Clique aqui para voltar à página inicialhttp://www.novomilenio.inf.br/santos/h0188b4.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 07/19/03 15:20:17
Clique na imagem para voltar à página principal
HISTÓRIAS E LENDAS DE SANTOS - Igrejas
As antigas igrejas santistas (2d)

Na edição de 24 de janeiro de 1983, o jornal santista A Tribuna publicou a matéria especial História e turismo nos templos, sobre as igrejas santistas, com texto de Beth Capelache de Carvalho e fotos de Arnaldo Giaxa e Francisco Dias Herrera:


Igreja de N. S. do Rosário, reconstruída em 1926
Foto publicada com a matéria

Leva para a página anterior Igreja do Rosário - Supõe-se que a Igreja Nossa Senhora do Rosário, na Praça Rui Barbosa (antigo Largo do Rosário) tenha sido levantada originalmente em 1758, pela Irmandade de Nossa Senhora do Rosário, e reconstruída em 1926.

A devoção a Nossa Senhora do Rosário foi trazida para o Brasil na época da colonização e assimilada pelos escravos africanos. De início, o altar da Irmandade do Rosário (formada em 1652) estava localizado na antiga matriz, e nele eram sepultados os corpos dos irmãos pretos, enquanto aos brancos era reservado o altar-mor.

A igreja foi fundada pelos irmãos pretos, e a mesa regedora era composta apenas de irmãos pretos. Mas, com o decorrer do tempo, foram aceitos também os brancos. Leva para a página seguinte da série


A Pietá, imagem antiga, em estilo barroco, na Igreja de Nossa Senhora do Rosário
Foto publicada com a matéria

Igreja de Nossa Senhora do Rosário
Foto: Decom/Prefeitura Municipal e Santos, em 2002

Sobre esse templo, comentaram Francisco Martins dos Santos e Fernando Martins Lichti, na obra conjunta História de Santos/Poliantéia Santista (Ed. Caudex. Ltda./S.Vicente-SP, volume 3, 1996):

Igreja do Rosário - A 1º de outubro de 1652, foi ereta, num dos altares da Matriz, a Irmandade de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos, segundo História da Igreja do Rosário, de Jaime Franco.

Em 1756, a irmandade comprou um terreno do Coronel José Ribeiro de Andrade na Rua do Campo, antigo Beco do Gonçalo Borges, perto do Ribeirão de São Jerônimo, onde foi construída a capela. Em 1822, foi construída a Igreja do Rosário, no Largo do Rosário, atual Praça Rui Barbosa. Ao longo dos anos, o prédio sofreu várias reformas, conservando, porém, as suas características originais.