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Notícias do bonde:

A TRIBUNA, DE SANTOS - 13/SET/2006

Quarta-feira, 13 de Setembro de 2006, 08:22
BONDE
Negócios com a Ásia

Rafael Motta
Da Reportagem

As tratativas para que o Município receba mais um bonde para sua linha turística chegaram à Ásia. A Administração mantém contatos com as prefeituras de Nagasaki (Japão) e Ningbo (China) — cidades-irmãs de Santos — visando a cessão de um veículo para o circuito do Centro Histórico, cuja ampliação começou nesta semana.

Também está previsto que, ainda neste mês, um engenheiro da Prefeitura viaje para Turim, na Itália, com a qual se negocia que um ou dois bondes sejam cedidos. Um deles, fora de uso, passará por avaliação técnica antes de ser doado.

Outro bonde italiano deverá ser desativado em 2007, devido à renovação da frota. O chefe de Gabinete da Prefeitura, Luiz Dias Guimarães, confirmou que esse veículo poderá chegar à Cidade em um ano.

Atualmente, há três bondes em circulação: dois santistas (um aberto e outro fechado, do tipo camarão) e um vindo da cidade do Porto, em Portugal (também fechado).

Outros dois, também portugueses e fechados, estão na garagem da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), em início de restauração. Deverão começar a circular quando for concluída a ampliação da linha turística, dos atuais 1.700 para 5 mil metros — o que o secretário de Obras e Serviços Públicos e vice-prefeito, Antônio Carlos Silva Gonçalves, espera ocorrer em oito meses.

Na segunda-feira, a Construtora e Pavimentadora Latina começou a trabalhar na ampliação da linha turística do bonde. O projeto é avaliado em R$ 7 milhões 85 mil.

O prefeito João Paulo Tavares Papa, Antônio Carlos Gonçalves e o presidente da CET, Rogério Crantschaninov, vistoriaram ontem os serviços, na Praça Correia de Melo. O asfalto, no trecho onde serão implantados os trilhos para os bondes, começou a ser quebrado nas proximidades do ponto de embarque e desembarque do bonde funicular do Monte Serrat, no sopé do morro.

Os bondes seguirão o fluxo do trânsito na maior parte do circuito. A exceção, no novo trecho, é a circulação pela Rua Bittencourt, entre a Avenida Senador Feijó e a Rua Brás Cubas, na qual os bondes andarão no contrafluxo e para os quais haverá uma faixa exclusiva e separada do tráfego de automóveis — semelhante à existente na Rua Cidade de Toledo, lateral ao Paço Municipal.

Na Rua General Câmara (exceto na região entre as praças Mauá e Rui Barbosa, já integrada ao atual trajeto), por exemplo, haverá necessidade de rebaixar o nível da via, com a retirada dos paralelepípedos hoje cobertos por asfalto.

Mais estações - Estações de embarque e descida de passageiros serão construídas próximo ao sopé do Monte Serrat, à Catedral (a Rua Marrey Júnior, lateral, será transformada em bulevar), ao Outeiro de Santa Catarina e ao Santuário do Valongo. A da Praça Mauá permanecerá ativa.

Segundo Papa, a variedade de estações permitirá aos passageiros que embarquem onde preferirem e façam o percurso parcial ou completamente. A tarifa, que deverá ser reajustada, ainda não teve valor definido. "Será o necessário para manter o custo dos serviços".

Extensão - A CET já iniciou os estudos relativos à planejada extensão do percurso dos bondes, entre as praças Mauá (Centro) e Independência (Gonzaga). Um dos itens considerados será a interferência no trânsito de veículos, que o prefeito calcula como "quase nula".

"O bonde andará pela esquerda (da Avenida Ana Costa, nos dois sentidos), e a linha de trólebus, à direita. Os carros continuarão a ter três faixas de tráfego, e a freqüência do bonde será muito baixa", avaliou Papa, ao lembrar que os bondes percorrerão trajeto idêntico ao dos carros da Linha 20.

