COMÉRCIO
ELETRÔNICO
Opus é exemplo santista de
loja virtual
Se, de
fato, as lojas convencionais de discos encerrarem suas atividades nos próximos
anos, a Opus Laser estará preparada: desde outubro de 1997 esse
grupo santista de lojas está presente na Internet, aprendendo junto
com os clientes a melhor forma de efetuar transações via
computador. Descobrindo como afastar as pedras do percurso, como definir
custos e fazer promoções, como evitar falhas e armadilhas
que nenhum livro ou consultor conseguiria prever, e que só podem
ser percebidas e corrigidas quando o sistema já está em funcionamento.
Um exemplo: um cliente regular deixou
de pagar a fatura do cartão de crédito, alegando que não
tinha comprado discos nessa loja. Investigado o problema, descobriu-se
que se tratava de um executivo que tinha as compras no cartão integralmente
pagas pela empresa. Quando esta suspendeu esse benefício e ele teve
de assumir o pagamento, notou na fatura a compra de produtos na Opus, que
não tinha feito. Ele não sabia que seu filho adolescente
tinha obtido o número do cartão e estava debitando as compras
via Internet no cartão do pai. A princípio negou mas, diante
das evidências, acabou confessando.
Mais um exemplo: um cliente nas Ilhas
Canárias tentou comprar um disco usando seu cartão, mas o
sistema estava recusando o número. Razão: não era
cartão de crédito, mas uma modalidade conhecida como cartão
de débito, que não tem validade internacional.
Outra situação que
só o aprendizado prático ensina a resolver: alguém
de outro estado faz a compra, recebe a mercadoria pelo correio, depois
diz que não comprou, que outra pessoa usou seu número de
cartão de crédito para fazer compras em seu nome. As operadoras
de cartão de crédito já avisaram que não se
responsabilizam, cabe ao lojista garantir a idoneidade do cliente, até
porque apurar fraudes seria um trabalho a mais (e um custo a mais) para
essas operadoras. No caso citado, o rastreamento do endereço IP
(identificação do computador que emitiu a mensagem de compra)
do cliente e da remessa pelo correio (aviso-recibo) permitiu comprovar
que ela foi entregue ao destinatário, que se identificou com documentos
provando ser o titular do cartão, evidenciando-se a má-fé
dessa pessoa. Caso contrário, a loja teria sofrido prejuízo
com a perda da mercadoria, com a postagem da encomenda, e ainda com os
custos administrativos do processamento do pedido e do crédito.
"Vender e não receber é pior que não vender, pois
a loja perde a mercadoria e ainda arca com o frete", lembram os representantes
da Opus.
Veja nesta série:
I -
Abertura
Crescimento começou com a Web
"É uma nova revolução nos
negócios"
II -
Abertura
Duas siglas que já beneficiam os usuários
Web tem respostas até mais rápidas
III
- Abertura
Se minha geladeira falasse...
Mulheres lideram no número de net-compradores
(40% em nove meses)
Shopping virtual é inaugurado em Ribeirão
Preto.
IV -
Abertura
Opus é exemplo santista de loja virtual
Promoções e preço menor atraem
clientes
Tomorrow é exemplo de shopping digital
Uma loja de ferramentas faz sucesso na Internet
Automóveis usados ganham maior loja virtual
da Internet brasileira
V -
Abertura
Internet muda relação entre comerciante
e cliente.
Canais de distribuição reformulam
suas práticas.
VI -
Abertura
Custo da publicidade na Web não é
o problema
Presença na Internet é tão
importante quanto dispor de telefone e fax.
Nova economia é alicerçada na informação.
VII
-
Mais de vinte motivos para a empresa se instalar
na Internet
Quem tem medo de entrar na Web?
Banners apresentam resultados acima das expectativas |