HISTÓRIAS E LENDAS DE GUARUJÁ -
BONDES - LINHA FÉRREA
No tempo da Maria-Fumaça (3)
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São poucas as imagens
ainda disponíveis sobre o transporte ferroviário (depois substituído por bondes) entre a estação de
Pitangueiras, onde ficava a vila balneária do Guarujá, e a ligação hidroviária com Santos através do estuário do porto.
As fotos a seguir são dos bondes elétricos usados na linha, vários deles depois transferidos para a Estrada de Ferro Campos do Jordão (EFCJ):
![](gfotos/gh007c1.jpg)
O bonde nº3, em 1921. Esse bonde sofreu depois um acidente e s incendiou, não sendo repassado à EFCJ.
Existe uma controvérsia sobre se o acidente e incêndio teria ocorrido com o bonde nº 7, e por isso o bonde nº 3 teria recebido a numeração A-7 na EFCJ.
Note-se por trás dele a presença de um carro de passageiros
Foto enviada por Octávio Bertacin (neto do construtor da ferrovia) e Antônio Gorni ao antigo site
A ferrovia em ação
![](gfotos/gh007c2.jpg)
O bonde nº5, ainda com a pintura original de fábrica
Foto no acervo de Nicholas Burmann, disponibilizada no site
Tramway do Guarujá
![](gfotos/gh007c3.jpg)
O bonde nº5, em janeiro de 2008 em Emilio Ribas, Estrada de Ferro Campos do Jordão (EFCJ)
Foto de Marcelo Gomes, disponibilizada no site
Tramway do Guarujá
![](gfotos/gh007c4.jpg)
Interior do bonde nº5, em janeiro de 2008
Foto de Marcelo Gomes, disponibilizada no site
Tramway do Guarujá
![](gfotos/gh007c5.jpg)
O bonde elétrico nº 7 na Estação Guarujá, possivelmente na década de 1940
Imagem: detalhe de foto de Carl Heinz Hahmann, no acervo de Allen
Morrison (New York, EUA)
![](gfotos/gh007c6.jpg)
Bonde A-7 estacionado em Emílio Ribas, ao lado da Automotriz A-3, por volta de 2002. Note-se a pintura
antiga (depois os bondes da EFCJ ganharam faixas brancas, como o nº 5 acima
Foto de Marcello Tálamo, disponibilizada no site
Tramway do Guarujá
![](gfotos/gh007c7.jpg)
Bonde A-6 da EFCJ, que segundo o especialista estadunidense Allen Morrison era o
bonde nº 9 da linha de Guarujá, tendo sido construído em 1930
Foto disponibilizada no site Tramway do
Guarujá
![](gfotos/gh007c8.jpg)
Ainda na fábrica alemã, um dos bondes, antes de receber qualquer pintura. A foto foi publicada em um
livro comemorativo do aniversário da M.A.N.
Foto: acervo do pesquisador ferroviário Nicholas Burman,
disponibilizada no site
Tramway do Guarujá
![](gfotos/gh007c9.jpg)
Outro bonde, ainda na fábrica alemã, mas já com pintura, dos Serviços Públicos d Guarujá.
Possivelmente seja um dos veículos integrantes do segundo lote recebido em Guarujá. A foto foi publicada em um livro comemorativo do aniversário da
M.A.N.
Foto: acervo do pesquisador ferroviário Nicholas Burman,
disponibilizada no site
Tramway do Guarujá
![](gfotos/gh007c10.jpg)
Interior de um dos bondes. Consta que todos tinham assentos estofados e reversíveis, depois alterados
para madeira envernizada. Foto publicada no livro do aniversário da M.A.N.
Foto: acervo do pesquisador ferroviário Nicholas Burman,
disponibilizada no site
Tramway do Guarujá
![](gfotos/gh007c11.jpg)
Foto do Tramway do Guarujá em julho de 1950, já operado pela Prefeitura de Guarujá, conforme se
verifica na lateral do carro de passageiros. A foto mostra um dos carros sem lanternin, em operação, e mostra Cláudio Zucchini, primo do pesquisador
Werner Wana
Foto: acervo do pesquisador ferroviário Werner Wana,
disponibilizada no site
Tramway do Guarujá
![](gfotos/gh007c12.jpg)
Foto do Tramway do Guarujá operado pela Prefeitura de Guarujá, como consta na lateral do carro
Foto: acervo do pesquisador ferroviário Werner Wana, disponibilizada no site
Tramway do Guarujá
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