Clique aqui para voltar à página inicial  http://www.novomilenio.inf.br/ano99/9907dec1.htm
*Publicado originalmente pelo editor de Novo Milênio no caderno Informática do jornal A Tribuna de Santos/SP em 27/7/1999
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 05/20/00 21:51:42
COMÉRCIO ELETRÔNICO
Custo da publicidade na Web não é o problema

O custo de anunciar na Internet, através da colocação de faixas clicáveis (banners) nas páginas mais consultadas pelos internautas, ainda está muito barato em termos de custo-benefício (que na Internet é medido através do page-view - número de internautas que visitam as páginas, registrado através de programas contadores de acesso). Assim, os clientes não têm reclamado de custos.
Marcos Bermudez, diretor de atendimento da Estalo, observa que o custo de produção da publicidade para a Internet depende muito da qualidade, dos recursos disponibilizados para o público na página Web. Embora a presença na Internet seja atualmente indispensável para passar uma imagem de modernidade da empresa, as empresas santistas ainda não programam uma verba de marketing específico para a Net. Boa parte dos anunciantes da região está no setor de varejo, que tem uma visão mais imediatista, e a Net não gera resultados imediatos. Muitas empresas ainda têm sites institucionais apenas, não lojas virtuais.

Mesmo assim, está havendo uma evolução: a partir deste ano, a Net já faz parte do plano de investimento de várias empresas. A Drogaria Iporanga criou sua página há dois anos, está agora implantando a loja virtual. Seu custo com Internet tem sido de cerca de 5% do total por ela investido em publicidade.

Mídia nova - Isabela Jorge, mídia da Estalo Propaganda, nota que a Internet atinge um público bem segmentado, mais qualificado, pessoas com nível aquisitivo mais alto. Mas os clientes ainda colocam algumas restrições, pois não é todo mundo que acessa a Internet. "Quem entra, não sai mais, mas os que não costumam usar a Internet são reticentes, ainda não a visualizam como mídia".

Um dos clientes da Estalo, a Drogaria Iporanga, inclui a Internet em sua pauta de divulgação publicitária, mas como ela inclui televisão, rádio, outdoors e jornais, ainda não foi possível medir precisamente o retorno desse investimento (já que a presença em cada veículo de divulgação reforça a mensagem passada pelas outras mídias). Isabela explica que a Drogaria Iporanga recebe pedidos via Internet, e há clientes querendo fazer o cadastro pela Net, mas por razões legais (a necessidade de uma assinatura no documento, por exemplo) é preferível fazer o cadastro na loja.

Veja nesta série:
     I - Abertura
       Crescimento começou com a Web
       "É uma nova revolução nos negócios"
     II - Abertura
       Duas siglas que já beneficiam os usuários
       Web tem respostas até mais rápidas
     III - Abertura
      Se minha geladeira falasse...
      Mulheres lideram no número de net-compradores (40% em nove meses)
      Shopping virtual é inaugurado em Ribeirão Preto.
     IV - Abertura
      Opus é exemplo santista de loja virtual
      Promoções e preço menor atraem clientes
       Tomorrow é exemplo de shopping digital
       Uma loja de ferramentas faz sucesso na Internet
       Automóveis usados ganham maior loja virtual da Internet brasileira
     V - Abertura
       Internet muda relação entre comerciante e cliente.
       Canais de distribuição reformulam suas práticas.
     VI - Abertura
      Custo da publicidade na Web não é o problema
       Presença na Internet é tão importante quanto dispor de telefone e fax.
      Nova economia é alicerçada na informação.
     VII - Mais de vinte motivos para a empresa se instalar na Internet
      Quem tem medo de entrar na Web?
      Banners apresentam resultados acima das expectativas