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HISTÓRIAS E LENDAS DE SANTOS
Propaganda santista

Dos reclames do século XIX aos jingles do século XXI...

Falta ainda que um pesquisador/historiador realize um estudo abrangente sobre a evolução da propaganda e da publicidade em Santos e na Baixada Santista. Embora tenha acompanhado de perto o desenvolvimento da arte de anunciar nas capitais e outras cidades brasileiras de importância, esta absorveu influências próprias da cultura e da história locais, que não podem ser desprezadas, justificando plenamente esse trabalho, que seria uma contribuição importante para a melhor compreensão de costumes, expressões populares etc.

Então, por enquanto, fiquemos com o registro em bruto desse material, classificado apenas por ano de publicação, à exceção de algumas coletâneas temáticas, também abaixo citadas:

Veja:
              [1827] [1828] [1829]
[1830] [1831] [1832] [1833] [1834] [1835] [1836] [1837] [1838] [1839]
[1840] [1841]             [1848]  
[1850]* [1851] [1852] [1853] [1854] [1855] [1856] [1857 [1858] [1859]
[1860]   [1862] [1863] [1864] [1865] [1866] [1867] [1868] [1869]
[1870] [1871] [1872] [1873] [1874] [1875] [1876] [1877] [1878]* [1879]*
[1880] [1881] [1882]* [1883] [1884] [1885] [1886] [1887]* [1888]* [1889]
[1890]* [1891] [1892]* [1893] [1894] [1895] [1896]* [1897]* [1898] [1899]*
[1900] [1901]* [1902]* [1903]* [1904] [1905] [1906] [1907]*  [1908] [1909]*
[1910]* [1911] [1912]* [1913]* [1914]* [1915]* [1916] [1917]* [1918]* [1919]
[1920]* [1921] [1922]* [1923] [1924]* [1925]* [1926]* [1927 [1928]* [1929]*
[1930]* [1931] [1932]* [1933 [1934]* [1935]* [1936] [1937 [1938] [1939]*
[1940]* [1941]* [1942]* [1943]* [1944]* [1945] [1946]* [1947]* [1948]* [1949]
[1950] [1951]* [1952]* [1953] [1954] [1955]* [1956]* [1957]* [1958]* [1959]
[1960]* [1961]* [1962]* [1963]* [1964] [1965] [1966] [1967]* [1968]* [1969]*
[1970] [1971]* [1972] [1973]* [1974]* [1975] [1976] [1977] [1978] [1979]
[1980] [1981]* [1982]* [1983] [1984]* [1985] [1986] [1987]* [1988]* [1989]
[1990]* [1991] [1992] [1993] [1994] [1995] [1996]* [1997]* [1998]* [1999]
[2000]* [2001] [2002] [2003]* [2004]* [2005]* [2006]* [2007]* [2008]* [2009]*
[2010]* [2011]* [2012]* [2013]* [2014]* [2015]* [2016]* [2017]* [2018]* [2019]
[*] primeira página de uma série do mesmo ano

 

Poluição visual em debate

Literalmente, um canal para os anúncios!

Publicidade até no elevador

 

Veja também:
Os anúncios nos bondes santistas
Um 'reclame' que ficou famoso
O bonde santista na publicidade
Os bancos santistas na publicidade
Um anúncio da City em 1939
Cine Central - Propagandas contam a história de Santos

Viva a Noite! - propagandas de restaurantes e casas noturnas

 


No início do século XX, era comum a propaganda monumental, colocada em lugares como o alto do Monte Serrat (para ser vista de qualquer lugar do centro de Santos), ou nos morros do Guarujá voltados para a Baía de Santos (relógio gigante para ser visto desde as praias santistas). Em junho de 1968, também foi instalado um relógio gigante para fazer propaganda de uma empresa aérea, no Morro da Penha, mas que nunca funcionou direito

Imagem: detalhe de foto do álbum Exploração do Littoral - 1ª secção - Cidade de Santos á fronteira do Estado do Rio de Janeiro, da Commissão Geographica e Geologica do Estado de S. Paulo, impresso por Typographia Brazil de Rothschild Co., S. Paulo, 1915.

 Acervo da Sociedade Humanitária dos Empregados no Comércio (SHEC) de Santos

Em detalhe da imagem de um cartão postal de 1922, a propaganda dos "Biscoutos Duchen" no alto do Monte Serrat (ainda não existia então o famoso funicular, nem o prédio do Cassino)

Imagem: cartão postal no acervo do professor e pesquisador de História Francisco Carballa


A seleção do material publicitário é baseada em alguns critérios, nem sempre cumulativos:

Disponibilidade do material para a reprodução
Relevância em termos culturais
Publicação em veículos de comunicação da Baixada Santista
Marco de uma época
Empresa presente no imaginário popular santista
Atividade característica de uma época
Qualidade artística
Inusitado da proposta

A eventual inclusão de peças publicitárias de empresas ainda em atividade tem apenas o objetivo de arquivar material relevante para a pesquisa histórica, sem qualquer vinculação comercial entre Novo Milênio e tais empresas.

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