Clique aqui para voltar à página inicialhttp://www.novomilenio.inf.br/santos/h0188y24.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 12/01/12 20:47:59
Clique na imagem para voltar à página principal

HISTÓRIAS E LENDAS DE SANTOS - IGREJAS - Capelas e oratórios
Capelas e oratórios da Baixada Santista [24]


A passagem do tempo e as ações humanas vão levando consigo os vestígios de muitas construções de caráter religioso, como os inúmeros oratórios e as capelas espalhadas pelo terreno hoje ocupado pelas cidades da Baixada Santista. Em alguns casos, fica a memória. Em outros, até ela se vai, por não ser apoiada pelos vestígios de sua existência, que faz com que as lembranças se esfumem até desaparecerem ou virarem mitos e lendas. Por isso, o pesquisador de História e professor Francisco Carballa procurou recuperar essas memórias e relacionar as edificações religiosas menores, neste relato por ele enviado em de novembro de 2012, para publicação em Novo Milênio:

Leva para a página anterior

Capelas e igrejas particulares

Francisco Carballa

Leva para a página seguinte da série

[24] Capela de Santa Catarina de Alexandria

Ereta sobre o outeiro do mesmo nome que desapareceu no final do século XIX, tanto pela retirada de terra por parte dos moradores para seus usos, quanto por iniciativa publica que destruiu o outeiro, ficando apenas um rochedo onde João Éboli construiu o famoso castelinho que ainda pode ser visto.

Em fotos do início do século XX o mesmo outeiro ou não é percebido ou já não existe mais como Benedito Calixto o pintou. Sabe-se que os piratas roubaram suas alfaias e adornos durante a pilhagem na noite de natal de 1582 e jogaram a imagem no mar, sendo recuperada em 1644, mas já haviam trazido uma do reino que hoje está na Igreja do Rosário dos Pretos.

A imagem ainda passou ao poder de Quintino de Lacerda, no quilombo do Jabaquara, e após sua morte constava no seu inventário; depois ficou na Catedral de Santos, até que foi colocada debaixo do altar de Nossa Senhora do Amparo e dali foi para o Museu de Arte Sacra de Santos. Sua aparência recorda que poderia ser feita de barro, mas se trata de madeira e estuque, do século XVI

Detalhe, mostrando a capela do outeiro de Santa Catarina
Imagem fotografada originalmente com técnicas especiais para o Calendário de 1978 editado pela Progresso e Desenvolvimento de Santos S.A. (Prodesan), com o tema Quadros de Benedito Calixto

 

A capela, pintada por Benedito Calixto

Imagem in CD-ROM Benedito Calixto -150 anos
editado em 2003 pela Fundação Pinacoteca Benedicto Calixto, Santos/SP