COMÉRCIO
ELETRÔNICO
Canais de distribuição
reformulam suas parcerias
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da matéria
Paulo Eduardo Mauá (*)
Colaborador
Como
citei, nos contatos internos de distribuidor e revenda, pouca coisa se
alterou. Os canais de distribuição das marcas IBM, HP, Epson,
Microsoft, entre outros, continuam os mesmos e suas vendas começam
agora a surgir em sites Web. Realmente, fica muito mais fácil entrar
na página de um distribuidor, escolher o produto, indicar a transportadora
e a forma de pagamento e dar um clique no mouse. Em menos de 24
horas recebemos o produto em nossa empresa. É mais rápido,
mas as vezes não dá bons resultados. Se quisermos adquirir
15 unidades em vez de apenas 1 impressora, o site apresenta o mesmo valor
unitário e, em comércio, isso não existe.
O preço de uma impressora
não pode ser o mesmo do que a aquisição de um lote
de 15 impressoras, aqui no Brasil ou em qualquer lugar do mundo. Portanto,
a Internet tem que respeitar essa característica. O recurso é
entrar em contato com a vendedora, aquela que nos atendia antes da implantação
do site, e uma voz metálica atende dizendo: "Bom dia, sou a fulana
e não atendo mais ao telefone. Me envie um e-mail em caso
de dúvida ou consulte nosso site."
Frio demais para uma modalidade que
exige permuta, troca, principalmente de cordialidades e até conversas
inúteis em meio à negociação. Existe uma tendência
nos canais de distribuição em que as antigas vendedoras,
as fulanas que não atendem hoje o telefone, voltem a contactar e
visitar os clientes, partindo para um trabalho ativo de telemarketing
e não apenas de colhedora de pedidos.
O que tem melhorado muito são
as informações dos fabricantes direto para as revendas. A
Enterdata, por ser Autorizada e Certificada das marcas mais vendidas no
mercado, possui senha para acesso a sites que os fabricantes nos reservam
e de onde podemos tirar informações valiosíssimas,
como especificações detalhadas de produtos, fotos, eventos,
cursos de atualização em vendas ou técnicos, controle
de reposição de peças no caso de Assistência
Técnica Autorizada etc. Para se ter uma idéia, não
compramos mais as peças originais para impressoras via telefone
ou fax, apenas por Internet, o que facilita muito a velocidade de compra,
mas não altera muito os problemas de logística desses fornecedores,
das transportadoras, do Sedex etc.
Quando algum problema ocorre entre
o canal de distribuição e a revenda, imediatamente acionamos
o fabricante, a HP por exemplo, que possui uma pessoa em tempo integral
à disposição das revendas, via e-mail ou site,
para resolver essas situações, mantendo assim a marca mais
próxima da revenda e consequentemente do cliente. Em último
caso, utilizamos o telefone.
Por ser Business Partner da IBM,
por exemplo, a Enterdata possui soluções de e-business
para as empresas, que nada mais são do que uma nova maneira de fazer
negócios que combina os recursos de computação que
a empresa já possui com o alcance global da Internet, seja qual
for o tamanho da empresa: como criar um site de informações,
como oferecer serviços e como fazer transações pela
Internet. E, todo o aparato, a Enterdata recebe através de cursos
na própria IBM e diariamente pela Internet.
Novos serviços
- O que não facilita muito é a ineficiência das operadoras
telefônicas, mas temos que conviver com a capacidade que elas nos
oferecem para tráfego de dados. A Enterdata Informática está
elaborando para breve uma consulta automática das ordens de serviço
de assistência técnica via site para que o cliente, seja pessoa
física ou jurídica, possa consultar o status do seu equipamento
diretamente do seu computador e inclusive enviar e-mail autorizando
orçamento ou solicitando um detalhamento daquela posição.
Isso facilitaria a vida do cliente e com certeza agilizaria nosso funcionamento.
Para os que não acreditam
em comércio eletrônico, um aviso: veio para ficar e proporcionar
outros tipos de negócios que ainda nem imaginamos que poderão
existir em breves meses. Alguém foi profeta há dez anos,
para prever que alguém chegaria a você, numa festa, e soltaria
a pergunta: "Como? Você não tem e-mail?" Não
ter e-mail é algo semelhante a ser um nômade no deserto,
e há tanta selva de informática para ser explorada ainda...
(*) Paulo Eduardo
Mauá é sócio-proprietário das lojas santistas
de informática Enterdata.
N.E.: A IBM mantém páginas
em inglês sobre desenvolvimento de negócios eletrônicos,
inclusive e-commerce, no site http://www.ibm.com/e-business/.
A página brasileira da IBM está em http://www.ibm.com.br.
Veja nesta série:
I -
Abertura
Crescimento começou com a Web
"É uma nova revolução nos
negócios"
II -
Abertura
Duas siglas que já beneficiam os usuários
Web tem respostas até mais rápidas
III
- Abertura
Se minha geladeira falasse...
Mulheres lideram no número de net-compradores
(40% em nove meses)
Shopping virtual é inaugurado em Ribeirão
Preto.
IV -
Abertura
Opus é exemplo santista de loja virtual
Promoções e preço menor atraem
clientes
Tomorrow é exemplo de shopping digital
Uma loja de ferramentas faz sucesso na Internet
Automóveis usados ganham maior loja virtual
da Internet brasileira
V -
Abertura
Internet muda relação entre comerciante
e cliente.
Canais de distribuição reformulam
suas práticas.
VI -
Abertura
Custo da publicidade na Web não é
o problema
Presença na Internet é tão
importante quanto dispor de telefone e fax.
Nova economia é alicerçada na informação.
VII
-
Mais de vinte motivos para a empresa se instalar
na Internet
Quem tem medo de entrar na Web?
Banners apresentam resultados acima das
expectativas |