HISTÓRIAS E LENDAS DE SANTOS -
TRILHOS
2008: os trens deixam o centro da cidade (9)
Reivindicação de décadas da população, enfim atendida...
Por mais de um século, a
população de Santos enfrentou o problema representado pela passagem de trens na área urbana, interrompendo o trânsito em todas
as principais avenidas, às vezes por longo período para manobras, ou de madrugada acordando com o apito das locomotivas - além dos acidentes
periodicamente ocorridos com motoristas imprudentes ou equipamentos falhos de sinalização. Primeiro foram encerradas as atividades da linha de
passageiros que servia o litoral Sul paulista; depois, fechadas estações como a da Avenida Ana Costa;
e, com os acertos para que os trens alcançassem o porto contornando a cidade, foi possível enfim desviá-los em fevereiro de 2008 para fora da área
urbana.
O principal acerto foi a negociação dos direitos de passagem dos trens (de
bitola métrica) da sucessora da Sorocabana/Fepasa/Brasil Ferrovias (a ALL
- América Latina Logística) com a sucessora da São Paulo Railway/Estrada de Ferro Santos-Jundiaí/RFFSA
(a MRS Logística), que usa bitola larga, compreendendo a colocação do terceiro trilho e integração dos controles.
O filme e as fotos abaixo foram feitos em 2007, o último ano pleno em que os trens de carga circularam pela malha
urbana santista:
CLIQUE NA IMAGEM ACIMA para ver o vídeo, com 6,49 MB, 1'33, 640x480 pixels, 3,76 mp4,
formato MP4
Em 17 de fevereiro de 2007, às 23h07,
trem de carga atravessa a Av. Washington Luiz e canal 3
Imagem: fotograma do vídeo. Registro por
Carlos Pimentel Mendes. Acervo: Novo Milênio
Trilhos da linha litorânea, entre a Avenida Rodrigues Alves e o porto
Foto: Carlos Pimentel Mendes, em 3 de agosto
de 2007
Trilhos da linha litorânea, entre a Avenida Rodrigues Alves e o porto
Foto: Carlos Pimentel Mendes, em 3 de agosto
de 2007 |
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