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HISTÓRIAS E LENDAS DE GUARUJÁ - BONDES - LINHA FÉRREA
No tempo da Maria-Fumaça (3)

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São poucas as imagens ainda disponíveis sobre o transporte ferroviário (depois substituído por bondes) entre a estação de Pitangueiras, onde ficava a vila balneária do Guarujá, e a ligação hidroviária com Santos através do estuário do porto. As fotos a seguir são dos bondes elétricos usados na linha, vários deles depois transferidos para a Estrada de Ferro Campos do Jordão (EFCJ):


O bonde nº3, em 1921. Esse bonde sofreu depois um acidente e s incendiou, não sendo repassado à EFCJ. Existe uma controvérsia sobre se o acidente e incêndio teria ocorrido com o bonde nº 7, e por isso o bonde nº 3 teria recebido a numeração A-7 na EFCJ. Note-se por trás dele a presença de um carro de passageiros
Foto enviada por Octávio Bertacin (neto do construtor da ferrovia) e Antônio Gorni ao antigo site A ferrovia em ação


O bonde nº5, ainda com a pintura original de fábrica
Foto no acervo de Nicholas Burmann, disponibilizada no site Tramway do Guarujá


O bonde nº5, em janeiro de 2008 em Emilio Ribas, Estrada de Ferro Campos do Jordão (EFCJ)
Foto de Marcelo Gomes, disponibilizada no site Tramway do Guarujá


Interior do bonde nº5, em janeiro de 2008
Foto de Marcelo Gomes, disponibilizada no site Tramway do Guarujá


O bonde elétrico nº 7 na Estação Guarujá, possivelmente na década de 1940
Imagem: detalhe de foto de Carl Heinz Hahmann, no acervo de Allen Morrison (New York, EUA)


Bonde A-7 estacionado em Emílio Ribas, ao lado da Automotriz A-3, por volta de 2002. Note-se a pintura antiga (depois os bondes da EFCJ ganharam faixas brancas, como o nº 5 acima
Foto de Marcello Tálamo, disponibilizada no site Tramway do Guarujá


Bonde A-6 da EFCJ, que segundo o especialista estadunidense Allen Morrison era o bonde nº 9 da linha de Guarujá, tendo sido construído em 1930
Foto disponibilizada no site Tramway do Guarujá


Ainda na fábrica alemã, um dos bondes, antes de receber qualquer pintura. A foto foi publicada em um livro comemorativo do aniversário da M.A.N.
Foto: acervo do pesquisador ferroviário Nicholas Burman, disponibilizada no site Tramway do Guarujá


Outro bonde, ainda na fábrica alemã, mas já com pintura, dos Serviços Públicos d Guarujá. Possivelmente seja um dos veículos integrantes do segundo lote recebido em Guarujá. A foto foi publicada em um livro comemorativo do aniversário da M.A.N.
Foto: acervo do pesquisador ferroviário Nicholas Burman, disponibilizada no site Tramway do Guarujá


Interior de um dos bondes. Consta que todos tinham assentos estofados e reversíveis, depois alterados para madeira envernizada. Foto  publicada no livro do aniversário da M.A.N.
Foto: acervo do pesquisador ferroviário Nicholas Burman, disponibilizada no site Tramway do Guarujá

 


Foto do Tramway do Guarujá em julho de 1950, já operado pela Prefeitura de Guarujá, conforme se verifica na lateral do carro de passageiros. A foto mostra um dos carros sem lanternin, em operação, e mostra Cláudio Zucchini, primo do pesquisador Werner Wana
Foto: acervo do pesquisador ferroviário Werner Wana, disponibilizada no site Tramway do Guarujá

 


Foto do Tramway do Guarujá operado pela Prefeitura de Guarujá, como consta na lateral do carro
Foto: acervo do pesquisador ferroviário Werner Wana, disponibilizada no site Tramway do Guarujá

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