poucas horas depois de ter feito
o pedido.
"O futuro da Internet está
nas parcerias", citam os representantes da Opus, explicando também
que existe o interesse na troca de banners com outros sites, e que as lojas
virtuais de discos ainda não foram descobertas pelas gravadoras.
Por exemplo: na página principal do site eletrônico da Opus
são apresentados sempre dois discos recém-lançados,
com a possibilidade do internauta ouvir uma das faixas pela Internet. Quanto
de retorno isso não traz para a gravadora dos discos escolhidos?
Afinal, a página na Web funciona como uma parada de sucessos, como
os rankings promovidos pelas emissoras de rádio e televisão.
Em futuro próximo, conforme a Internet for crescendo, poderá
até haver disputa entre as gravadoras e os artistas pela presença
em espaços como esse...
Veja nesta série:
I -
Abertura
Crescimento começou com a Web
"É uma nova revolução nos
negócios"
II -
Abertura
Duas siglas que já beneficiam os usuários
Web tem respostas até mais rápidas
III
- Abertura
Se minha geladeira falasse...
Mulheres lideram no número de net-compradores
(40% em nove meses)
Shopping virtual é inaugurado em Ribeirão
Preto.
IV -
Abertura
Opus é exemplo santista de loja virtual
Promoções e preço menor atraem
clientes
Tomorrow é exemplo de shopping digital
Uma loja de ferramentas faz sucesso na Internet
Automóveis usados ganham maior loja virtual
da Internet brasileira
V -
Abertura
Internet muda relação entre comerciante
e cliente.
Canais de distribuição reformulam
suas práticas.
VI -
Abertura
Custo da publicidade na Web não é
o problema
Presença na Internet é tão
importante quanto dispor de telefone e fax.
Nova economia é alicerçada na informação.
VII
-
Mais de vinte motivos para a empresa se instalar
na Internet
Quem tem medo de entrar na Web?
Banners apresentam resultados acima das expectativas |