COMÉRCIO
ELETRÔNICO
Automóveis usados ganham
maior loja virtual da Internet brasileira
WebMotors superou a marca
de um milhão de pageviews em apenas um ano
O maior
serviço on-line do Brasil no apoio à compra e venda
de automóveis usados foi lançado na semana passada: a WebMotors,
empresa responsável pela criação e administração
de conhecido site brasileiro para o comércio automobilístico,
que já superou a marca de um milhão de pageviews (visitas
individuais às páginas) sai na frente lançando o maior
serviço de oferta de veículos usados pela Internet. O cadastramento
dos veículos vem ocorrendo à média de 50 unidades
por dia, sem contar as ofertas das concessionárias que trabalham
com a WebMotors.
O sistema de oferta de usados faz
uma pré-qualificação dos usuários, solicitando
ao internauta o número de seu CPF e admitindo uma única oferta
por pessoa que pretende disponibilizar um veículo para a venda.
De qualquer lugar do Brasil, o visitante da WebMotors tem acesso gratuito
às concessionárias mais ativas do país e, consequentemente,
aos melhores negócios do mercado, comparando preço e qualidade,
segundo apregoam os responsáveis pelo serviço.
Caso de
sucesso - Já há quatro anos oferecendo aos internautas
um serviço especializado de apoio a compras de veículos,
a WebMotors é a mais tradicional empresa de serviços on-line
do setor automotivo. "Cada ano de trabalho na Web eqüivale a doze
anos no mundo real, em função da velocidade com que são
processadas as informações e do grande número de consumidores
atingidos regional e globalmente", afirma Sylvio Alves de Barros Netto,
diretor geral da empresa.
Segundo ele, "a WebMotors oferece
o mais completo e eficiente serviço de automotivos da Internet brasileira.
Quando a rede mundial iniciou as primeiras operações no país,
o site era uma espécie de catálogo virtual, contendo os mais
de 600 modelos de automóveis nacionais e importados disponíveis
no mercado, com informações completas, atualizadas diariamente."
Em 8/1998, a empresa lançou
o sistema dealer, quando o site disponibilizou aos visitantes o
registro da intenção de compra através do preenchimento
de um cadastro on-line, enviado para a rede de concessionárias
que utilizam o sistema. A WebMotors é a pioneira no setor a utilizar
o chamado marketing de relacionamento, uma ferramenta importante
para a criação de comunidades na Web, ampliação
do diálogo entre as partes envolvidas no comércio eletrônico,
divulgação de oportunidades e oferta de produtos e serviços
para um público ultra-segmentado.
"A empresa capta, através
da Internet, pessoas com interesse em automóveis e derivados, identifica
e qualifica esses usuários, e em seguida transfere os contatos para
empresas que oferecem produtos e serviços para essas pessoas. Assim,
cria-se uma rotina de relacionamentos estratégicos no mercado de
compra e venda de autos e derivados", afirma Barros Netto.
WebMotors foi um dos primeiros sites
a veicular publicidade on-line. Os internautas podem constatar a
presença de banners, que promovem maior interação
entre as empresas que atuam no setor e os consumidores. As montadoras,
seguradoras e concessionárias atingem diretamente o público
interessado em fazer negócios com automóveis e derivados.
Informações
-
A WebMotors possui um dos bancos de dados mais completos do mercado on-line
de automóveis e derivados. O site já recebeu mais de trinta
mil propostas para compra de veículos desde 8/1998. Atualmente,
cerca de dois mil visitantes mensais são cadastrados no site e,
com os novos serviços, esse número deverá atingir
rapidamente a marca dos cinco mil. Segundo Barros Netto, "é preciso
muita agilidade para acompanhar o ritmo de uma mídia tão
dinâmica como a Internet".
Outro serviço oferecido aos
internautas é o clipping de notícias diárias
do mercado de automóveis, veiculadas nos principais jornais do país.
Diariamente, a partir das 9 horas, é possível conferir na
homepage do site todas as notícias importantes sobre automotivos.
