Clique aqui para voltar à página inicial  http://www.novomilenio.inf.br/ano99/9906dec2.htm
*Publicado originalmente pelo editor de Novo Milênio no caderno Informática do jornal A Tribuna de Santos/SP em 22/6/1999
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 05/20/00 21:53:28
COMÉRCIO ELETRÔNICO
Web tem respostas até mais rápidas

Em seu livro "A Comunidade Virtual", o divertido Howard Rheingold conta que em 1986 (há 13 anos, note o leitor) sua filha pequena teve um problema médico às 23 horas. A esposa ligou para a clínica pediátrica, o médico havia saído. Howard consultou a comunidade Well de auto-ajuda eletrônica e um correspondente "com o improvável mas genuíno nome de Flash Gordon, médico" imediatamente apresentou a solução. O pediatra consultado pela esposa só deu retorno ao telefonema bem depois. O livro, aliás, pode ser visto eletronicamente (em inglês), servindo como excelente introdução para o tema.

Em São Paulo, a revista Info Exame de 6/1999 fez o teste de encomendar um sanduíche simultaneamente pelo telefone e pela Internet, às 13 horas. O pedido por telefone demorou 37 minutos e 13 segundos. A compra feita pela Internet demorou 38 minutos e 45 segundos, incluída a confirmação telefônica dos dados que o restaurante fez, para se garantir contra trotes. O restaurante usado na experiência foi o Al Manara.

Em Santos, a loja Opus Laser faz ponto de honra no compromisso de entregar em no máximo três horas o pedido de um disco feito pela Internet, na área básica de atuação, ou no dia seguinte se for usado o correio Sedex ou o pedido for feito à noite nessa área (as condições estão na página Web da empresa). Com a vantagem: pela Internet, o consumidor paga menos (embora possa arcar com tarifas de postagem no correio, em certos casos), desconto que visa incentivar esse meio de negócios e é possibilitado pelo menor custo operacional. Os internautas cadastrados no site, mesmo que ainda não sejam clientes, participam de sorteios constantes promovidos pela Opus.

Os três casos mostram como o intercâmbio eletrônico de informações e o próprio comércio eletrônico já facilitam a vida de muita gente. Até mesmo experiências quase impossíveis usando os métodos tradicionais se tornam simples usando a Internet, como a comparação automática dos preços de um livro ou disco em diferentes lojas (vários sites já fazem isso, entre lojas virtuais e às vezes até incluindo lojas comuns na pesquisa), ou fazer com que a floricultura de uma cidade de outro país, em qualquer parte do mundo faça a entrega de um ramalhete de flores a uma parente aniversariante que no momento está fisicamente distante.

Curiosamente, muitos serviços que as matrizes das redes oferecem há anos no exterior não estão disponíveis na região. Há anos, por exemplo, a rede de pizzarias norte-americana Pizza Hut opera com formulários pela Internet, permitindo a entrega em qualquer ponto daquele país. A mesma rede, embora tivesse lojas instaladas em Santos, não chegou a criar por aqui do serviço via Internet - que facilitaria ao cliente, por exemplo, lembrar o nome que cada pizzaria dá às suas pizzas e decidir previamente, assim, o sabor desejado - o que por telefone toma muito mais tempo de conversa com o atendente. Aliás, o que as pizzarias da região estão esperando para buscar essa clientela?

Variedade - Consultando sistemas virtuais de empresas da região, pode-se, por exemplo, escolher entre a grande variedade de produtos disponibilizados pelo Shopping On line do Mar Shopping Show, com entrega em até sete dias úteis. Na loja virtual da Enterdata, podem ser obtidos desde computadores até suprimentos. Flores? A floricultura Gardênia tem sua loja virtual e costuma oferecer brindes aos internautas. Aluguel de carros? A Localiza tem página interativa. Com diversas lojas na região, a rede de livrarias Siciliano também oferece opção de compra pela Net.

Entre outras possibilidades que a nova Sociedade da Informação e as tecnologias de e-commerce oferecem, está a de fazer cursos exóticos e/ou de alto nível (até mesmo de Master in Business Administration - MBA) em universidades às quais seria impraticável comparecer fisicamente. Por exemplo, a Universidade Anhembi-Morumbi tem um curso de Moda que pode ser totalmente acompanhado via Internet, sem que o usuário precise sair de casa para isso.

Veja nesta série:
     I - Abertura
       Crescimento começou com a Web
       "É uma nova revolução nos negócios"
     II - Abertura
       Duas siglas que já beneficiam os usuários
       Web tem respostas até mais rápidas
     III - Abertura
       Se minha geladeira falasse...
       Mulheres lideram no número de net-compradores (40% em nove meses)
       Shopping virtual é inaugurado em Ribeirão Preto.
     IV - Abertura
       Opus é exemplo santista de loja virtual
       Promoções e preço menor atraem clientes
       Tomorrow é exemplo de shopping digital
       Uma loja de ferramentas faz sucesso na Internet
       Automóveis usados ganham maior loja virtual da Internet brasileira
     V - Abertura
       Internet muda relação entre comerciante e cliente.
       Canais de distribuição reformulam suas práticas.
     VI - Abertura
       Custo da publicidade na Web não é o problema
       Presença na Internet é tão importante quanto dispor de telefone e fax.
       Nova economia é alicerçada na informação.
     VII - Mais de vinte motivos para a empresa se instalar na Internet
      Quem tem medo de entrar na Web?