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HISTÓRIAS E LENDAS DE GUARUJÁ - BONDES - LINHA FÉRREA
No tempo da Maria-Fumaça (2)

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São poucas as imagens ainda disponíveis sobre o transporte ferroviário (depois substituído por bondes) entre a estação de Pitangueiras, onde ficava a vila balneária do Guarujá, e a ligação hidroviária com Santos através do estuário do porto. As fotos a seguir são da locomotiva nº 1, depois transferida para Campos do Jordão:

Placa da locomotiva nº 1
Foto: Marcello Tálamo, no site Tramway Guarujá


Locomotiva elétrica modelo E69 (steeple-cab) fabricada pela MAN e Siemens-Schuckert em 1924 para a Companhia Guarujá, em foto das empresas fabricantes
Foto no acervo de Nicholas Burman e Marcello Tálamo, divulgada via Wikipedia


Locomotiva elétrica modelo E69, na fábrica alemã. A foto foi publicada em um livro comemorativo do aniversário da M.A.N.
Foto: acervo do pesquisador ferroviário Nicholas Burman, disponibilizada no site Tramway do Guarujá


Rara foto da locomotiva elétrica nº 1 da Siemens 
Foto enviada pelo pesquisador Antônio Gorni em 5/2/2002 para o Grupo EFBrasil, com informação de ter sido recebida de Octavio Bertacin, neto do engenheiro Ettore Bertacin, que dirigiu a construção dessa linha férrea. A imagem foi disponibilizada no site Tramway Guarujá


A mesma locomotiva nº 1, após ser adquirida pela Estrada de Ferro Campos do Jordão (EFCJ), com outra pintura e acréscimo de um farol
Foto de Guido Motta no acervo da Revista Ferroviária, enviada por Antônio Gorni em 14/5/2002 ao Grupo EFBrasil e disponibilizada no site Tramway Guarujá


A locomotiva nº 1, em Campos do Jordão, em foto possivelmente do início dos anos 1970 
Foto enviada por Antônio Gorni ao Grupo EFBrasil, informando ter sido publicada como Foto do Mês da Revista Ferroviária de junho de 1989. A imagem foi disponibilizada no site Tramway Guarujá


A locomotiva nº 1, em Campos do Jordão, em 2002/03, após ser retirada do serviço regular da ferrovia e alocada ao Teleférico operado pela mesma EFCJ, já descaracterizada, sem pantógrafo e numeração, embora ainda mantendo as placas do fabricante, e funcionando como cabine de força 
Foto de Marcello Tálamo, disponibilizada no site Tramway Guarujá

Maria Fumaça - A locomotiva a vapor (número 2) usada na ferrovia de Guarujá, nos anos 1950:


A locomotiva a vapor (nº 2), na década de 1950, pouco antes da desativação do sistma. Na imagem aparece David Ruas (terceiro da esquerda para a direita), irmão da avó de Paulo G. Monteiro
Foto enviada por Paulo Gonzalez Monteiro ao site Tramway Guarujá

A famosa locomotiva Maria Fumaça ganhou honrosa aposentadoria, após 63 anos de atividades: conforme noticiava o jornal santista A Tribuna em 17/5/1959, seria inaugurada então a tenda onde ela ficaria exposta à visitação pública. O pavilhão está situado na Av. Leomil, esquina com Av. Puglisi, no Centro do Guarujá:


A Maria Fumaça, no pavilhão em que permanece exposta, em março de 2002
Foto: Agência Metropolitana da Baixada Santista (AGEM)/Unimonte

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