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*Publicado originalmente pelo editor de Novo Milênio no caderno Informática do jornal A Tribuna de Santos/SP em 6/7/1999
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 05/20/00 21:52:30
COMÉRCIO ELETRÔNICO
Promoções e preço menor atraem clientes

A primeira versão da loja virtual da Opus foi criada em 1997, três meses antes da inauguração da principal loja convencional da rede (a mais moderna, defronte ao shopping Miramar). Já a segunda versão do site foi implantada há menos de oito meses, incorporando uma série de modificações, ditadas pela experiência adquirida na fase inicial. Desde então, já foram cadastrados mais de 2.500 clientes via Internet, e o contador já registra a média diária de 130 acessos ao site, em boa parte devido às promoções realizadas e à divulgação maior do endereço eletrônico.

"Acreditamos na Internet, apostamos nesse investimento, mas a longo prazo, e pensando também na imagem de modernidade da empresa: para ser competitiva, ela precisa ter essas tecnologias modernas. No mínimo, a presença na Internet dá retorno como propaganda, beneficiando a imagem da empresa", explica o proprietário da Opus, José Barbosa. Ele está terminando um levantamento comparativo de custos e retorno financeiro, mas adianta que eles estão empatando, o que é considerado uma vitória expressiva, indicando que o lucro vai aparecer logo, com o crescimento do uso da Internet.

Em apenas oito meses,
foram cadastrados
2500 clientes via Internet, com mais de 130 acessos por dia
"Começamos há dois anos, quando também abrimos a loja convencional mais moderna, como um site pequeno que nasceu junto com o projeto de informatização dessa loja. Quando a informatização foi completada, começamos a fazer as vendas pela Internet. Temos uma equipe só para isso, e nosso sistema permite que recebamos os pedidos simultaneamente por e-mail e fax, o que dá mais segurança para quem está comprando, já que não existe o risco de extravio dos dados. Já temos contatos nos Estados Unidos (geralmente brasileiros que vivem ou trabalham lá), e em outros países, e os residentes no Nordeste Brasileiro (Bahia e Ceará, principalmente) compram bem, mas a maior parte da clientela está no eixo São Paulo/Rio de Janeiro.

A experiência adquirida, como explica o responsável pela informatização da loja, Ariosvaldo Serafim de Almeida Júnior, já permite oferecer descontos exclusivos para os internautas. Assim, o mesmo disco adquirido pela Internet custa 5% menos que se for comprado no balcão da loja comum. Isso é possível porque a loja eletrônica tem custo fixo (funcionários, instalações) muito menor que a loja convencional, e esse custo menor pode ser repassado aos clientes internautas.

Outro atrativo é a entrega imediata, condicionada à distância entre o internauta e a loja. Na zona Leste de Santos, principalmente, um disco adquirido via Internet pode ser entregue na residência do comprador tão rápido como uma pizza (o prazo formal é de três horas, mas a espera pode ser muito menor). Porém, não pode haver falhas, elas desacreditam a loja perante o consumidor. Assim, se necessário, o dono da loja pode pegar seu carro e fazer a entrega pessoalmente, caso todos os funcionários estejam ocupados em outras atividades, para que o prazo seja cumprido, ensina Barbosa. Além do desconto de 5% sobre os preços de balcão, a loja virtual ainda arca com parte dos custos de postagem, quando a encomenda seguir pelo correio.

E as opções da loja virtual estão crescendo: além dos discos musicais, já podem ser adquiridos eletronicamente discos DVD, fitas de vídeo e outros produtos. Quem não confiar na transmissão dos dados de seu cartão de crédito pode optar pelo depósito bancário, informando a loja em seguida para que a encomenda seja remetida. O site virtual também inclui uma lista sempre crescente de links para outros endereços de interesse dos internautas. Dentro de uns quatro meses, todo o acervo da Opus estará disponível para consulta on-line, facilitando a localização de discos mais raros ou menos conhecidos.

Divulgação - Como não basta simplesmente "abrir as portas" na Internet, é preciso que as pessoas saibam que a loja está presente na rede, a Opus também realiza promoções como sorteio (feito automaticamente pelo computador) de brindes entre os internautas que se cadastrarem no site (um dos últimos sorteados reside em Brasília). E descobriu que também precisa anunciar eletronicamente em outros sites que os internautas costumem visitar, para que eles localizem a Opus entre os milhões de endereços eletrônicos da rede mundial de computadores.

Assim, a loja virtual registrou sensível aumento no número de visitantes a partir do momento em que colocou faixas de anúncio (banners) nas páginas eletrônicas do principal jornal da região (A Tribuna...). O endereço eletrônico http://www.opuslaser.com.br também é citado em todo o material promocional impresso da Opus, cartões de visita etc., para que os clientes em potencial saibam que existe a opção eletrônica para suas compras.

Parcerias - Uma possibilidade futura é a criação de acordos entre lojas de discos, algo semelhante ao que já existe no mercado internacional de flores. Barbosa imagina um cenário em que um cliente europeu compre um disco na Opus. Em vez da loja santista remeter a encomenda pelo correio, fará contato com sua correspondente no país ou na própria cidade do comprador, e a loja local fará a entrega. Assim, em lugar de esperar dias ou semanas pelo produto, o cliente europeu da Opus poderia receber o disco poucas horas depois de ter feito o pedido.

"O futuro da Internet está nas parcerias", citam os representantes da Opus, explicando também que existe o interesse na troca de banners com outros sites, e que as lojas virtuais de discos ainda não foram descobertas pelas gravadoras. Por exemplo: na página principal do site eletrônico da Opus são apresentados sempre dois discos recém-lançados, com a possibilidade do internauta ouvir uma das faixas pela Internet. Quanto de retorno isso não traz para a gravadora dos discos escolhidos? Afinal, a página na Web funciona como uma parada de sucessos, como os rankings promovidos pelas emissoras de rádio e televisão. Em futuro próximo, conforme a Internet for crescendo, poderá até haver disputa entre as gravadoras e os artistas pela presença em espaços como esse...

Veja nesta série:
     I - Abertura
       Crescimento começou com a Web
       "É uma nova revolução nos negócios"
     II - Abertura
       Duas siglas que já beneficiam os usuários
       Web tem respostas até mais rápidas
     III - Abertura
       Se minha geladeira falasse...
       Mulheres lideram no número de net-compradores (40% em nove meses)
       Shopping virtual é inaugurado em Ribeirão Preto.
     IV - Abertura
       Opus é exemplo santista de loja virtual
       Promoções e preço menor atraem clientes
       Tomorrow é exemplo de shopping digital
       Uma loja de ferramentas faz sucesso na Internet
       Automóveis usados ganham maior loja virtual da Internet brasileira
     V - Abertura
       Internet muda relação entre comerciante e cliente.
       Canais de distribuição reformulam suas práticas.
     VI - Abertura
       Custo da publicidade na Web não é o problema
       Presença na Internet é tão importante quanto dispor de telefone e fax.
       Nova economia é alicerçada na informação.
     VII - Mais de vinte motivos para a empresa se instalar na Internet
      Quem tem medo de entrar na Web?
      Banners apresentam resultados acima das expectativas