Clique aqui para voltar à página inicialhttp://www.novomilenio.inf.br/santos/h0058.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 04/14/13 19:01:13
Clique na imagem para voltar à página principal
HISTÓRIAS E LENDAS DE SANTOS
Nas asas da Panair, dos franceses e do Condor

No tempo do hidroavião, a baía de Santos era escala regular na rota sulina

Três nacionalidades disputaram comercialmente os céus brasileiros nas primeiras décadas após o feito de Santos Dumont em Paris, e todas elas usaram inicialmente aviões anfíbios (hidroaviões), com escala regular na baía de Santos durante as viagens para o Sul do continente americano.

Os alemães compareceram com o Sindikat Condor, depois Cruzeiro do Sul. Os estadunidenses, com a Panair. E os franceses, com a Aéropostale e outras empresas, depois fundidas na Air France. Mas também os italianos, os portugueses e os próprios brasileiros também desfilaram pelos céus com suas máquinas voadoras, em iniciativas isoladas, participando de reides aéreos ou experimentando novos recursos.

Após os primeiros feitos dos intrépidos aviadores, surgiram as primeiras companhias aéreas regulares, ainda usando hidroaviões e depois aparelhos para pouso apenas em terra.

Veja:
Nas asas da Panair
Nas asas... dos franceses
Nas asas... do Condor
No tempo das primeiras companhias aéreas
Um heróico pescador de avião
Um voo pioneiro (1912)
Um voo pioneiro (1913)
Um voo pioneiro (novembro de 1913 - um acidente em Santos)
As primeiras aviadoras
Asas partidas (Tragédia na praia)
A chegada do Jahú a Santos, em 1927: [01] [02]
A passagem do SM-55 Santa Maria, em 1927: [01] [02] [03]
Em 1931, um reide com 14 hidroaviões
Raids aéreos e outros acontecimentos
Santos quase teve um aeroporto internacional
Saint-Exupéry: desfeito o mistério
VASP começou a linha de Santos em 1949
Um invento de Gago Coutinho
Aviadores portugueses chegam ao Rio de Janeiro em 1922
Santos aplaude o feito de Gago Coutinho e Sacadura Cabral
Gago Coutinho e S. Cabral em Santos: [01] [02] [03 - monumento]
Tudo era novidade, nos tempos pioneiros
O batismo do hidro-avião Santos
Movimento intenso de aviões... em 1952
Uma homenagem a Augusto Severo
Quando Vasco Cinquini recebeu o seu brevê (1929)
Dia da Asa é festejado no Gonzaga, em 1959

 

Veja mais:
Santos Dumont: o voo final

Aviadores nas praias do Guarujá... em 1913

Um corvo muito aplaudido, no lugar de Roland Garros

O balão de Alaor Pereira

Bartholomeu de Gusmão, o padre voador
JORNAL PERSPECTIVA: Sonho octogenário começa a se concretizar

No tempo dos hidroaviões...

Chegando de hidroavião, em 1927

Santos, num álbum familiar de 1920-30 (o Savoia-Marchetti Santa Maria, em 28/3/1027)

Passagem do aviador francês Planchut pelo bairro do Gonzaga,
vendo-se ainda um bonde defronte ao antigo Parque Balneário Hotel

Foto: cartão postal, coleção de Marcelo Tállamo

Extraído e adaptado das publicações citadas nos textos e mais estas: Pioneiros do Ar e a Evolução da Aviação (João Dutra de Medeiros, Editora Técnica de Aviação, Rio de Janeiro/RJ, 1969), A História da Panair do Brasil - 50 Anos (João Dutra de Medeiros, Editora Técnica de Aviação, Rio de Janeiro/RJ, 1979), Breve História da Aviação Comercial Brasileira (Aldo Pereira, Ed. Europa, Rio de Janeiro/RJ, 1987), Todos os Aviões do Mundo (Enzo Angelucci, Ed. Melhoramentos, São Paulo/SP, 5ª edição, 1982) e The American Flying Boat - An Illustrated History (Captain Richard C. Knott, Conway Maritime Press Ltd., Greenwich/Inglaterra e Annapolis/Maryland/EUA, 1979); Episódios e Narrativas da Aviação na Baixada Santista, de J. Muniz Jr., edição comemorativa da Semana da Asa de 1982, Gráfica de A Tribuna, Santos/SP; Asas sobre a História - Alemanha/Brasil - Primeira linha transoceânica do mundo - 1934-1984, edição especial da empresa aérea Deutsche Lufthansa AG, Colonia/Alemanha, 1984; Aviação em Revista, Ano XLVI, número especial 509/510, março-abril/1983, São Paulo/SP; Jornal da Tarde/OESP, 11/1/1986; jornal A Tribuna de Santos, 5 e 17 de março de 1989, e outras datas assinaladas nas páginas.

QR Code - Clique na imagem para ampliá-la.

QR Code. Use.

Saiba mais