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SANTOS DE ANTIGAMENTE
Túnel Rubens Ferreira Martins, desde 1950
O túnel, o Elevado e seu entorno, por volta do ano 2000
Foto: Prefeitura Municipal de Santos

Assim denominado pela lei 2.756, de 11/11/1963, em homenagem a antigo prefeito santista (4/1947 a 10/1948 e 7 a 12/1950) que abraçou a causa de sua construção, o Túnel Rubens Ferreira Martins foi escavado sob o Monte Serrate, para ligar a região central de Santos ao bairro do Jabaquara e daí às praias.

Sobre o túnel, no lado Centro, foi construído o Elevado Aristides Bastos Machado, com obras iniciadas em 18/12/1972 e concluídas em 20/10/1976, com inauguração em 6/11/1976, num investimento de R$ 43.416.720,00. Foi projetado para eliminar vários problemas viários na entrada da Cidade, proporcionando facilidades de acesso aos bairros e desviando o intenso fluxo de veículos da Praça dos Andradas (conforme descrito no livro Santos Obras 74/79, balanço da gestão do prefeito Antonio Manoel de Carvalho, edição Prodesan, Santos/SP).

Como lembrou o jornal santista A Tribuna, em 1/5/2004: "O túnel sob os morros do Fontana e do Bufo, que liga o Centro ao Jabaquara, começou a ser construído em 22 de dezembro de 1949, na administração do prefeito Rubens Ferreira Martins (que deu nome à obra). Os serviços foram executados pelo Departamento de Estradas e Rodagem (DER), também responsável pelo projeto. O cronograma inicial de dois anos de duração não pôde ser cumprido, devido a problemas financeiros - os custos foram considerados elevados para a época. A 1ª pista do túnel, que tem 400 metros de extensão, foi inaugurada no dia 6 de setembro de 1954, na gestão do prefeito Antônio Feliciano. A segunda pista foi inaugurada um ano depois, em 23 de dezembro de 1955. Ao longo dos anos, o túnel recebeu diferentes tipos de reformas: as paredes e o teto foram azulejados e o sistema de iluminação substituído". O jornal informa ainda que em 2004 o sistema de iluminação é composto por 85 refletores em cada pista do túnel.

Vê-se aqui todo o complexo antigo da Santa Casa, e o túnel ainda em obras, em 1954, tendo em primeiro plano a Praça dos Andradas e o arvoredo que esconde parcialmente a Cadeia Velha:


Foto: José Dias Herrera, publicada na edição especial comemorativa dos 460 anos da
Irmandade da Santa Casa da Misericórdia de Santos, 2003, Santos/SP

A mesma foto, em vista mais aproximada:


Foto: José Dias Herrera

Nesta outra imagem, o mesmo local por volta de 1953, cerca de três anos antes do desabamento parcial do morro, vendo-se ainda o terceiro hospital da Santa Casa, a capela de São Francisco de Paula e o Hospital dos Tuberculosos:


Foto: autor não identificado

Neste detalhe de uma foto da área, a embocadura do túnel pelo lado do Jabaquara, por volta de 1955, com a Avenida Waldemar Leão e sua continuação, Av. Dr. Cláudio Luiz da Costa:


Foto: edição especial/comemorativa dos 460 anos da Irmandade da Santa Casa da Misericórdia de Santos, publicada em 1º de novembro de 2003 por aquela entidade

O túnel, visto pelo lado do Centro, pouco depois de sua inauguração:


Foto: acervo de Laire José Giraud

O acesso à 2ª boca do túnel pelo lado do Jabaquara, em um postal fotográfico de 17 x 11,5 cm que no verso tem a dedicatória de 6 de setembro de 1954 ao "Nascimento da Tribuna" - M. Nascimento Jr. era então dirigente do jornal santista A Tribuna:


Foto: postal negociado na Internet, no site de leilões Mercado Livre, em 10/12/2010

A abertura em 1955 do "túnel da direita" foi registrada neste postal fotográfico de 17 x 11,5 cm. No verso consta a data manuscrita "23.6.55":


Foto: postal negociado na Internet, no site de leilões Mercado Livre, em 10/12/2010

Em 25 de dezembro de 1952, o jornal A Tribuna publicou esta foto-legenda (ortografia atualizada nesta transcrição):

Atravessando o túnel pela primeira vez de automóvel – Conforme prometera por ocasião de uma visita feita há meses às obras dos túneis sob o Monte Serrate, o prefeito municipal, sr. Francisco Luiz Ribeiro, acompanhado do deputado federal sr. Rubens Ferreira Martins, em cuja gestão, à frente da administração municipal, foram as obras iniciadas, fez ontem a primeira travessia, de automóvel, de uma das vias, entrando pelo lado da Praça dos Andradas e saindo do lado da Avenida Rangel Pestana.

Além do prefeito municipal e do referido representante do povo na Câmara dos Deputados, participaram da excursão numerosas outras pessoas. Para comemorar o acontecimento, o prefeito municipal ofereceu aos operários que trabalham nas obras do túnel um beberete, de que participaram também todos os que tomaram parte nessa primeira viagem através do túnel, discursando na ocasião o vereador Gustavo Martini.

Falando à A Tribuna, o prefeito Francisco Luiz Ribeiro afirmou que até o dia 10 de março vindouro, embora ainda não concluída inteiramente, a atual via do túnel estará em condições de tráfego, devidamente ligada às artérias que com ela se conjugam.

Tratar-se-ia de excelente iniciativa, pois viria desafogar o tráfego bastante intenso que se verifica sobretudo na Rua Senador Feijó, no trecho até Rangel Pestana.

- No clichê, o auto conduzindo o prefeito municipal e o deputado Rubens Ferreira Martins quando iniciava e concluía a travessia do túnel.



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