Também ficam disponíveis reportagens semanais sobre novos
modelos, marcas, política de preços, entre outros assuntos.
Atualmente, o site tem cadastradas
cerca de cem concessionárias na grande São Paulo, o que representa
mais de 20% do total em atividade na região, que responde por 60%
de todo o comércio de automóveis nacional.
Como usar
-
O internauta acessa o endereço
http://www.webmotors.com.br,
clica em [Usados] e entra na página de consultas. Com isso, é
ativada a ferramenta de busca e o internauta estabelece o padrão
de preço, cor, marca, modelo do automóvel que pretende adquirir.
No botão [Cadastre aqui seu veículo], poderá solicitar
uma ficha para cadastro do automóvel à venda. O sistema pede
o número do CPF do internauta, que será sua senha para solicitar
e enviar novas informações para o site. Depois de dez dias
no site, a oferta do automóvel usado à venda é retirada.
No segmento de zero km, o serviço
é cobrado apenas das concessionárias, que pagam pelo número
de propostas recebidas. Em média, o custo final por veículo
comercializado varia de R$ 50 a R$ 70, contra R$ 400 nas mídias
tradicionais. "É mais barato e mais rápido comprar e vender
automóveis pela Internet. A principal diferença é
que a concessionária paga de acordo com o número de vezes
em que é feito contato com pessoas interessadas", completa Barros
Netto.
Shopping
-
A partir de agora, além do serviço de apoio ao comércio
de autos, o site hospedará um shopping virtual, que possibilitará
aos internautas de todo o país comprar e receber no endereço
indicado produtos ligados ao segmento automotivo. "Inicialmente, vamos
oferecer aos visitantes do site aparelhos de viva-voz para telefones celulares
a um preço muito atraente, uma verdadeira oportunidade para quem
pretende comprar sem sair de casa ou do escritório".
Assim, inaugura a venda efetiva de
produtos, marcando forte presença no mercado de comércio
eletrônico. Dias 10 a 22/7/1999, veicula a cobertura ao vivo do Rally
dos Sertões, com fotos e textos do evento. Em 8/1999, para comemorar
quatro anos de atividades, a WebMotors vai premiar os visitantes do site.
A empresa lança também um serviço inédito para
aquisição de automóveis via Internet, uma surpresa
que vai revolucionar as operações online do mercado. Setembro/1999
será o mês de lançamento do portal WebMotors 2000,
um conceito mais abrangente e eficaz quando o assunto é pesquisa
e comércio de produtos e serviços online de automóveis.
Segundo Barros Netto, "na Internet
só se pode aprender fazendo. Cada produto ou serviço lançado
contribui na identificação de outras necessidades dos consumidores
e, a partir daí, surgem mais e melhores produtos e serviços.
Assim, conquista-se a fidelidade dos consumidores e é possível
aumentar a base de usuários do site. Em pouco tempo, nenhum internauta
deverá comprar ou vender carro sem antes consultar a WebMotors".
Veja nesta série:
I -
Abertura
Crescimento começou com a Web
"É uma nova revolução nos negócios"
II -
Abertura
Duas siglas que já beneficiam os usuários
Web tem respostas até mais rápidas
III
- Abertura
Se minha geladeira falasse...
Mulheres lideram no número de net-compradores
(40% em nove meses)
Shopping virtual é inaugurado em Ribeirão
Preto.
IV -
Abertura
Opus é exemplo santista de loja virtual
Promoções e preço menor atraem
clientes
Tomorrow é exemplo de shopping digital
Uma loja de ferramentas faz sucesso na Internet
Automóveis usados ganham maior loja virtual
da Internet brasileira
V -
Abertura
Internet muda relação entre comerciante
e cliente.
Canais de distribuição reformulam
suas práticas.
VI -
Abertura
Custo da publicidade na Web não é
o problema
Presença na Internet é tão
importante quanto dispor de telefone e fax.
Nova economia é alicerçada na informação.
VII
-
Mais de vinte motivos para a empresa se instalar
na Internet
Quem tem medo de entrar na Web?
Banners apresentam resultados acima das
expectativas |