Clique aqui para voltar à página inicialhttp://www.novomilenio.inf.br/santos/h0396.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 05/19/10 11:51:47
Clique na imagem para voltar à página principal
HISTÓRIAS E LENDAS DE SANTOS
2008: os trens deixam o centro da cidade

Reivindicação de décadas da população, enfim atendida...

Por mais de um século, a população de Santos enfrentou o problema representado pela passagem de trens na área urbana, interrompendo o trânsito em todas as principais avenidas, às vezes por longo período para manobras, ou de madrugada acordando com o apito das locomotivas - além dos acidentes periodicamente ocorridos com motoristas imprudentes ou equipamentos falhos de sinalização. Primeiro foram encerradas as atividades da linha de passageiros que servia o litoral Sul paulista; depois, fechadas estações como a da Avenida Ana Costa; e, com os acertos para que os trens alcançassem o porto contornando a cidade, foi possível enfim desviá-los em fevereiro de 2008 para fora da área urbana.

O principal acerto foi a negociação dos direitos de passagem dos trens (de bitola métrica) da sucessora da Sorocabana/Fepasa/Brasil Ferrovias (a ALL - América Latina Logística) com a sucessora da São Paulo Railway/Estrada de Ferro Santos-Jundiaí/RFFSA (a MRS Logística), que usa bitola larga, compreendendo a colocação do terceiro trilho e integração dos controles.

Veja:
[01] Serviço será desativado em Santos
[02] Trens deixam de circular na área urbana
[03] Fotos, em 1975
[04] Fotos, em 1975
[05] Fotos, em 1983
[06] Fotos, em 1983/85
[07] Fotos, em 1986
[08] Fotos, em 1987
[09] Fotos e vídeo, em 2007
[10] Uma crítica de 1972
Veja também:
As curvas da estrada de Santos
Estações da E.F. Sorocabana, século XX
Urbanização: Transporte integrado (?)


Trem atravessa a Avenida Pinheiro Machado, em 23 de agosto de 2007
Foto: Marcelo Martins/Assessoria de Imprensa/Prefeitura Municipal de Santos

Leva para a página seguinte da série

QR Code - Clique na imagem para ampliá-la.

QR Code. Use.

Saiba mais