Clique aqui para voltar à página inicialhttp://www.novomilenio.inf.br/sv/svh019.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 02/20/11 14:19:25
 
Clique na imagem para voltar à página principal
HISTÓRIAS E LENDAS DE S. VICENTE
As pontes de São Vicente

Logo que a pequena vila insular começou a se expandir, precisou criar ligações com o território continental. No princípio, por meio de embarcações, mas com o aumento da demanda por transporte, surgiu a necessidade de pontes, rodoviárias, ferroviárias e dutoviárias (pois a Ponte Pênsil é rodoviária por acaso: sua finalidade principal era suportar os dutos que levam o esgoto da Ilha de São Vicente para ser lançado ao mar, em ponto mais favorável em relação às correntes marinhas). Surgiram assim as ligações por Santos com Cubatão e o planalto paulista, a citada Ponte Pênsil, a ponte ferroviária do Canal dos Barreiros e a ponte sobre o Mar Pequeno.

No caso da Ponte Pênsil, uma curiosidade: inclusive com base em experiência internacional, existe a determinação de que um batalhão militar não pode atravessá-la marchando: a vibração causada pelo passo cadenciado se junta e tem seu efeito potencializado, causando um balanço que faria a ponte desabar. Mas, em 1934, a preocupação era outra: protestos enérgicos foram endereçados às autoridades pelo descontrole que permitiu a um jovem passar com seu cavalo galopando, ameaçando a estrutura da ponte...

Sobre as pontes vicentinas, eis algumas outras histórias:


Veja também:

Série: As curvas da estrada de Santos
Ponte Pênsil de São Vicente em 1914, por Benedito Calixto
Ponte Pênsil, desde a inauguração


Ponte Pênsil, em São Vicente, 2002
Foto: Prefeitura Municipal de São Vicente

QR Code - Clique na imagem para ampliá-la.

QR Code. Use.

Saiba mais