COMÉRCIO
ELETRÔNICO
Shopping virtual é
inaugurado em Ribeirão Preto
Uma das
vertentes do comércio eletrônico que vem mais crescendo é
a formação de shoppings virtuais, como o que a provedora
Net Site, de Ribeirão Preto, está criando pioneiramente naquela
cidade do Norte paulista, junto com a empresa CD Computer Divisions, especializada
em tecnologia de sistemas administrativos e aplicativos para Internet.
O Jet Shopping é o primeiro
shopping
virtual daquela região e, como outros do gênero, funciona
como uma lista de empresas reunidas num mesmo endereço eletrônico,
comercializando os mais diversos produtos.
Como num shopping normal, o shopping
eletrônico é uma reunião de lojistas. O cliente escolhe
a loja em que vai entrar, ou o produto que procura, e vê em sua própria
casa as fotos, os preços, as condições de pagamento;
faz encomendas, paga e recebe, tudo solucionado pelo sistema.
As novas teorias de marketing estabelecem
que o empresário moderno deve oferecer o máximo de conforto
e opções para o cliente, mesmo que isso exija alto investimento
em modernização e novos serviços. Com o shopping
virtual, o cliente tem a vantagem de conhecer o produto, comprar e pagar
sem sair de casa. E o empresário pode mostrar seu produto em detalhes,
24 horas por dia, inclusive aos sábados, domingos e feriados. Tudo
isso sem contratar novos funcionários, aumentar estoques ou ampliar
instalações físicas. Lojas no shopping virtual
também não têm custo fixo, explicam os promotores do
Jet Shopping.
Tendência
–
"O comércio eletrônico é a tendência mundial
em vendas do próximo século, e o empresário que acreditar
nesse mercado estará imediatamente se diferenciando da concorrência",
afirma o diretor-proprietário da Net Site, Luiz Mário Lunardi.
"Estima-se que o volume de negócios do comércio eletrônico
chegue em breve a US$ 200 bilhões por ano. É um segmento
ainda a ser descoberto, mas que já movimenta a economia mundial",
conclui Lunardi.
Grandes empresas, até lojas
de departamentos com grande infra-estrutura em todo o mundo, estão
investindo cada vez mais na venda on-line. Mas são os pequenos
empresários que mais lucram e crescem com esse modelo.
"Quem já vende por telefone
tem estrutura para atender pela Internet", conta Wladimir Bianchi, diretor
da CD Informática. "O sistema é ideal para todo tipo de negócios,
até mesmo prestadores de serviços, além de empresas
aéreas, bancos, pequenas lojas, grandes magazines, bolsas de valores,
transportadoras, pizzarias, locadoras de vídeo, lojas de presente
etc.", exemplifica.
Segurança
–
Se a Internet nasceu de uma rede internacional de espionagem, nada mais
natural que sua evolução tenha previsto quaisquer ataques
aos dados e patrimônios alheios. A compra via Internet é absolutamente
segura no Jet Shopping, garante Bianchi: "O empresário que participa
do shopping virtual recebe a garantia de segurança, gratuita,
que oferecemos com serviço denominado "Site Seguro", explica.
Essa garantia tem nome e sobrenome,
citam: é fornecida pela Thawte
Consulting, empresa credenciada pela Netscape e pela Microsoft para
operar com os dispositivos de segurança de seus programas em todo
o mundo, que dá crédito internacional às operações
do site seguro do Jet Shopping.
Veja nesta série:
I -
Abertura
Crescimento começou com a Web
"É uma nova revolução nos
negócios"
II -
Abertura
Duas siglas que já beneficiam os usuários
Web tem respostas até mais rápidas
III
- Abertura
Se minha geladeira falasse...
Mulheres lideram no número de net-compradores
(40% em nove meses)
Shopping virtual é inaugurado em Ribeirão
Preto.
IV -
Abertura
Opus é exemplo santista de loja virtual
Promoções e preço menor atraem
clientes
Tomorrow é exemplo de shopping digital
Uma loja de ferramentas faz sucesso na Internet
Automóveis usados ganham maior loja virtual
da Internet brasileira
V -
Abertura
Internet muda relação entre comerciante
e cliente.
Canais de distribuição reformulam
suas práticas.
VI -
Abertura
Custo da publicidade na Web não é
o problema
Presença na Internet é tão
importante quanto dispor de telefone e fax.
Nova economia é alicerçada na informação.
VII
-
Mais de vinte motivos para a empresa se instalar
na
Internet
Quem tem medo de entrar na Web?
Banners apresentam resultados acima das expectativas |