Imagem: reprodução parcial da página 20 de A Tribuna de 7/2/1939
A festa veneziana realizada domingo à noite
Efetuou-se domingo, à noite, como estava marcado, a festa veneziana, incluída entre os festejos comemorativos do primeiro centenário da elevação da vila de Santos à categoria de cidade.
Para o êxito da festa concorreu, certamente, a bela noite de luar que fez domingo, atraindo ao Gonzaga incalculável multidão. Os grandes hotéis da Avenida Ana Costa e da Avenida Presidente Wilson se apresentavam profusamente iluminados, concorrendo notavelmente para tornar festivo o aspecto que oferecia o local.
O interesse popular foi grandemente compensado pelo trabalho pirotécnico, invulgar, pois todo o programa de fogos de artifício esteve verdadeiramente admirável. A realização decorativa do programa foi integralmente obtida nas diversas peças queimadas. E foi assim que se sucederam , para o prazer visual da multidão, desde a peça ilustrada com as armas da República até a brilhante apoteose da chamada "caixa infernal".
Por outro lado, houve ainda a assinalar a irrepreensível segurança com que decorreu o certame pirotécnico de domingo, de que damos dois aspectos nos clichês que ilustram esta nota, vendo-se no de cima o povo aglomerado no Gonzaga à espera da queima de fogos, e em baixo um dos belos espetáculos luminosos da noite veneziana.
Fotos publicadas na página 20 de A Tribuna de 7/2/1939
|