Clique aqui para voltar à página inicialhttp://www.novomilenio.inf.br/santos/calixt07.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 11/15/07 18:25:24
Clique na imagem para ir à página-índice de Benedito Calixto
TELAS DE BENEDITO CALIXTO
Casa do Trem e Capela de Santa Catarina

Casa do Trem, Depósito do Trem Bélico, tendo aos fundos a travessa e capela de Santa Catarina, primeiro templo católico erigido em Santos (1540) - segunda fase da Capela, no alto do Outeiro (hoje tanto a capela como o outeiro não mais existem). Este quadro serviu para o artista Ribs criar um desenho a bico-de-pena retratando esse local.

A Casa do Trem Bélico está situada na Rua Tiro 11, nº 11. Acima dela, vê-se o Outeiro de Santa Catarina, onde Braz Cubas lançou os fundamentos da povoação de Santos, fundando em 1543 o Hospital de Misericórdia, sob a invocação de Todos os Santos, que deu o nome à cidade.

No alto do outeiro erguia-se a Capela de Santa Catarina, abrigando imagem da santa doada por Luis de Góis e sua mulher Catarina de Andrade e Aguillar. Quando a Vila foi invadida pelo pirata Tomás Cavendish, em 1591, o templo sofreu destruição e a imagem da santa foi atirada ao mar, de onde 72 anos depois escravos pescadores do Colégio dos Jesuítas a retiraram, levando-a ao reitor do colégio, padre Alexandre de Gusmão. Ele construiu nova capela no outeiro, ativa durante dois séculos, até ser desativada.

No final do século XIX,  a Câmara Municipal decidiu destruir o outeiro, para que a Rua Santa Catarina (hoje Visconde do Rio Branco) fosse ligada diretamente à Rua Josefina (atual Rua da Constituição). Hoje, existe apenas uma rocha, junto ao prédio acastelado da Rua Visconde do Rio Branco, 48, mandado construir pelo médico João Éboli para sua residência.

Detalhe, mostrando a capela do outeiro de Santa Catarina
Imagem fotografada originalmente com técnicas especiais para o Calendário de 1978 editado pela Progresso e Desenvolvimento de Santos S.A. (Prodesan), com o tema Quadros de Benedito Calixto

A tela mais conhecida sobre o tema não tem data: é um óleo sobre tela, com 30,2x39,7 cm, encontrado no acervo da Câmara Municipal de Santos:

Imagem in CD-ROM Benedito Calixto -150 anos
editado em 2003 pela Fundação Pinacoteca Benedicto Calixto, Santos/SP

Já esta tela de Calixto, com 33,5 x 44,5 cm e sem data, é mantida em coleção particular:

Imagem in CD-ROM Benedito Calixto -150 anos
editado em 2003 pela Fundação Pinacoteca Benedicto Calixto, Santos/SP


Referências históricas extraídas dos livros:
Santos - Um Encontro com a História e a Geografia, de Angela Maria G.Frigerio, Wilma Therezinha F.de Andrade e Yza Fava de Oliveira, 1992, Editora Universitária Leopoldianum/Unisantos e
Cartilha da História de Santos, de Olao Rodrigues, 1980.