Clique aqui para voltar à página inicialhttp://www.novomilenio.inf.br/santos/h0335c.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 05/28/11 23:42:25
Clique na imagem para voltar à página principal
HISTÓRIAS E LENDAS DE SANTOS - PORTO & LITERATURA
Porto dos poetas e prosadores (3)

Nacionais e de todo o mundo, como os navios que aqui aportam...

Leva para a página anterior

Texto publicado na revista Depois da Cena, produzida pelo jornal A Tribuna para distribuição ao final de espetáculos culturais, edição 2/ano 2, distribuída em 30 de abril de 2009, páginas 64 a 66:

Reprodução das páginas 64 e 65 da revista Depois da Cena

Mar, Porto, histórias e versos

Vanessa Ratton

Santos é um verdadeiro porto cultural, que dá vazão a muitos talentos artísticos. Terra da caridade e da liberdade, berço de grandes poetas, como Vicente de Carvalho, Martins Fontes, Maria José Aranha de Resende, Roldão Mendes Rosa e Narciso de Andrade. A poesia se faz presente até hoje em diversos grupos que se encontram nas tardes e noites da cidade praiana. Um dos mais duradouros foi o Encontro de Poetas, de Brites Quaresma Figueiredo, que por mais de 20 anos encantou a noite dos santistas.

"Mar, belo mar selvagem/Ah! Vem daí por certo/A voz que escuto em mim, trêmulo e triste". A beleza deste verso rendeu ao poeta santista Vicente de Carvalho o título de Poeta do Mar. Ele recebeu de Euclides da Cunha o elogio de ser o autor de um dos versos mais grandiosos da língua portuguesa. Sua obra máxima, Poemas e Canções, atingiu o raro feito de uma 17ª edição.

Vicente de Carvalho (1866-1924) era advogado, jornalista, político, magistrado, poeta parnasiano, lírico e contista. Integrou a Academia Brasileira e a Academia Paulista de Letras. Também foi um dos fundadores do Liceu Feminino Santista.

Sua ligação com o mar é tão grande que se, hoje, as praias de Santos são públicas, devemos ao poeta que persuadiu o então presidente da República, Epitácio Pessoa, a não vender as praias a particulares. O presidente acabou por doar a orla marítima ao povo santista.

Como se vê, não é por acaso que a estátua de Vicente de Carvalho, localizada no jardim da Praia do Boqueirão, está de frente para a avenida que leva o nome do poeta. A região do Itapema, conhecida como Distrito de Guarujá, também leva seu nome. Duas justas homenagens ao poeta do mar.

Antes de morrer, Vicente de Carvalho pediu que em seu túmulo fossem gravados estes versos seus: "o derradeiro sono eu quero assim dormi-lo: Num lago descampado. Tendo em cima o esplendor do vasto céu tranqüilo. E a Primavera ao lado."

Poesia e Caridade

Médico, poeta parnasiano, conteur, ensaísta, cronista, conferencista, tradutor e teatrólogo, José Martins Fontes (1884-1937), o poeta Vulcão, também é homenageado denominando dezenas de ruas nas cidades da Baixada Santista. Membro correspondente da Academia de Ciências de Lisboa (Portugal), teve projeção internacional, não só pela beleza poética, mas pela conhecida vocação para a caridade. É de sua autoria a afirmação: "como é bom ser bom!", repetida até hoje.

Zezinho, como era chamado pelos amigos, começou a escrever versos aos 8 anos de idade, no jornal manuscrito A Metralhadora. Estava sempre presente na Humanitária. Estudou Medicina, no Rio de Janeiro, convivendo desde a adolescência com poetas como Olavo Bilac, com quem teve mais tarde grande amizade e que o considerava "a porta ideal da nova geração".

Uma mulher de coragem

Não falta uma mulher entre os poetas santistas. Entre elas Maria José Aranha de Resende (1911-1999), sobrinha-neta de Vicente de Carvalho. Apesar de ter sido acometida de poliomielite quando criança, a doença nunca a impediu de escrever, tendo sido a primeira mulher a ser admitida em uma entidade literária, aos 17 anos de idade. Sobre a enfermidade, escreveu: "mas não fiquei amarga, não… O que me faltou em movimento, sobrou em sentimento. O que perdi em ação, ganhei em imaginação".

Maria José Aranha é conhecida como a poetisa das rosas, por ser sua flor predileta, inspiração de muitos poemas e título do seu primeiro livro, Rosa Desfolhada. Escreveu, entre outras obras, a biografia Vicente de Carvalho, o Poeta do Mar, que lhe valeu o prêmio Luiz de Camões da Academia de Ciências e Letras de Lisboa (Portugal).

Zezinha, como os amigos a chamavam, foi membro do Instituto Histórico e Geográfico de Santos e fundadora da Academia Santista de Letras (N.E.: no histórico da ASL, Zezinha Rezende aparece como membro fundadora e ocupante da cadeira 25). Atuou como cronista do jornal A Tribuna. A cidade de Santos a homenageou em 1974, outorgando-lhe o título de Cidadã Emérita.

Reprodução da página 66 da revista Depois da Cena

Bibliografia principal: Palavras ao Mar, Cantigas Praianas, A Ternura do Mar, Fugindo ao Cativeiro, Rosa, Rosa de Amor, Velho Tema, O Pequenino Morto. E ainda: Ardentias (1885), Relicário (1888), Poemas e Canções (1908), Versos da Mocidade (1909).

Esperança

Só a leve esperança em toda a vida

disfarça a pena de viver, mais nada;

nem é mais a existência resumida

que uma grande esperança malograda.

 

O eterno sonho da alma desterrada,

sonho que a traz ansiosa e embevecida,

é uma hora feliz, sempre adiada

e que não chega nunca em toda a vida.

 

Essa felicidade que supomos

árvore milagrosa que sonhamos

toda arriada de dourados pomos

 

existe sim, mas nós não n'a encontramos

porque está sempre apenas onde a pomos

e nunca a pomos onde nós estamos

Vicente de Carvalho.

Leva para a página seguinte da série