Para fazer a ligação entre Santos e a nascente estância balneária de Guarujá, foi
instalada uma linha férrea de 9 km (em 1925 substituída por uma linha de bondes elétricos) até uma estação de barcas situada no então Itapema (hoje distrito de Vicente de
Carvalho), e a travessia do estuário era feita por embarcações, até a estação correspondente em Santos, situada defronte à Alfândega e à Praça
da República. Esta imagem de 1928 é da estação do Itapema (inaugurada em 8 de setembro de 1893):
Imagem: reprodução do Álbum dos Serviços Públicos do Guarujá, enviada por Wanderley Duck ao site Companhia do Guarujá
A imagem original - note-se o nome Itapema no frontão do prédio, abaixo da bandeira, e as barcas então usadas na travessia:
Foto no acervo do Arquivo do Estado de São Paulo
O local, em vista mais recente (cerca de 2005):
Foto enviada por Wanderley Duck ao site Companhia do Guarujá, cerca de 2005
Em 1955, a estação das barcas de Itapema, atualmente operada pelo Dersa, um pouco modificada e com direito a uma espécie de camelódromo em sua frente. Nos primórdios, era de onde saia o
trenzinho que ia até as praias do Guarujá. Do outro lado do estuário, o navio atracado é o Rio de la Plata, da Flota Mercante del Estado, mais tarde Empresa Lineas Maritimas Argentinas (ELMA):
Foto do comandante Wanderley Duck, divulgada na rede social Facebook
pelo cartofilista e despachante aduaneiro Laire José Giraud, em 20/6/2013
|