Imagem: reprodução parcial da matéria original
Uma grande obra de engenharia
A ponte pênsil de S. Vicente
Mais alguns meses, e será franqueada ao público a grande ponte
pênsil que a Comissão de Saneamento está construindo em um dos mais pitorescos recantos da vetusta cidade de S.
Vicente.
Trata-se de uma grande obra de engenharia, que honra sobremaneira o ilustre profissional que hoje
superintende os serviços da Comissão de Saneamento de Santos, o dr. Miguel Presgreave.
A necessidade de conduzir até os Itaipus o emissário de esgotos, que deverá lançar as matérias que
recolhe das redes secundárias, obrigou a Comissão de Saneamento a planejar essa grande ponte, que atravessa o denominado Mar Pequeno, na sua parte
mais estreita.
Após os necessários estudos preliminares, foi encomendada a uma casa da Alemanha a grande ponte
pênsil, cuja construção tem sido feita com a maior presteza e cautela.
Logo no início das obras, o dr. Miguel Presgreave e seu digno auxiliar, o dr. Mário Gambaro, atual
chefe do serviço de construção da ponte, encontraram um grande obstáculo para o assentamento dos alicerces e pegões da mesma.
As sondagens efetuadas então revelaram a presença de uma enorme laje, que da ponta em que se
achava nessa época a garagem do Clube de Regatas Tumiaru, avançava pelo mar adentro, em uma longa distância, e que não
apresentava, infelizmente, resistência suficiente para servir de apoio ao pilar inicial da enorme ponte.
Essa dificuldade foi vencida, afinal, após ingentes sacrifícios e enorme trabalho dos
escafandristas contratados pelo chefe da comissão construtora.
Terminada a construção dos pilares, foi dado começo ao lançamento da ponte, cuja beleza de linhas
causa admiração a todos que a vêem.
O lançamento da ponte está sendo feito, como dissemos, sob imediata fiscalização do dr. Mário
Gambaro, que tem como auxiliar o hábil engenheiro dr. Henrique Bramann, mandado para esse fim pela casa August Kloenne, fornecedora do material.
A construção da ponte vai adiantadíssima e já hoje podem os pedestres ir de S. Vicente à
Praia Grande sem precisar atravessar o Mar Pequeno nas incômodas lanchas-automóveis que, em virtude de um contrato com o
governo, ali fazem o serviço de transportes.
A ponte pênsil vista de perfil
Foto publicada com a matéria
Como dissemos acima, a grande ponte foi feita para por ela passar o emissário dos esgotos da
cidade, mas isso não impedirá que a City dela se aproveite para levar os seus trilhos até a Praia Grande, segundo
um belo projeto dessa companhia.
Assim, pois, dentro de alguns meses já se poderá ir, então cômoda e rapidamente, do centro desta
cidade à Praia Grande ou Itanhaém, em um veloz automóvel ou em uma elegante carruagem.
A Comissão de Saneamento já concluiu a abertura de uma linda avenida que, beirando o mar, conduz
da praia do Itararé até o porto do Tumiaru, e outra que vai do Japuí a Itaipus.
Para a construção dessa linda obra de arte, o governo federal concorreu com a importância de 150
contos, pois essa ponte vai facilitar grandemente as comunicações com a fortaleza de Itaipus, construída na ponta do
mesmo nome.
A ponte pênsil de São Vicente tem, de extremo a extremo, 275 metros de comprimento, é toda de
ferro e pesa 550 toneladas, não se contando o peso da madeira nela empregada. A largura do tabuleiro é de 6,40 m.
As duas torres, às quais estão ligados os cabos de aço que sustentam o tabuleiro, têm 23 metros de
altura, inclusive 8 metros que se acham enterrados em concreto, no solo.
Os cabos sustentadores do tabuleiro são em número de 16 e têm o comprimento de 286 metros. Desses
cabos, 12 pesam 6 toneladas cada um e 4 atingem a 10 toneladas de peso cada um.
O comprimento do tabuleiro é de 180 metros.
A grande ponte pênsil que ligará o porto de Tumiaru ao de Japuí
Foto publicada com a matéria
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