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*Publicado originalmente pelo editor de Novo Milênio no caderno Informática do jornal A Tribuna de Santos/SP em 6/7/1999
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 05/20/00 21:52:08
COMÉRCIO ELETRÔNICO
Automóveis usados ganham maior loja virtual da Internet brasileira

WebMotors superou a marca de um milhão de pageviews em apenas um ano

O maior serviço on-line do Brasil no apoio à compra e venda de automóveis usados foi lançado na semana passada: a WebMotors, empresa responsável pela criação e administração de conhecido site brasileiro para o comércio automobilístico, que já superou a marca de um milhão de pageviews (visitas individuais às páginas) sai na frente lançando o maior serviço de oferta de veículos usados pela Internet. O cadastramento dos veículos vem ocorrendo à média de 50 unidades por dia, sem contar as ofertas das concessionárias que trabalham com a WebMotors.

O sistema de oferta de usados faz uma pré-qualificação dos usuários, solicitando ao internauta o número de seu CPF e admitindo uma única oferta por pessoa que pretende disponibilizar um veículo para a venda. De qualquer lugar do Brasil, o visitante da WebMotors tem acesso gratuito às concessionárias mais ativas do país e, consequentemente, aos melhores negócios do mercado, comparando preço e qualidade, segundo apregoam os responsáveis pelo serviço.

Caso de sucesso - Já há quatro anos oferecendo aos internautas um serviço especializado de apoio a compras de veículos, a WebMotors é a mais tradicional empresa de serviços on-line do setor automotivo. "Cada ano de trabalho na Web eqüivale a doze anos no mundo real, em função da velocidade com que são processadas as informações e do grande número de consumidores atingidos regional e globalmente", afirma Sylvio Alves de Barros Netto, diretor geral da empresa.

Segundo ele, "a WebMotors oferece o mais completo e eficiente serviço de automotivos da Internet brasileira. Quando a rede mundial iniciou as primeiras operações no país, o site era uma espécie de catálogo virtual, contendo os mais de 600 modelos de automóveis nacionais e importados disponíveis no mercado, com informações completas, atualizadas diariamente."

Em 8/1998, a empresa lançou o sistema dealer, quando o site disponibilizou aos visitantes o registro da intenção de compra através do preenchimento de um cadastro on-line, enviado para a rede de concessionárias que utilizam o sistema. A WebMotors é a pioneira no setor a utilizar o chamado marketing de relacionamento, uma ferramenta importante para a criação de comunidades na Web, ampliação do diálogo entre as partes envolvidas no comércio eletrônico, divulgação de oportunidades e oferta de produtos e serviços para um público ultra-segmentado.

"A empresa capta, através da Internet, pessoas com interesse em automóveis e derivados, identifica e qualifica esses usuários, e em seguida transfere os contatos para empresas que oferecem produtos e serviços para essas pessoas. Assim, cria-se uma rotina de relacionamentos estratégicos no mercado de compra e venda de autos e derivados", afirma Barros Netto.

WebMotors foi um dos primeiros sites a veicular publicidade on-line. Os internautas podem constatar a presença de banners, que promovem maior interação entre as empresas que atuam no setor e os consumidores. As montadoras, seguradoras e concessionárias atingem diretamente o público interessado em fazer negócios com automóveis e derivados.

Informações - A WebMotors possui um dos bancos de dados mais completos do mercado on-line de automóveis e derivados. O site já recebeu mais de trinta mil propostas para compra de veículos desde 8/1998. Atualmente, cerca de dois mil visitantes mensais são cadastrados no site e, com os novos serviços, esse número deverá atingir rapidamente a marca dos cinco mil. Segundo Barros Netto, "é preciso muita agilidade para acompanhar o ritmo de uma mídia tão dinâmica como a Internet".

Outro serviço oferecido aos internautas é o clipping de notícias diárias do mercado de automóveis, veiculadas nos principais jornais do país. Diariamente, a partir das 9 horas, é possível conferir na homepage do site todas as notícias importantes sobre automotivos. Também ficam disponíveis reportagens semanais sobre novos modelos, marcas, política de preços, entre outros assuntos.

