COMÉRCIO
ELETRÔNICO
Comércio eletrônico
já é uma realidade - IV
Carlos Pimentel Mendes
Editor
Previsões
do comércio varejista norte-americano indicam que nos Estados Unidos,
dentro de dois anos, os CDs de música deixarão de ser vendidos
em lojas físicas. Essa tendência também poderá
se concretizar no Brasil nos próximos dez anos. Pode ser até
que não aconteça, devido a fatores hoje impossíveis
de prever, da mesma forma como o filme em fita videocassete não
acabou com os cinemas, nem a televisão acabou com o rádio.
Mas, um empresário de um setor ameaçado pelas novidades que
estão chegando (e em que setor elas não estão surgindo?)
não pode apenas cruzar os braços e esperar pelo que vai acontecer
para depois pensar no que fazer. As mudanças são muito rápidas
e, quando chegam, já vão passando por cima de quem não
se adaptou a elas, não se preparou para os novos tempos.
No caso do comércio eletrônico,
a possibilidade de se escolher o produto, comparar preços, fazer
a compra e até de receber na hora, através do computador,
sem sair de casa, já é uma realidade para uma parcela crescente
da população, conforme mostram as pesquisas nacionais e internacionais.
Computador já virou eletrodoméstico como geladeira e forno
microondas (aliás, já mostramos nesta série a geladeira
Screenfridge da Electrolux e o forno da NCR que acessam a Internet). Número
cada vez maior de computadores - e também televisores, telefones
celulares, até carros - já possui dispositivos para comunicação
com outros computadores.
Com a difusão dos serviços
bancários pela Internet, e das novas tecnologias de segurança
nos meios de pagamento, as pessoas estão perdendo o medo que tinham
de fazer compras pela Internet. Daí a integrarem esse novo mercado
consumidor virtual é apenas um passo muito simples: arriscar a primeira
compra. Por isso, todas as projeções indicam uma explosão
das vendas via Internet nos próximos dois anos.
O lojista que não souber captar
esse novo mercado verá seus clientes em fuga, atraídos por
concorrentes do mundo inteiro, que nem precisam ter loja do outro lado
da rua: com as novas tecnologias, eles estão dentro da casa do consumidor,
prontos para atendê-lo com toda a comodidade e a qualquer hora do
dia... ou da noite!
Investimento
-
É verdade que para montar uma loja virtual não basta contratar
um perito em informática para fazer o programa de computador. Há
necessidade de toda uma estrutura de atendimento de alto nível,
preparada para lidar com as expectativas e necessidades do consumidor informatizado.
O lucro pode ocorrer, mas não deve ser o objetivo imediato: empatar
investimento e retorno financeiro é o melhor que se pode esperar
nesta fase inicial.
Ou seja: o comércio eletrônico
deve ser encarado como um investimento indispensável no futuro do
negócio, um aprendizado necessário até que se crie
uma rotina de trabalho, que o consumidor visado saiba que sua loja existe
e que passe a visitar constantemente seu endereço eletrônico
(site) em busca das novidades, como faria numa loja comum recém-inaugurada.
Ou o lojista aprende a captar esses novos clientes, a ocupar esse novo
espaço de negócios, ou fica vendo os comerciantes virtuais
se instalarem em seu território e vai se preparando para encerrar
suas atividades em breve futuro.
Veja nesta série:
I -
Abertura
Crescimento começou com a Web
"É uma nova revolução nos
negócios"
II -
Abertura
Duas siglas que já beneficiam os usuários
Web tem respostas até mais rápidas
III
- Abertura
Se minha geladeira falasse...
Mulheres lideram no número de net-compradores
(40% em nove meses)
Shopping virtual é inaugurado em Ribeirão
Preto.
IV -
Abertura
Opus é exemplo santista de loja virtual
Promoções e preço menor atraem
clientes
Tomorrow é exemplo de shopping digital
Uma loja de ferramentas faz sucesso na Internet
Automóveis usados ganham maior loja virtual
da Internet brasileira
V -
Abertura
Internet muda relação entre comerciante
e cliente.
Canais de distribuição reformulam
suas práticas.
VI -
Abertura
Custo da publicidade na Web não é
o problema
Presença na Internet é tão
importante quanto dispor de telefone e fax.
Nova economia é alicerçada na informação.
VII
-
Mais de vinte motivos para a empresa se instalar
na Internet
Quem tem medo de entrar na Web?0
Banners apresentam resultados acima das expectativas |