COMÉRCIO ELETRÔNICO
Comércio eletrônico
já é uma realidade - I
Crescimento explosivo da Web
e novas tecnologias viabilizam negócios
Carlos Pimentel Mendes
Editor
Visto
com ceticismo por muitos, devido a uma série de problemas que ainda
persistem - a falta de maior segurança nas transações,
principalmente - o comércio eletrônico já é
uma realidade que atropela todas as previsões de empresas e governos,
com números que denotam seu impressionante crescimento. Embora expoentes
como a americana Amazon e a brasileira Cultura ainda registrem prejuízo
- com que não se preocupam, pois consideram ser esta uma fase de
investimentos para criar uma forte posição no mercado eletrônico
-, outras empresas já estão obtendo expressivos lucros e
- o que é mais importante - marcando seu lugar no mundo virtual.
Mesmo as empresas que possuem lojas
reais - como as santistas Opus Laser, Drogaria Iporanga, Enterdata Informática
e outras - já descobriram que a presença on-line agrega um
serviço extra aos clientes, distinguindo-as das concorrentes e dando-lhes
uma imagem de modernidade. Outras, como o colégio Carmo e a Locatel,
notam a importância de se fazerem lembradas junto a um público
consumidor de alto nível e muitas vezes formador de opinião.
Mesmo na área publicitária,
ainda há quem duvide da eficácia da Internet como mídia,
em comparação com meios tradicionais de divulgação
publicitária como rádio, televisão, jornal, revista,
outdoor. A rede mundial de computadores ainda é vista por muitos
como, no máximo, um local para as empresas firmarem uma presença
institucional, não como veículo válido para a obtenção
de resultados imediatos. Muitas vezes, o problema está na adequação
da linguagem publicitária e das expectativas das empresas ao novo
meio de comunicação, que não pode ser tratado como
os tradicionais.
Essas questões já preocupam
o novo presidente da Associação dos Profissionais de Propaganda
(APP)/Litoral Paulista, Fernando Montanha, que pretende em breve promover
um evento para os publicitários da região, visando analisar
as dificuldades e as vantagens da publicidade na Internet. Ele acredita
que, uma vez conscientizados todos os profissionais de Publicidade quanto
à forma de uso da Internet, o mercado regional deverá ampliar
rapidamente sua presença no comércio eletrônico.
Afinal, esta é provavelmente
a região do Brasil com maior percentual de internautas e provedores
em relação à população residente. Um
mercado já bastante considerável, e que continua crescendo
de forma explosiva, a exemplo do que se verifica no resto do mundo. Esses
temas começam a ser analisados em uma série de matérias
sobre a publicidade e o comércio eletrônico.
Veja nesta série:
I -
Abertura
Crescimento começou com a Web
"É uma nova revolução nos negócios"
II -
Abertura
Duas siglas que já beneficiam os usuários
Web tem respostas até mais rápidas
III
- Abertura
Se
minha geladeira falasse...
Mulheres
lideram no número de net-compradores (40% em nove meses)
Shopping
virtual é inaugurado em Ribeirão Preto.
IV -
Abertura
Opus
é exemplo santista de loja virtual
Promoções
e preço menor atraem clientes
Tomorrow é exemplo de shopping digital
Uma loja de ferramentas faz sucesso na Internet
Automóveis usados ganham maior loja virtual
da Internet brasileira
V -
Abertura
Internet muda relação entre comerciante
e cliente.
Canais de distribuição reformulam
suas práticas.
VI -
Abertura
Custo
da publicidade na Web não é o problema
Presença na Internet é tão
importante quanto dispor de telefone e fax.
Nova
economia é alicerçada na informação.
VII
-
Mais de vinte motivos para a empresa se instalar
na Internet
Quem
tem medo de entrar na Web?
Banners apresentam resultados acima das expectativas |