Clique aqui para voltar à página inicialhttp://www.novomilenio.inf.br/santos/poli1939.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 06/30/07 19:45:34
Clique na imagem para voltar à página principal
HISTÓRIAS E LENDAS DE SANTOS - OS DIRIGENTES
Cyro de Athayde Carneiro

De 14/7/1938 a 1/7/1941 

Prefeito quando a Cidade comemorava o primeiro centenário de elevação a Município, em 1939, Cyro de Athayde Carneiro teve um resumo biográfico incluído, pelo falecido jornalista Olao Rodrigues, na publicação Veja Santos! (2ª edição, 1975, Santos/SP):


Cyro de Athayde Carneiro
Foto: edição comemorativa do 1º  Centenário da Cidade de Santos, jornal A Tribuna, 26/1/1939

Decreto nº 3.880, de 31 de maio de 1971, do interventor federal, general Clóvis Bandeira Brasil, deu denominação à Rua Aprovada nº 742.

Quando do passamento do dr. Ciro de Ataide Carneiro, foi tomado luto por 3 dias em homenagem à sua memória, segundo o decreto nº 3719, de 29 de setembro de 1969, baixado pelo interventor federal, general Clóvis Bandeira Brasil.

Justificando aquele ato legal, o interventor federal no Município considerou que o dr. Ciro de Ataíde Carneiro foi diretor de Serviços Jurídicos da Prefeitura de Santos e exerceu o cargo de prefeito no período de 14 de julho de 1938 a 7 de junho de 1941.

Em sua gestão foi procedida a reorganização administrativa de todos os serviços municipais e instituído o critério de concurso rigoroso para provimento de cargos; no setor de obras públicas, concluiu o Paço Municipal, por ele mesmo inaugurado a 26 de janeiro de 1939, como solenidade alteada das comemorações do centenário da elevação de Santos à categoria de Cidade; reformou os jardins da Praça Visconde de Mauá e Praça José Bonifácio; ajardinou setores das praias; construiu 20.674 metros quadrados de ruas transversais às avenidas Conselheiro Nébias, Washington Luís, Ana Costa e Bernardino de Campos, assim como procedeu ao alargamento das avenidas Rangel Pestana e São Francisco.

Professor de Direito Civil na Faculdade Católica de Direito de Santos e provedor da Santa Casa da Misericórdia, quando lhe incumbiu restaurar financeiramente a situação da Irmandade, sem embargo do programa de reformas do equipamento do tradicional hospital, o dr. Ciro de Ataíde Carneiro foi cidadão dotado de caráter nobre e altos predicados morais e cívicos, tendo prestado, enfim, os mais salientes serviços à terra natal.


Cyro de Athayde Carneiro
Imagem: bico-de-pena de Ulisses Veneziano, publicado com o texto


O procurador judicial da Prefeitura Municipal e ex-prefeito Cyro de Athayde Carneiro, em 1944
Foto: revista Flama, de junho de 1944, em nota pelo seu aniversário, ocorrido a 6 de junho


Cyro de Athayde Carneiro
Foto: jornal santista A Tribuna de 13 de abril de 1969
(exemplar no acervo de António Mendes, de Praia Grande/SP)