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*Publicado originalmente pelo editor de Novo Milênio no caderno Informática do jornal A Tribuna de Santos/SP em 29/6/1999
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 05/20/00 21:52:58
COMÉRCIO ELETRÔNICO
Mulheres lideram aumento no número de net-compradores (40% em nove meses)

Paul Lang (*)
Colaborador

O número de pessoas nos Estados Unidos e Canadá que fazem compras na Internet aumentou 40% nos últimos nove meses. São parte dos já 92 milhões de usuários de Internet naqueles países que fazem o crescimento comercial da Web surgir como uma tendência dominante.

De acordo com um estudo de abril de 1999 divulgado agora pelas empresas CommerceNet e Nielsen Media Research, o número de usuários de Internet com idade maior ou igual a dezesseis anos naqueles países aumentou 16% em apenas nove meses, todavia o número de consumidores online saltou 40% ou 28 milhões durante o mesmo período.

O número de consumidores online aumentou em 80% em nove meses, ultrapassando a marca dos dez milhões de usuários para consumo. E, pela primeira vez, o aumento do uso da Internet para consumo está sendo liderado pelas mulheres.

Dois quintos - "Mais de dois em cada cinco norte-americanos são agora usuários de Internet, e a Web está passando a fazer parte da vida cotidiana", afirmou Mark Resch, vice-presidente executivo do CommerceNet. "Com mais de 30% dos usuários sendo consumidores na Internet, estamos assistindo a uma maré crescente do e-commerce na América do Norte".

O estudo da nova demografia da Internet revela que as mulheres passaram a ser a força dominante no crescimento das compras, à medida que a proporção de mulheres entre os compradores online cresceu 9%, passando de 29% para 38% desde o último verão.

"Os homens são sem dúvida aqueles que adotaram mais cedo o comércio na Internet, mas as mulheres surgiram recentemente como uma poderosa força de compras na Web. O aumento de nove pontos percentuais na proporção de mulheres comprando via Web em um período de tempo assim tão curto é algo substancial," assinala Jerome Samson, diretor de Estratégia de Negócios e Tecnologia do Nielsen Media Research. "É particularmente importante considerar que a proporção de mulheres entre os compradores de Internet havia ficado estagnada por quase dois anos. Agora as mulheres são compradores ativos em todas as principais categorias de produtos."

De acordo com o estudo, as mulheres representam agora 45% dos 9,2 milhões de compradores de livros online, 38% dos 7,2 milhões de compradores de CD/vídeo, 24% dos 5,4 milhões de compradores de computadores e hardware, e 53% dos 4,5 milhões de compradores online de vestimentas. Nestas categorias principais, o número de mulheres que está comprando online mais que dobrou desde o último verão (N.E.: do Hemisfério Norte).
 

"Pesquisas mostram que as mulheres são a nova força dominante nas compras"

Comparação - O estudo revela também a importância da Internet para o comércio na comparação de preços e características de produtos e serviços na Web, independente se a compra foi efetuada online ou não. Um total de 55 milhões de pessoas, ou 60% da população de Internet, tem usado a Web para comprar, o que significa um aumento de 15% desde o último verão. O aumento é condizente com o crescimento da população de Internet de uma maneira geral.

Livros (12,6 milhões de compradores), computadores (12,4 milhões de compradores), roupas (11,6 milhões de compradores) e CDs/vídeos (11,4 milhões de compradores) são os principais produtos comprados online, mas ainda estão longe de peças e automóveis, com 18,2 milhões de compradores online, segundo os dados de abril de 1999.

Mudança - "A Web está mudando os hábitos de compras dos consumidores tanto em casa como no trabalho", analisa Loel McPhee, Diretor de Parcerias Estratégicas da CommerceNet. "As empresas tornaram mais fácil obter Informações de produtos e fazer compras via Web, e as pessoas estão correspondendo. Para se conseguir uma vantagem completa da Internet como veículo comercial de vanguarda, as empresas precisam continuar redirecionando suas estratégias para suprir as necessidades desses novos consumidores."

Embora mulheres e homens geralmente comprem os mesmos tipos de produtos online, ficando os livros e CDs/vídeos em primeiro lugar, todavia as diferenças de sexo ficam mais evidentes nas compras na Web. Os produtos mais comprados pelas mulheres são roupas (6,9 milhões de compradores) e livros (6,2 milhões de compradores), enquanto os produtos mais comprados pelos homens são peças e automóveis (12,6 milhões de compradores) e computadores (9,4 milhões de compradores).

Outros dados das pesquisas assinalam que dos 92 milhões de usuários de Internet (na América do Norte), 46% são mulheres. O percentual de usuários do sexo feminino ficou em cerca de 43% por quase dois anos. 41% dos 55 milhões de compradores na Internet são mulheres. Por quase dois anos este número ficou nos 36%. Dos 28 milhões de pessoas que compraram via Web, 9 milhões compraram uma vez por mês, e um milhão compraram pelo menos uma vez por semana. De todos os compradores online, 13% haviam feito sua primeira compra no mês que precedeu a pesquisa.

(*) Paul Lang tem página web em http://www.sellitontheweb.

Veja nesta série:
     I - Abertura
      Crescimento começou com a Web
      "É uma nova revolução nos negócios"
     II - Abertura
      Duas siglas que já beneficiam os usuários
      Web tem respostas até mais rápidas
     III - Abertura
     Se minha geladeira falasse...
     Mulheres lideram no número de net-compradores (40% em nove meses)
     Shopping virtual é inaugurado em Ribeirão Preto.
     IV - Abertura
     Opus é exemplo santista de loja virtual
     Promoções e preço menor atraem clientes
      Tomorrow é exemplo de shopping digital
      Uma loja de ferramentas faz sucesso na Internet
      Automóveis usados ganham maior loja virtual da Internet brasileira
     V - Abertura
      Internet muda relação entre comerciante e cliente.
      Canais de distribuição reformulam suas práticas.
     VI - Abertura
     Custo da publicidade na Web não é o problema
      Presença na Internet é tão importante quanto dispor de telefone e fax.
     Nova economia é alicerçada na informação.
     VII - Mais de vinte motivos para a empresa se instalar na Internet
      Quem tem medo de entrar na Web?
      Banners apresentam resultados acima das expectativas