Clique aqui para voltar à página inicialhttp://www.novomilenio.inf.br/santos/h0188y23.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 01/01/15 15:55:53
Clique na imagem para voltar à página principal

HISTÓRIAS E LENDAS DE SANTOS - IGREJAS - Capelas e oratórios
Capelas e oratórios da Baixada Santista [23]


A passagem do tempo e as ações humanas vão levando consigo os vestígios de muitas construções de caráter religioso, como os inúmeros oratórios e as capelas espalhadas pelo terreno hoje ocupado pelas cidades da Baixada Santista. Em alguns casos, fica a memória. Em outros, até ela se vai, por não ser apoiada pelos vestígios de sua existência, que faz com que as lembranças se esfumem até desaparecerem ou virarem mitos e lendas. Por isso, o pesquisador de História e professor Francisco Carballa procurou recuperar essas memórias e relacionar as edificações religiosas menores, neste relato por ele enviado em novembro de 2012, para publicação em Novo Milênio:

Leva para a página anterior

Capelas e igrejas particulares

Francisco Carballa

Leva para a página seguinte da série

A capela
Foto feita em 9/1/2013 pelo pesquisador Francisco Carballa, imagem cedida a Novo Milênio

[23] Capela de Santa Rita da Casa de Recuperação Dona Adelaide

Situada na Rua Xavier Pinheiro, 238, esta capela foi instalada na Casa de Recuperação Dona Adelaide. O terreno tem forma irregular: nos fundos ele se abre para o lado direito, como se os proprietários tivessem comprado os quintais das casas vizinhas, recordando uma letra "L", ficando essa capela ai situada.

O padre António Olivieri era o pároco da Igreja de São Judas Tadeu do Jardim Casqueiro desde o início do bispado de dom David, quando para lá foi designado, e era muito reconhecido pelos cristãos como um grande servo a serviço de Deus.

Muito ligado à cidade de Santos, fundou e manteve um recolhimento para moças parturientes abandonadas, que assim tinham um lugar para conceber seus filhos sem a insegurança das ruas. Igualmente rezava missas na capela de Santa (Margue)Rita de Cássia, junto às Oficinas de Caridade de Santa Rita de Santos, até 7 de outubro de 2002, quando faleceu.

Exterior, próximo à capela
Foto feita em 9/1/2013 pelo pesquisador Francisco Carballa, imagem cedida a Novo Milênio

Cerca de 2006, o local foi cedido para a instalação das irmãs da Toca de Assis que ali mantêm um abrigo para idosas abandonadas, recolhidas das ruas, sendo um dos carismas dessa ordem amparar e tentar encontrar seus familiares - para isso dependendo dos donativos do povo santista, sempre pronto para auxiliar.

Entre essas irmãs, devido à sua observância religiosa, viveu o santista d. Manuel Pestana, bispo de Anápolis. Logo após sua aposentadoria em 2004, e já em cadeira de rodas, celebrou missas na capela até seu falecimento em 8 de janeiro de 2011, sendo contado que ele pediu que o deitassem no chão, para assim ir ao encontro de Deus.

Ainda funciona na casa da frente a sede das Oficinas de Caridade de Santa Rita. Vale recordar que outro endereço (Rua Nabuco de Araújo, 51, na região da Paróquia do Embaré) teria sido cedido em testamento para sediar uma igreja com o nome de Santa Rita, mas até agora o local funciona como creche.

Interior da capela
Fotos feitas em 9/1/2013 pelo pesquisador Francisco Carballa, imagem cedida a Novo Milênio

A sede da Casa de Recuperação Dona Adelaide, na Rua Xavier Pinheiro, 238
Imagem: Street View/Google Maps, em maio de 2011 (acesso em 1/12/2012)