HISTÓRIAS E LENDAS DE
SANTOS - TRILHOS
2008: os trens deixam o centro da cidade (6)
Reivindicação de décadas da população, enfim atendida...
Por mais de um século, a
população de Santos enfrentou o problema representado pela passagem de trens na área urbana, interrompendo o trânsito em todas
as principais avenidas, às vezes por longo período para manobras, ou de madrugada acordando com o apito das locomotivas - além dos acidentes
periodicamente ocorridos com motoristas imprudentes ou equipamentos falhos de sinalização. Primeiro foram encerradas as atividades da linha de
passageiros que servia o litoral Sul paulista; depois, fechadas estações como a da Avenida Ana Costa;
e, com os acertos para que os trens alcançassem o porto contornando a cidade, foi possível enfim desviá-los em fevereiro de 2008 para fora da área
urbana.
O principal acerto foi a negociação dos direitos de passagem dos trens (de
bitola métrica) da sucessora da Sorocabana/Fepasa/Brasil Ferrovias (a ALL
- América Latina Logística) com a sucessora da São Paulo Railway/Estrada de Ferro Santos-Jundiaí/RFFSA
(a MRS Logística), que usa bitola larga, compreendendo a colocação do terceiro trilho e integração dos controles.
Os problemas causados pelas manobras dos trens na área urbana foram destacados em inúmeras oportunidades, na imprensa
local. Estas imagens foram produzidas por fotógrafos do antigo jornal Cidade de Santos, em 16 de março de 1983, e a reprodução foi feita de prova
fotográfica (copião) preservada no acervo do jornal, (mantido pela Universidade Católica de Santos e
pesquisado pelo historiador Waldir Rueda), mostrando manobras de trens junto à estação ferroviária da Avenida Ana Costa, confluência com a Avenida
Francisco Glicério, e as proximidades do local, com o terreno da ferrovia cheio de mato e lixo:
Em 25 de novembro de 1985, nova foto era produzida por fotógrafos do antigo jornal Cidade de Santos,
para ilustrar matéria sobre os cruzamentos com ferrovias nas ruas santistas. Esta reprodução também está preservada no acervo do jornal, (mantido
pela Universidade Católica de Santos e pesquisado pelo historiador Waldir Rueda).
A via fotografada, segundo explicou em 6/12/2009 o internauta santista
Werter de Jesus, é a Rua Silva Jardim, que naquela época tinha mão de
direção no sentido Avenida Afonso Pena para o Mercado Municipal (este sentido de tráfego seria invertido a partir de agosto de 1987):
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