HISTÓRIAS E LENDAS DE S. VICENTE
As pontes de São Vicente
Logo que a pequena vila insular começou a se expandir, precisou criar ligações com
o território continental. No princípio, por meio de embarcações, mas com o aumento da demanda por transporte, surgiu a necessidade de pontes,
rodoviárias, ferroviárias e dutoviárias (pois a Ponte Pênsil é rodoviária por acaso: sua finalidade principal era suportar os dutos que levam o esgoto
da Ilha de São Vicente para ser lançado ao mar, em ponto mais favorável em relação às correntes marinhas). Surgiram assim as ligações por Santos com
Cubatão e o planalto paulista, a citada Ponte Pênsil, a ponte ferroviária do Canal dos Barreiros e a ponte sobre o Mar Pequeno.
No caso da Ponte Pênsil, uma curiosidade: inclusive com base em experiência internacional, existe a determinação
de que um batalhão militar não pode atravessá-la marchando: a vibração causada pelo passo cadenciado se junta e tem seu efeito potencializado, causando
um balanço que faria a ponte desabar. Mas, em 1934, a preocupação era outra: protestos enérgicos foram endereçados às autoridades pelo descontrole que
permitiu a um jovem passar com seu cavalo galopando, ameaçando a estrutura da ponte...
Sobre as pontes vicentinas, eis algumas outras histórias:
Veja também:
Série:
As curvas da estrada de Santos
Ponte
Pênsil de São Vicente em 1914, por Benedito Calixto
Ponte
Pênsil, desde a inauguração
Ponte Pênsil, em São Vicente, 2002
Foto: Prefeitura Municipal de São Vicente
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