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ESTUÁRIO
Codesp estuda propostas para fazer túnel ou ponte
A administração portuária contratou firma de consultoria
Da Reportagem
A proposta de construção de túnel ou ponte, ligando as
margens do estuário, voltou a ser estudada pela Codesp. São cinco alternativas - quatro para túnel e uma para
ponte, além de uma sexta opção de túnel, sugerida pela Codesp.
A companhia administradora do porto aprovou a contratação da Figueiredo Ferraz
Consultoria e Engenharia de Projeto para readequar um estudo preliminar, realizado pela própria empresa de consultoria em 1988.
O projeto deverá estar concluído em 60 dias e será apresentado às prefeituras da
região, além da Dersa e demais segmentos envolvidos em todo o sistema viário da Baixada.
Segundo a Codesp, a ligação das margens direita (Santos) e esquerda (Guarujá) do
estuário vai permitir a diminuição do tráfego doméstico de caminhões nas rodovias que servem o porto. A administradora do porto prevê também que o
projeto seria um estímulo ao desenvolvimento da área industrial em torno do complexo portuário.
Assentar famílias - Uma das alternativas consta, inclusive, do Programa de
Ajustes Prévios do Porto de Santos (Paeps), pois atende a outros interesses da empresa. Trata-se da ligação na faixa onde hoje existe a linha de
transmissão de energia da Usina de Itatinga para o porto.
De acordo com técnicos da companhia, a vantagem desta opção seria a possibilidade de
utilização da área para o túnel e para o assentamento das famílias de Conceiçãozinha ao mesmo tempo, já que o projeto prevê o aterramento da rede
elétrica.
A retomada do estudo de ligação rodoviária entre as margens do porto foi solicitada
pela Codesp com vistas à colaboração ao Plano de Desenvolvimento e Zoneamento de Santos.
O estudo atualizará as cinco alternativas - quatro de túnel e uma de ponte -
apresentadas pela Figueiredo Ferraz há nove anos, analisando os impactos urbanísticos e de logística que a introdução dessa nova opção viária trará
para o ambiente, com o objetivo de que a intersecção das vias urbanas com a ligação possa ser harmoniosa.
Elevado sobre o Centro - Ainda que suscetível a uma grande reforma viária, para
a construção da ponte, engenheiros da Figueiredo Ferraz previram o prolongamento da Avenida Ana Costa, passando por um túnel
no Monte Serrat.
O elevado passaria por cima de parte do centro da Cidade,
alcançando 60 metros de altura sobre o estuário. Já em Vicente de Carvalho, a ponte desembocaria próximo à Base Aérea e à
Rodovia Rio-Santos.
As quatro opções para túneis sugeridas pela Figueiredo Ferraz seriam distribuídas ao
longo do cais. Uma delas - a maior - serviria de acesso entre a entrada da Cidade e a Ilha Barnabé.
Um prolongamento da Avenida Senador Feijó está sendo
estudado como opção de túnel, ligando a região central da Cidade também à Ilha Barnabé.
A Figueiredo Ferraz é responsável ainda pela opção que prevê a ligação subterrânea
entre o Paquetá, próximo ao terminal de passageiros, com Vicente de Carvalho, Distrito de Guarujá.
Por fim, a Bacia do Macuco poderá se transformar na boca
de um túnel também com destino a Vicente de Carvalho.
De acordo com a Codesp, o projeto de ligação das margens do estuário é considerado
imprescindível para o desenvolvimento do porto e para a integração econômica dos municípios da Baixada.
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