Atualmente, o site tem cadastradas cerca de cem concessionárias na grande São Paulo, o que representa mais de 20% do total em atividade na região, que responde por 60% de todo o comércio de automóveis nacional.

Como usar - O internauta acessa o endereço http://www.webmotors.com.br, clica em [Usados] e entra na página de consultas. Com isso, é ativada a ferramenta de busca e o internauta estabelece o padrão de preço, cor, marca, modelo do automóvel que pretende adquirir. No botão [Cadastre aqui seu veículo], poderá solicitar uma ficha para cadastro do automóvel à venda. O sistema pede o número do CPF do internauta, que será sua senha para solicitar e enviar novas informações para o site. Depois de dez dias no site, a oferta do automóvel usado à venda é retirada.

No segmento de zero km, o serviço é cobrado apenas das concessionárias, que pagam pelo número de propostas recebidas. Em média, o custo final por veículo comercializado varia de R$ 50 a R$ 70, contra R$ 400 nas mídias tradicionais. "É mais barato e mais rápido comprar e vender automóveis pela Internet. A principal diferença é que a concessionária paga de acordo com o número de vezes em que é feito contato com pessoas interessadas", completa Barros Netto.

Shopping - A partir de agora, além do serviço de apoio ao comércio de autos, o site hospedará um shopping virtual, que possibilitará aos internautas de todo o país comprar e receber no endereço indicado produtos ligados ao segmento automotivo. "Inicialmente, vamos oferecer aos visitantes do site aparelhos de viva-voz para telefones celulares a um preço muito atraente, uma verdadeira oportunidade para quem pretende comprar sem sair de casa ou do escritório".

Assim, inaugura a venda efetiva de produtos, marcando forte presença no mercado de comércio eletrônico. Dias 10 a 22/7/1999, veicula a cobertura ao vivo do Rally dos Sertões, com fotos e textos do evento. Em 8/1999, para comemorar quatro anos de atividades, a WebMotors vai premiar os visitantes do site. A empresa lança também um serviço inédito para aquisição de automóveis via Internet, uma surpresa que vai revolucionar as operações online do mercado. Setembro/1999 será o mês de lançamento do portal WebMotors 2000, um conceito mais abrangente e eficaz quando o assunto é pesquisa e comércio de produtos e serviços online de automóveis.

Segundo Barros Netto, "na Internet só se pode aprender fazendo. Cada produto ou serviço lançado contribui na identificação de outras necessidades dos consumidores e, a partir daí, surgem mais e melhores produtos e serviços. Assim, conquista-se a fidelidade dos consumidores e é possível aumentar a base de usuários do site. Em pouco tempo, nenhum internauta deverá comprar ou vender carro sem antes consultar a WebMotors".

Veja nesta série:
     I - Abertura
       Crescimento começou com a Web
       "É uma nova revolução nos negócios"
     II - Abertura
       Duas siglas que já beneficiam os usuários
       Web tem respostas até mais rápidas
     III - Abertura
      Se minha geladeira falasse...
      Mulheres lideram no número de net-compradores (40% em nove meses)
      Shopping virtual é inaugurado em Ribeirão Preto.
     IV - Abertura
      Opus é exemplo santista de loja virtual
      Promoções e preço menor atraem clientes
       Tomorrow é exemplo de shopping digital
       Uma loja de ferramentas faz sucesso na Internet
       Automóveis usados ganham maior loja virtual da Internet brasileira
     V - Abertura
       Internet muda relação entre comerciante e cliente.
       Canais de distribuição reformulam suas práticas.
     VI - Abertura
      Custo da publicidade na Web não é o problema
       Presença na Internet é tão importante quanto dispor de telefone e fax.
      Nova economia é alicerçada na informação.
     VII - Mais de vinte motivos para a empresa se instalar na Internet
      Quem tem medo de entrar na Web?
      Banners apresentam resultados acima das expectativas