COMÉRCIO
ELETRÔNICO
Mulheres lideram aumento no número
de net-compradores (40% em nove meses)
Paul Lang (*)
Colaborador
O número
de pessoas nos Estados Unidos e Canadá que fazem compras na Internet
aumentou 40% nos últimos nove meses. São parte dos já
92 milhões de usuários de Internet naqueles países
que fazem o crescimento comercial da Web surgir como uma tendência
dominante.
De acordo com um estudo de abril
de 1999 divulgado agora pelas empresas CommerceNet
e Nielsen Media Research, o número
de usuários de Internet com idade maior ou igual a dezesseis anos
naqueles países aumentou 16% em apenas nove meses, todavia o número
de consumidores online saltou 40% ou 28 milhões durante o mesmo
período.
O número de consumidores online
aumentou em 80% em nove meses, ultrapassando a marca dos dez milhões
de usuários para consumo. E, pela primeira vez, o aumento do uso
da Internet para consumo está sendo liderado pelas mulheres.
Dois quintos
-
"Mais de dois em cada cinco norte-americanos são agora usuários
de Internet, e a Web está passando a fazer parte da vida cotidiana",
afirmou Mark Resch, vice-presidente executivo do CommerceNet. "Com mais
de 30% dos usuários sendo consumidores na Internet, estamos assistindo
a uma maré crescente do e-commerce na América do Norte".
O estudo da nova demografia da Internet
revela que as mulheres passaram a ser a força dominante no crescimento
das compras, à medida que a proporção de mulheres
entre os compradores online cresceu 9%, passando de 29% para 38% desde
o último verão.
"Os homens são sem dúvida
aqueles que adotaram mais cedo o comércio na Internet, mas as mulheres
surgiram recentemente como uma poderosa força de compras na Web.
O aumento de nove pontos percentuais na proporção de mulheres
comprando via Web em um período de tempo assim tão curto
é algo substancial," assinala Jerome Samson, diretor de Estratégia
de Negócios e Tecnologia do Nielsen Media Research. "É particularmente
importante considerar que a proporção de mulheres entre os
compradores de Internet havia ficado estagnada por quase dois anos. Agora
as mulheres são compradores ativos em todas as principais categorias
de produtos."
De acordo com o estudo, as mulheres
representam agora 45% dos 9,2 milhões de compradores de livros online,
38% dos 7,2 milhões de compradores de CD/vídeo, 24% dos 5,4
milhões de compradores de computadores e hardware, e 53% dos 4,5
milhões de compradores online de vestimentas. Nestas categorias
principais, o número de mulheres que está comprando online
mais que dobrou desde o último verão (N.E.: do Hemisfério
Norte).
"Pesquisas mostram que as
mulheres são a nova força dominante nas compras"
|
Comparação
-
O estudo revela também a importância da Internet para o comércio
na comparação de preços e características de
produtos e serviços na Web, independente se a compra foi efetuada
online ou não. Um total de 55 milhões de pessoas, ou 60%
da população de Internet, tem usado a Web para comprar, o
que significa um aumento de 15% desde o último verão. O aumento
é condizente com o crescimento da população de Internet
de uma maneira geral.
Livros (12,6 milhões de compradores),
computadores (12,4 milhões de compradores), roupas (11,6 milhões
de compradores) e CDs/vídeos (11,4 milhões de compradores)
são os principais produtos comprados online, mas ainda estão
longe de peças e automóveis, com 18,2 milhões de compradores
online, segundo os dados de abril de 1999.
Mudança
-
"A Web está mudando os hábitos de compras dos consumidores
tanto em casa como no trabalho", analisa Loel McPhee, Diretor de Parcerias
Estratégicas da CommerceNet. "As empresas tornaram mais fácil
obter Informações de produtos e fazer compras via Web, e
as pessoas estão correspondendo. Para se conseguir uma vantagem
completa da Internet como veículo comercial de vanguarda, as empresas
precisam continuar redirecionando suas estratégias para suprir as
necessidades desses novos consumidores."
Embora mulheres e homens geralmente
comprem os mesmos tipos de produtos online, ficando os livros e CDs/vídeos
em primeiro lugar, todavia as diferenças de sexo ficam mais evidentes
nas compras na Web. Os produtos mais comprados pelas mulheres são
roupas (6,9 milhões de compradores) e livros (6,2 milhões
de compradores), enquanto os produtos mais comprados pelos homens são
peças e automóveis (12,6 milhões de compradores) e
computadores (9,4 milhões de compradores).
Outros dados das pesquisas assinalam
que dos 92 milhões de usuários de Internet (na América
do Norte), 46% são mulheres. O percentual de usuários do
sexo feminino ficou em cerca de 43% por quase dois anos. 41% dos 55 milhões
de compradores na Internet são mulheres. Por quase dois anos este
número ficou nos 36%. Dos 28 milhões de pessoas que compraram
via Web, 9 milhões compraram uma vez por mês, e um milhão
compraram pelo menos uma vez por semana. De todos os compradores online,
13% haviam feito sua primeira compra no mês que precedeu a pesquisa.
(*) Paul Lang
tem página web em http://www.sellitontheweb.
Veja nesta série:
I -
Abertura
Crescimento começou com a Web
"É uma nova revolução nos negócios"
II -
Abertura
Duas siglas que já beneficiam os usuários
Web tem respostas até mais rápidas
III
- Abertura
Se
minha geladeira falasse...
Mulheres
lideram no número de net-compradores (40% em nove meses)
Shopping
virtual é inaugurado em Ribeirão Preto.
IV -
Abertura
Opus
é exemplo santista de loja virtual
Promoções
e preço menor atraem clientes
Tomorrow é exemplo de shopping digital
Uma loja de ferramentas faz sucesso na Internet
Automóveis usados ganham maior loja virtual
da Internet brasileira
V -
Abertura
Internet muda relação entre comerciante
e cliente.
Canais de distribuição reformulam
suas práticas.
VI -
Abertura
Custo
da publicidade na Web não é o problema
Presença na Internet é tão
importante quanto dispor de telefone e fax.
Nova
economia é alicerçada na informação.
VII
-
Mais de vinte motivos para a empresa se instalar
na Internet
Quem tem medo de entrar na Web?
Banners apresentam resultados acima das expectativas |