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*Publicado originalmente pelo editor de Novo Milênio no caderno Informática do jornal A Tribuna de Santos/SP em 13/7/1999
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 05/20/00 21:51:48
COMÉRCIO ELETRÔNICO
Canais de distribuição reformulam suas parcerias

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Paulo Eduardo Mauá (*)
Colaborador

Como citei, nos contatos internos de distribuidor e revenda, pouca coisa se alterou. Os canais de distribuição das marcas IBM, HP, Epson, Microsoft, entre outros, continuam os mesmos e suas vendas começam agora a surgir em sites Web. Realmente, fica muito mais fácil entrar na página de um distribuidor, escolher o produto, indicar a transportadora e a forma de pagamento e dar um clique no mouse. Em menos de 24 horas recebemos o produto em nossa empresa. É mais rápido, mas as vezes não dá bons resultados. Se quisermos adquirir 15 unidades em vez de apenas 1 impressora, o site apresenta o mesmo valor unitário e, em comércio, isso não existe.

O preço de uma impressora não pode ser o mesmo do que a aquisição de um lote de 15 impressoras, aqui no Brasil ou em qualquer lugar do mundo. Portanto, a Internet tem que respeitar essa característica. O recurso é entrar em contato com a vendedora, aquela que nos atendia antes da implantação do site, e uma voz metálica atende dizendo: "Bom dia, sou a fulana e não atendo mais ao telefone. Me envie um e-mail em caso de dúvida ou consulte nosso site." 

Frio demais para uma modalidade que exige permuta, troca, principalmente de cordialidades e até conversas inúteis em meio à negociação. Existe uma tendência nos canais de distribuição em que as antigas vendedoras, as fulanas que não atendem hoje o telefone, voltem a contactar e visitar os clientes, partindo para um trabalho ativo de telemarketing e não apenas de colhedora de pedidos.

O que tem melhorado muito são as informações dos fabricantes direto para as revendas. A Enterdata, por ser Autorizada e Certificada das marcas mais vendidas no mercado, possui senha para acesso a sites que os fabricantes nos reservam e de onde podemos tirar informações valiosíssimas, como especificações detalhadas de produtos, fotos, eventos, cursos de atualização em vendas ou técnicos, controle de reposição de peças no caso de Assistência Técnica Autorizada etc. Para se ter uma idéia, não compramos mais as peças originais para impressoras via telefone ou fax, apenas por Internet, o que facilita muito a velocidade de compra, mas não altera muito os problemas de logística desses fornecedores, das transportadoras, do Sedex etc.

Quando algum problema ocorre entre o canal de distribuição e a revenda, imediatamente acionamos o fabricante, a HP por exemplo, que possui uma pessoa em tempo integral à disposição das revendas, via e-mail ou site, para resolver essas situações, mantendo assim a marca mais próxima da revenda e consequentemente do cliente. Em último caso, utilizamos o telefone.

Por ser Business Partner da IBM, por exemplo, a Enterdata possui soluções de e-business para as empresas, que nada mais são do que uma nova maneira de fazer negócios que combina os recursos de computação que a empresa já possui com o alcance global da Internet, seja qual for o tamanho da empresa: como criar um site de informações, como oferecer serviços e como fazer transações pela Internet. E, todo o aparato, a Enterdata recebe através de cursos na própria IBM e diariamente pela Internet.

Novos serviços - O que não facilita muito é a ineficiência das operadoras telefônicas, mas temos que conviver com a capacidade que elas nos oferecem para tráfego de dados. A Enterdata Informática está elaborando para breve uma consulta automática das ordens de serviço de assistência técnica via site para que o cliente, seja pessoa física ou jurídica, possa consultar o status do seu equipamento diretamente do seu computador e inclusive enviar e-mail autorizando orçamento ou solicitando um detalhamento daquela posição. Isso facilitaria a vida do cliente e com certeza agilizaria nosso funcionamento.

Para os que não acreditam em comércio eletrônico, um aviso: veio para ficar e proporcionar outros tipos de negócios que ainda nem imaginamos que poderão existir em breves meses. Alguém foi profeta há dez anos, para prever que alguém chegaria a você, numa festa, e soltaria a pergunta: "Como? Você não tem e-mail?" Não ter e-mail é algo semelhante a ser um nômade no deserto, e há tanta selva de informática para ser explorada ainda...

(*) Paulo Eduardo Mauá é sócio-proprietário das lojas santistas de informática Enterdata

N.E.: A IBM mantém páginas em inglês sobre desenvolvimento de negócios eletrônicos, inclusive e-commerce, no site http://www.ibm.com/e-business/. A página brasileira da IBM está em http://www.ibm.com.br.

Veja nesta série:
     I - Abertura
       Crescimento começou com a Web
       "É uma nova revolução nos negócios"
     II - Abertura
       Duas siglas que já beneficiam os usuários
       Web tem respostas até mais rápidas
     III - Abertura
       Se minha geladeira falasse...
       Mulheres lideram no número de net-compradores (40% em nove meses)
       Shopping virtual é inaugurado em Ribeirão Preto.
     IV - Abertura
       Opus é exemplo santista de loja virtual
       Promoções e preço menor atraem clientes
       Tomorrow é exemplo de shopping digital
       Uma loja de ferramentas faz sucesso na Internet
       Automóveis usados ganham maior loja virtual da Internet brasileira
     V - Abertura
       Internet muda relação entre comerciante e cliente.
       Canais de distribuição reformulam suas práticas.
     VI - Abertura
       Custo da publicidade na Web não é o problema
       Presença na Internet é tão importante quanto dispor de telefone e fax.
       Nova economia é alicerçada na informação.
     VII - Mais de vinte motivos para a empresa se instalar na Internet
      Quem tem medo de entrar na Web?
      Banners apresentam resultados acima das expectativas