Como revelou a A Tribuna em agosto, Papa espera conseguir um bonde da Prefeitura de São Francisco (EUA), cidade conhecida pelo uso desses veículos no transporte público e para fins turísticos.

Mas, como a minuta do acordo feita pela administração norte-americana não prevê a doação, e, sim, uma forma de cessão na qual ela poderia pedir o bonde de volta a qualquer tempo, o prefeito fará uma contraproposta.

"É uma exigência pesada, haveria custos altos de seguro, transporte e, depois de restaurar o bonde, a Prefeitura gastaria com sua devolução". Papa vai sugerir a doação do bonde ou, pelo menos, a assinatura de um contrato de comodato com prazo predeterminado.

À parte de um eventual acordo com esse município, a Prefeitura avaliará outras formas de financiamento do projeto, além de verba do Departamento de Apoio ao Desenvolvimento das Estâncias (Dade). Cogita-se que empresas custeiem parte das obras, mediante parcerias público-privadas (PPPs).

Balanço - Mais de meio milhão de pessoas andaram nos bondes do Centro Histórico desde o começo de seu funcionamento, que no dia 23 completará seis anos. Neste ano, até domingo último, passearam de bonde 78.205 pessoas, segundo a CET. Desde o primeiro dia de operação, foram 529.703 viajantes.

Serviço — A linha turística funciona de terça-feira a domingo, das 11 às 17 horas, com embarque na Praça Mauá. Passagem: R$ 0,50 e gratuita para menores de 5 e maiores de 65 anos

O que ver no novo trajeto

Rua Amador Bueno

Biblioteca Municipal (edifício onde funcionou a Associação Predial de Santos)


Praça Correia de Melo

Escola Barnabé
Estação do bonde funicular para o Monte Serrat
Escadaria de acesso ao Santuário da Padroeira, Nossa Senhora do Monte Serrat
Fonte do Itororó
Antiga sede da Companhia de Águas do Itororó


Av. São Francisco

Palácio Saturnino de Brito (escritório da Sabesp)
Edifício do Desinfectório onde trabalhou o engenheiro Saturnino de Brito


Palácio Saturnino de Brito
Foto: arquivo, publicada com a matéria


Rua Bittencourt

Corpo de Bombeiros (Castelinho)


Praça José Bonifácio

Sede da Sociedade Humanitária dos Empregados do Comércio
Fórum de Santos
Catedral de Santos
Teatro Coliseu
Monumento do Soldado Constitucionalista


Rua General Câmara

Casa da Frontaria Azulejada II (números 251/253)
Sede do jornal A Tribuna


Esquina das ruas General Câmara (E) e Itororó (D). Os edifícios brancos dos dois lados e os andares superiores da edificação ao centro abrigam instalações do jornal A Tribuna
Foto: arquivo, publicada com a matéria


Rua Visconde do Rio Branco

Casa do Trem Bélico
Outeiro de Santa Catarina
Praça ao lado do Outeiro de Santa Catarina


Praça Rui Barbosa

Monumento a Bartolomeu de Gusmão
Igreja do Rosário
Antigo edifício dos Correios


Rua do Comércio

Casa da Frontaria Azulejada


Casa da Frontaria Azulejada
Foto: arquivo, publicada com a matéria


Largo Marquês de Monte Alegre

Santuário do Valongo
Estação Ferroviária
Ruínas dos casarões do Valongo
Armazém I (1 externo)


Rua Tuiuty

Armazéns 1 a 4
Casa Rosada
Bolsa Oficial de Café/Museu dos Cafés do Brasil
Sede da Associação Comercial de Santos
Edifício de recepção dos Imigrantes (esquina com Rua Riachuelo)


Praça Mauá

Palácio José Bonifácio (Paço Municipal)


Palácio José Bonifácio
Foto: arquivo, publicada com a matéria


Praça Barão do Rio Branco

Conjunto do Carmo
Pantheon dos Andradas
Monumento Gaffreé e Guinle


Rua Augusto Severo

Edifício dos Correios


Praça da República

Alfândega
Monumento a Braz Cubas
Mesa de Rendas