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*Publicado originalmente pelo editor de Novo Milênio no caderno Informática do jornal A Tribuna de Santos/SP em15/6/1999
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 05/20/00 21:54:10
COMÉRCIO ELETRÔNICO
Crescimento começou com a Web

Eram apenas quatro computadores ligados em dezembro de 1969, quando a Internet começou a existir, ainda com o nome de Arpanet e o objetivo de garantir que a troca de informações militares prosseguisse, mesmo que um dos pontos da rede fosse destruído por bombardeio inimigo. Mesmo 16 anos depois, em fevereiro de 1986, já em uso por várias universidades norte-americanas, a Internet ligava apenas 2.308 computadores em todo o mundo. O crescimento exponencial só começaria em janeiro de 1991, com o desenvolvimento da "teia de alcance mundial", a World Wide Web (ou WWW, ou Web): de 376 mil servidores então, passaria para 1.776.000 em julho de 1993 (quando surgiu o navegador gráfico Mosaic), começando então uma fase em que a cada ano esse total dobrava.

Segundo dados do Minnesota Internet Center e da Iplex, em julho de 1994 existiam 3.212.000 servidores na rede, e um ano depois já eram 6.642.000. Com o início das operações norte-americanas de Internet por cabo de televisão e as experiências da Web TV, em julho de 1996 eram registrados 12.881.000 hosts. Em 1997 começou a era do uso da Internet como veículo para o comércio eletrônico, já contando 19.540.000 hosts (em julho daquele ano). Apenas seis meses depois, em janeiro de 1998, o total já passava para 29.670.000 endereços. Em setembro daquele ano, 3,6% de toda população humana do mundo estava conectada à rede mundial, o mesmo que uma em cada 42 pessoas do mundo, conforme pesquisa da NUA Ltd.. No próximo ano, segundo o Forrester Research, 52 milhões de pessoas estarão conectadas à Internet.

Dos mil principais executivos listados pela revista Fortune, 87% responderam em pesquisa da Spiral Media, em 1998, que suas empresas deveriam ter um web-site para se manterem competitivas. De dezembro de 1996 a janeiro de 1997, 5,6 milhões de pessoas fizeram compras on-line, conforme pesquisa do Nielsen Internet Demographics Survey. Conforme noticiou o jornal Washington Post em 18/11/1998 (em "Internet Retail Sales Rising Sharply"), uma associação de varejistas on-line, a Shop.org pesquisou 127 companhias on-line, concluindo que naquele ano esse comércio atingiria US$ 13 bilhões, com a vantagem adicional de ser formado por novos consumidores, sem tirar vendas das formas tradicionais (lojas convencionais e vendas por catálogos postais). Em 1996, as vendas de produtos via Internet foram de US$ 993,4 milhões, com um crescimento de 61,8% sobre os US$ 613,9 milhões registrados em 1995, conforme citado pelo Star Business Journal de 2/1/1997, na Califórnia/EUA (artigo "Electronic Commerce Sparked by Internet Expansion", de Thomas Hobbs).

Segundo a Network Wizards, os sites comerciais na Internet (aqueles com o sufixo [.com] no nome, já são 12 milhões, o equivalente a 28% dos hosts da Web.

Um informe do instituto Morgan Stanley indicou que enquanto a mídia rádio demorou 38 anos para atrair 50 milhões de usuários, a televisão conseguiu atingir igual número de telespectadores em apenas 13 anos. A Internet precisou de apenas cinco anos para obter resultados semelhantes.

Veja nesta série:
     I - Abertura
      Crescimento começou com a Web
      "É uma nova revolução nos negócios"
     II - Abertura
      Duas siglas que já beneficiam os usuários
      Web tem respostas até mais rápidas
     III - Abertura
      Se minha geladeira falasse...
      Mulheres lideram no número de net-compradores (40% em nove meses)
      Shopping virtual é inaugurado em Ribeirão Preto.
     IV - Abertura
      Opus é exemplo santista de loja virtual
      Promoções e preço menor atraem clientes
      Tomorrow é exemplo de shopping digital
      Uma loja de ferramentas faz sucesso na Internet
      Automóveis usados ganham maior loja virtual da Internet brasileira
     V - Abertura
      Internet muda relação entre comerciante e cliente.
      Canais de distribuição reformulam suas práticas.
     VI - Abertura
      Custo da publicidade na Web não é o problema
      Presença na Internet é tão importante quanto dispor de telefone e fax.
      Nova economia é alicerçada na informação.
     VII - Mais de vinte motivos para a empresa se instalar na Internet
     Quem tem medo de entrar na Web?
      Banners apresentam resultados acima das expectativas