Clique aqui para voltar à página inicialhttp://www.novomilenio.inf.br/santos/fotos202a.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 07/09/13 19:18:15
Clique na imagem para voltar à página principal
SANTOS DE ANTIGAMENTE
Panoramas de Santos, de 1930 a 1950 (2)
Leva para a página anterior
Ainda em 1928, este cartão-postal mostra uma vista do porto, onde estão atracados, entre outros navios, dois transatlânticos: o britânico Highland Brigade (misto para cargas e passageiros, construído em 1929 para a armadora Royal Mail) e o germânico Cap Arcona (incorporado em 1927 pela armadora Hamburg-Sud). A foto aérea mostra ainda em posição central o antigo prédio da Alfândega, prestes a ser demolido:


Foto acervo do despachante aduaneiro e cartofilista Laire José Giraud

Nessa época, ainda aportavam navios mercantes a vela no porto santista, sendo os mastros de dois deles vistos (ao centro e à direita) neste cartão postal de 1930 (a imagem foi obtida desde o Monte Serrat, mostrando ainda isolado o prédio dos Correios, na Rua Cidade de Toledo, antes de ser erguido o Palácio José Bonifácio (Prefeitura e Câmara), inaugurado em 1939:


Foto acervo do despachante aduaneiro e cartofilista Laire José Giraud

"Este é um cartão postal especial, duplo, feito a partir de duas fotografias tomadas de cima do Monte Serrat, em meados dos anos de 1930. Note o grande número de residências e também a Catedral de Santos, em frente à Praça José Bonifácio, bastante arborizada. Note também o outro lado do canal do estuário, com os terrenos ainda desocupados e onde hoje estão diversos terminais portuários, a Base Aérea e outras instalações. O cartão postal foi colorizado à mão.", esclarece o jornalista José Carlos Silvares, ao divulgar este postal:


Foto: acervo de José Carlos Silvares/Santos Ontem, na rede social Facebook (acesso: 8/7/2013)

Em 26 de março de 1934, na edição do aniversário dessa publicação, o jornal santista A Tribuna incluiu algumas fotos da cidade feitas dias antes. A ortografia das legendas foi atualizada nesta transcrição.

Esta foto mostra um aspecto de Santos em direção aos bairros do Macuco e Estuário:


"Aspecto parcial da cidade, vendo-se uma parte do bairro de Vila Macuco"
Foto e legenda: jornal A Tribuna de 26/3/1934

A foto a seguir mostra a região central, marcada pelos guindastes do porto e as torres da Western Telegraph e da Bolsa Oficial do Café (ao centro), dando ainda uma ampla visão do canal de Bertioga e de parte da área continental santista, por trás da Ilha Barnabé, já então ocupada pelos primeiros tanques para produtos inflamáveis:


"Aspecto parcial de Santos, abrangendo o centro do nosso alto comércio, e onde se desenvolve a febril atividade dos grandes negócios do maior mercado exportador de café do mundo. Vê-se ao fundo a ilha Barnabé, com os depósitos de inflamáveis da Cia. Docas"
Foto e legenda: jornal A Tribuna de 26/3/1934

Nesta imagem, a Praça José Bonifácio em primeiro plano, com a Catedral, o teatro Coliseu e o casario do entorno, destacando-se ainda o prédio claro da Sociedade Humanitária dos Empregados no Comércio. Ao fundo, a curva do cais no Paquetá, tendo em seu vértice o prédio da diretoria de Tráfego da empresa portuária, e, do outro lado do canal, terras de Guarujá:


"SANTOS PANORÂMICO - Outra vista parcial da cidade. Ao fundo, parte do nosso estuário, sobressaindo, ao centro, vários importantes, tais como o prédio da Sociedade Humanitária dos Empregados no Comércio (...)"
Foto e legenda: jornal A Tribuna de 26/3/1934

Nas praias, prosseguiam os trabalhos de criação dos famosos jardins, aqui vistos no trecho do Gonzaga em direção à Ponta da Praia:


"AS NOSSAS PRAIAS E O SEU EMBELEZAMENTO - Interessante aspecto fotográfico das importantes obras de embelezamento das nossas praias, que a Prefeitura Municipal presentemente está ultimando. O clichê que ilustra estas linhas reproduz a parte já concluída, no início da Avenida Vicente de Carvalho, no Gonzaga. Os serviços de aformoseamento das nossas praias estão sendo executados de acordo com o projeto organizado pela Diretoria de Obras da Prefeitura, equivalendo por mais um ótimo serviço prestado às praias santistas pelo dr. Aristides Bastos Machado, chefe do Executivo local. Compreendem essas obras de vulto o ajardinamento das praias em toda a sua extensão, além de um passeio de cinco metros de largura, próximo às linhas de bondes, e de uma avenida asfaltada, destinada ao tráfego de automóveis, nos moldes da Avenida Presidente Wilson."
Foto e legenda: jornal A Tribuna de 26/3/1934

Mudanças importantes ocorriam também na Praça da República, que naquele ano de 1934 ganhava novo prédio da Alfândega:


"SANTOS E SUA NOVA ALFÂNDEGA - O imponente edifício da Alfândega, cuja construção está a cargo da Cia. Docas, e onde serão instalados todos os serviços aduaneiros de Santos. Sua inauguração será efetuada brevemente, quando se ultimarem os trabalhos internos, que estão agora em plena atividade, para instalação do seu mobiliário. Com a remodelação da Praça da República, que está sendo executada pela Prefeitura e a referida empresa portuária, Santos vai apresentar mais um atestado do seu crescente progresso, e que contribuirá, sobremodo, para a estética predial da cidade."
Foto e legenda: jornal A Tribuna de 26/3/1934

Leva para a página seguinte da série