COMÉRCIO
ELETRÔNICO
Web tem respostas até mais
rápidas
Em seu
livro "A Comunidade Virtual", o divertido Howard Rheingold conta que em
1986 (há 13 anos, note o leitor) sua filha pequena teve um problema
médico às 23 horas. A esposa ligou para a clínica
pediátrica, o médico havia saído. Howard consultou
a comunidade Well de auto-ajuda eletrônica e um correspondente "com
o improvável mas genuíno nome de Flash Gordon, médico"
imediatamente apresentou a solução. O pediatra consultado
pela esposa só deu retorno ao telefonema bem depois. O livro, aliás,
pode ser visto eletronicamente (em
inglês), servindo como excelente introdução para
o tema.
Em São Paulo, a revista Info
Exame de 6/1999 fez o teste de encomendar um sanduíche simultaneamente
pelo telefone e pela Internet, às 13 horas. O pedido por telefone
demorou 37 minutos e 13 segundos. A compra feita pela Internet demorou
38 minutos e 45 segundos, incluída a confirmação telefônica
dos dados que o restaurante fez, para se garantir contra trotes. O restaurante
usado na experiência foi o Al
Manara.
Em Santos, a loja Opus
Laser faz ponto de honra no compromisso de entregar em no máximo
três horas o pedido de um disco feito pela Internet, na área
básica de atuação, ou no dia seguinte se for usado
o correio Sedex ou o pedido for feito à noite nessa área
(as condições estão na página Web da empresa).
Com a vantagem: pela Internet, o consumidor paga menos (embora possa arcar
com tarifas de postagem no correio, em certos casos), desconto que visa
incentivar esse meio de negócios e é possibilitado pelo menor
custo operacional. Os internautas cadastrados no site, mesmo que ainda
não sejam clientes, participam de sorteios constantes promovidos
pela Opus.
Os três casos mostram como
o intercâmbio eletrônico de informações e o próprio
comércio eletrônico já facilitam a vida de muita gente.
Até mesmo experiências quase impossíveis usando os
métodos tradicionais se tornam simples usando a Internet, como a
comparação automática dos preços de um livro
ou disco em diferentes lojas (vários sites já fazem isso,
entre lojas virtuais e às vezes até incluindo lojas comuns
na pesquisa), ou fazer com que a floricultura de uma cidade de outro país,
em qualquer parte do mundo faça a entrega de um ramalhete de flores
a uma parente aniversariante que no momento está fisicamente distante.
Curiosamente, muitos serviços
que as matrizes das redes oferecem há anos no exterior não
estão disponíveis na região. Há anos, por exemplo,
a rede de pizzarias norte-americana Pizza Hut opera com formulários
pela Internet, permitindo a entrega em qualquer ponto daquele país.
A mesma rede, embora tivesse lojas instaladas em Santos, não chegou
a criar por aqui do serviço via Internet - que facilitaria ao cliente,
por exemplo, lembrar o nome que cada pizzaria dá às suas
pizzas e decidir previamente, assim, o sabor desejado - o que por telefone
toma muito mais tempo de conversa com o atendente. Aliás, o que
as pizzarias da região estão esperando para buscar essa clientela?
Variedade
-
Consultando sistemas virtuais de empresas da região, pode-se, por
exemplo, escolher entre a grande variedade de produtos disponibilizados
pelo Shopping On line do Mar
Shopping Show, com entrega em até sete dias úteis. Na
loja virtual da Enterdata, podem
ser obtidos desde computadores até suprimentos. Flores? A floricultura
Gardênia tem sua loja
virtual e costuma oferecer brindes aos internautas. Aluguel de carros?
A Localiza tem página interativa.
Com diversas lojas na região, a rede de livrarias Siciliano
também oferece opção de compra pela Net.
Entre outras possibilidades que a
nova Sociedade da Informação e as tecnologias de e-commerce
oferecem, está a de fazer cursos exóticos e/ou de alto nível
(até mesmo de Master in Business Administration - MBA) em universidades
às quais seria impraticável comparecer fisicamente. Por exemplo,
a Universidade Anhembi-Morumbi tem um curso
de Moda que pode ser totalmente acompanhado via Internet, sem que o
usuário precise sair de casa para isso.
Veja nesta série:
I -
Abertura
Crescimento começou com a Web
"É uma nova revolução nos
negócios"
II -
Abertura
Duas siglas que já beneficiam os usuários
Web tem respostas até mais rápidas
III
- Abertura
Se minha geladeira falasse...
Mulheres lideram no número de net-compradores
(40% em nove meses)
Shopping virtual é inaugurado em Ribeirão
Preto.
IV -
Abertura
Opus é exemplo santista de loja virtual
Promoções e preço menor atraem
clientes
Tomorrow é exemplo de shopping digital
Uma loja de ferramentas faz sucesso na Internet
Automóveis usados ganham maior loja virtual
da Internet brasileira
V -
Abertura
Internet muda relação entre comerciante
e cliente.
Canais de distribuição reformulam
suas práticas.
VI -
Abertura
Custo da publicidade na Web não é
o problema
Presença na Internet é tão
importante quanto dispor de telefone e fax.
Nova economia é alicerçada na informação.
VII
-
Mais de vinte motivos para a empresa se instalar
na Internet
Quem tem medo de entrar na Web? |