Clique aqui para voltar à página inicial  http://www.novomilenio.inf.br/ano99/9906eec4.htm
*Publicado originalmente pelo editor de Novo Milênio no caderno Informática do jornal A Tribuna de Santos/SP em 29/6/1999
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 05/20/00 21:52:48
COMÉRCIO ELETRÔNICO
Shopping virtual é inaugurado em Ribeirão Preto

Uma das vertentes do comércio eletrônico que vem mais crescendo é a formação de shoppings virtuais, como o que a provedora Net Site, de Ribeirão Preto, está criando pioneiramente naquela cidade do Norte paulista, junto com a empresa CD Computer Divisions, especializada em tecnologia de sistemas administrativos e aplicativos para Internet. O Jet Shopping é o primeiro shopping virtual daquela região e, como outros do gênero, funciona como uma lista de empresas reunidas num mesmo endereço eletrônico, comercializando os mais diversos produtos.

Como num shopping normal, o shopping eletrônico é uma reunião de lojistas. O cliente escolhe a loja em que vai entrar, ou o produto que procura, e vê em sua própria casa as fotos, os preços, as condições de pagamento; faz encomendas, paga e recebe, tudo solucionado pelo sistema.

As novas teorias de marketing estabelecem que o empresário moderno deve oferecer o máximo de conforto e opções para o cliente, mesmo que isso exija alto investimento em modernização e novos serviços. Com o shopping virtual, o cliente tem a vantagem de conhecer o produto, comprar e pagar sem sair de casa. E o empresário pode mostrar seu produto em detalhes, 24 horas por dia, inclusive aos sábados, domingos e feriados. Tudo isso sem contratar novos funcionários, aumentar estoques ou ampliar instalações físicas. Lojas no shopping virtual também não têm custo fixo, explicam os promotores do Jet Shopping.

Tendência – "O comércio eletrônico é a tendência mundial em vendas do próximo século, e o empresário que acreditar nesse mercado estará imediatamente se diferenciando da concorrência", afirma o diretor-proprietário da Net Site, Luiz Mário Lunardi. "Estima-se que o volume de negócios do comércio eletrônico chegue em breve a US$ 200 bilhões por ano. É um segmento ainda a ser descoberto, mas que já movimenta a economia mundial", conclui Lunardi.

Grandes empresas, até lojas de departamentos com grande infra-estrutura em todo o mundo, estão investindo cada vez mais na venda on-line. Mas são os pequenos empresários que mais lucram e crescem com esse modelo.

"Quem já vende por telefone tem estrutura para atender pela Internet", conta Wladimir Bianchi, diretor da CD Informática. "O sistema é ideal para todo tipo de negócios, até mesmo prestadores de serviços, além de empresas aéreas, bancos, pequenas lojas, grandes magazines, bolsas de valores, transportadoras, pizzarias, locadoras de vídeo, lojas de presente etc.", exemplifica.

Segurança – Se a Internet nasceu de uma rede internacional de espionagem, nada mais natural que sua evolução tenha previsto quaisquer ataques aos dados e patrimônios alheios. A compra via Internet é absolutamente segura no Jet Shopping, garante Bianchi: "O empresário que participa do shopping virtual recebe a garantia de segurança, gratuita, que oferecemos com serviço denominado "Site Seguro", explica.

Essa garantia tem nome e sobrenome, citam: é fornecida pela Thawte Consulting, empresa credenciada pela Netscape e pela Microsoft para operar com os dispositivos de segurança de seus programas em todo o mundo, que dá crédito internacional às operações do site seguro do Jet Shopping.

Veja nesta série:
     I - Abertura
       Crescimento começou com a Web
       "É uma nova revolução nos negócios"
     II - Abertura
       Duas siglas que já beneficiam os usuários
       Web tem respostas até mais rápidas
     III - Abertura
       Se minha geladeira falasse...
       Mulheres lideram no número de net-compradores (40% em nove meses)
       Shopping virtual é inaugurado em Ribeirão Preto.
     IV - Abertura
       Opus é exemplo santista de loja virtual
       Promoções e preço menor atraem clientes
       Tomorrow é exemplo de shopping digital
       Uma loja de ferramentas faz sucesso na Internet
       Automóveis usados ganham maior loja virtual da Internet brasileira
     V - Abertura
       Internet muda relação entre comerciante e cliente.
       Canais de distribuição reformulam suas práticas.
     VI - Abertura
       Custo da publicidade na Web não é o problema
       Presença na Internet é tão importante quanto dispor de telefone e fax.
       Nova economia é alicerçada na informação.
     VII - Mais de vinte motivos para a empresa se instalar na Internet
      Quem tem medo de entrar na Web?
      Banners apresentam resultados acima das expectativas