Imagem: reprodução da capa do álbum fotográfico de 1939 (Acervo FAMS)
ÁLBUM COMEMORATIVO DO PRIMEIRO CENTENÁRIO DA CIDADE DE SANTOS
1839 - 1939
A História de Santos e o desenvolvimento da Cidade constituem motivo de justo orgulho para os Brasileiros. Desde Paschoal Fernandes, Domingos Pires e Braz Cubas, aqueles os primeiros povoadores, este o consagrado fundador, pode a Cidade de Santos apresentar, na sucessão dos fatos, a começar com a Santa Casa, que nasceu com o Povoado, até as grandiosas realizações dos dias presentes, um corolário que vale como paradigma de bondade e de trabalho.
Elevada há cem anos à categoria de Cidade, em homenagem a José Bonifácio, seu grande filho, oferece ao fim desse período a maravilha de um surto de progresso que surpreende e encanta os estudiosos.
Desejando prestar-lhe uma homenagem, singela mas sincera, nas comemorações do seu Primeiro Centenário, organizei este álbum fotográfico, que ofereço ao seu digno e ilustre Prefeito Dr. Cyro Carneiro, às Empresas de Serviços Públicos, às Associações de Assistência Culturais, Esportivas, e ao Comércio, bem como ao Povo em geral.
Estão aí, em confronto, aspectos do presente, que fotografei, e aspectos do passado que me foram fornecidos pelos Herdeiros de Marques Pereira, o conhecido artista da fotografia, dedicado amigo desta Terra.
Em meu trabalho tive e agradeço a colaboração e o estímulo do Instituto Histórico e Geográfico de Santos.
SANTOS - JANEIRO DE 1939
Av. Ana Costa, 556
Assinatura manuscrita de Sophia Pretzel Waldhein, junto à data, na folha de frontispício (acervo FAMS)
Frontispício do Álbum do Centenário (acervo FAMS)
|