HISTÓRIAS E LENDAS DE SANTOS
2008: os trens deixam o centro da cidade
Reivindicação de décadas da população, enfim atendida...
Por mais de um século, a população de Santos enfrentou o problema
representado pela passagem de trens na área urbana, interrompendo o trânsito em todas as principais avenidas, às vezes por
longo período para manobras, ou de madrugada acordando com o apito das locomotivas - além dos acidentes periodicamente ocorridos com motoristas
imprudentes ou equipamentos falhos de sinalização. Primeiro foram encerradas as atividades da linha de passageiros que servia o litoral Sul paulista;
depois, fechadas estações como a da Avenida Ana Costa; e, com os acertos para que os trens
alcançassem o porto contornando a cidade, foi possível enfim desviá-los em fevereiro de 2008 para fora da área urbana.
O principal acerto foi a negociação dos direitos de passagem dos trens (de
bitola métrica) da sucessora da Sorocabana/Fepasa/Brasil Ferrovias (a ALL
- América Latina Logística) com a sucessora da São Paulo Railway/Estrada de Ferro Santos-Jundiaí/RFFSA
(a MRS Logística), que usa bitola larga, compreendendo a colocação do terceiro trilho e integração dos controles.
Trem atravessa a Avenida Pinheiro Machado, em 23 de agosto de 2007
Foto: Marcelo Martins/Assessoria de Imprensa/Prefeitura Municipal de Santos
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