Clique aqui para voltar à página inicial  http://www.novomilenio.inf.br/ano99/9906cecm.htm
*Publicado originalmente pelo editor de Novo Milênio no caderno Informática do jornal A Tribuna de Santos/SP em 15/6/1999
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 12/20/00 21:39:10
COMÉRCIO ELETRÔNICO
Comércio eletrônico já é uma realidade - I

Crescimento explosivo da Web e novas tecnologias viabilizam negócios

Carlos Pimentel Mendes
Editor

Visto com ceticismo por muitos, devido a uma série de problemas que ainda persistem - a falta de maior segurança nas transações, principalmente - o comércio eletrônico já é uma realidade que atropela todas as previsões de empresas e governos, com números que denotam seu impressionante crescimento. Embora expoentes como a americana Amazon e a brasileira Cultura ainda registrem prejuízo - com que não se preocupam, pois consideram ser esta uma fase de investimentos para criar uma forte posição no mercado eletrônico -, outras empresas já estão obtendo expressivos lucros e - o que é mais importante - marcando seu lugar no mundo virtual. 

Mesmo as empresas que possuem lojas reais - como as santistas Opus Laser, Drogaria Iporanga, Enterdata Informática e outras - já descobriram que a presença on-line agrega um serviço extra aos clientes, distinguindo-as das concorrentes e dando-lhes uma imagem de modernidade. Outras, como o colégio Carmo e a Locatel, notam a importância de se fazerem lembradas junto a um público consumidor de alto nível e muitas vezes formador de opinião.

Mesmo na área publicitária, ainda há quem duvide da eficácia da Internet como mídia, em comparação com meios tradicionais de divulgação publicitária como rádio, televisão, jornal, revista, outdoor. A rede mundial de computadores ainda é vista por muitos como, no máximo, um local para as empresas firmarem uma presença institucional, não como veículo válido para a obtenção de resultados imediatos. Muitas vezes, o problema está na adequação da linguagem publicitária e das expectativas das empresas ao novo meio de comunicação, que não pode ser tratado como os tradicionais.

Essas questões já preocupam o novo presidente da Associação dos Profissionais de Propaganda (APP)/Litoral Paulista, Fernando Montanha, que pretende em breve promover um evento para os publicitários da região, visando analisar as dificuldades e as vantagens da publicidade na Internet. Ele acredita que, uma vez conscientizados todos os profissionais de Publicidade quanto à forma de uso da Internet, o mercado regional deverá ampliar rapidamente sua presença no comércio eletrônico. 

Afinal, esta é provavelmente a região do Brasil com maior percentual de internautas e provedores em relação à população residente. Um mercado já bastante considerável, e que continua crescendo de forma explosiva, a exemplo do que se verifica no resto do mundo. Esses temas começam a ser analisados em uma série de matérias sobre a publicidade e o comércio eletrônico.

Veja nesta série:
     I - Abertura
      Crescimento começou com a Web
      "É uma nova revolução nos negócios"
     II - Abertura
      Duas siglas que já beneficiam os usuários
      Web tem respostas até mais rápidas
     III - Abertura
     Se minha geladeira falasse...
     Mulheres lideram no número de net-compradores (40% em nove meses)
     Shopping virtual é inaugurado em Ribeirão Preto.
     IV - Abertura
     Opus é exemplo santista de loja virtual
     Promoções e preço menor atraem clientes
      Tomorrow é exemplo de shopping digital
      Uma loja de ferramentas faz sucesso na Internet
      Automóveis usados ganham maior loja virtual da Internet brasileira
     V - Abertura
      Internet muda relação entre comerciante e cliente.
      Canais de distribuição reformulam suas práticas.
     VI - Abertura
     Custo da publicidade na Web não é o problema
      Presença na Internet é tão importante quanto dispor de telefone e fax.
     Nova economia é alicerçada na informação.
     VII - Mais de vinte motivos para a empresa se instalar na Internet
     Quem tem medo de entrar na Web?
      Banners apresentam resultados acima das expectativas